Saiba como o professor deve motivar os pais dos alunos

Como o professor deve motivar os pais dos alunos? Sobretudo é uma questão que precisa de uma certa urgência a ser respondida. É importante para o desenvolvimento das crianças e jovens que os pais participem da sua rotina de estudos e de sua formação acadêmica em si, mas infelizmente não são todos os pais que compreendem o grau de importância da sua participação.

Para alguns gestores de escolas ou psicólogos o rendimento de um aluno pode decair por diferentes motivos, mas a não participação dos pais em sua vida acadêmica está entre os principais podendo afetá-los não só nas notas de provas e atividades da escola como também na formação de sua autoestima, autoconfiança e entre outros.

Como o professor deve motivar os pais dos alunos? Tome nota em 5 passos

Diante dessas situações o professor deve motivar os pais dos alunos a participarem da vida de seus filhos não apenas em relação aos estudos da escola, mas em outras atividades que influenciam diretamente na sua aprendizagem e formação. Confira algumas dicas sobre como o professor deve motivar os pais dos alunos.

Motive os seus profissionais com uma palestra!

1. Organize eventos escolares com participação da família.

Uma dica em relação sobre como o professor deve motivar os pais dos alunos é unir-se aos gestores da escola na organização de eventos que estimulem a participação dos pais. Por exemplo, um encontro de famílias com piquenique é a chance perfeita para trazer os pais ao ambiente escolar e fazê-los participar da vida escolar dos filhos.

2. Incentive lições de casa que exijam participação da família.

O professor deve motivar os pais dos alunos com as ferramentas que possui em mãos como no caso da lição de casa. Ao invés de enviar lições isoladas elabore atividades que exigem a participação dos pais, como por exemplo, o clube da leitura, uma entrevista sobre profissões dos pais ou até mesmo lições mais complexas.

Professores e atitudes criativas, ler este artigo pode lhe ajudar a desenvolver melhor as múltiplas inteligencias dos seus alunos. E de quebra exigir de modo claro a participação da família no processo educacional da criança.

3. Faça reuniões periódicas em horários confortáveis aos pais.

A maioria dos pais não participam das reuniões escolares de seus filhos por conta dos horários em que são realizadas. Nesse caso, o professor deve motivar os pais dos alunos a participarem das reuniões ao organizá-las em horários “reais” em que não seja necessário faltar em seu trabalho ou algo do tipo, como após o horário comercial.

Quem leu este artigo, leu também:

4. Escreva recados na agenda ou caderno e exija o visto dos pais.

Outro exemplo sobre como o professor deve motivar os pais dos alunos é a partir de recados em agendas ou cadernos exigindo o visto dos pais. Escreva recados que falem sobre como foi a aula e como o aprendizado pode continuar em casa. Dessa forma é possível informá-los sobre as aulas e ainda estimular ações de participação.

5. Como o professor deve motivar os pais dos alunos? Realizar festas ou eventos para comemorar datas especiais.

É importante que a escola mantenha comemorações como dia dos pais, dia das mães, festa junina e afins para que consiga aproximar os pais do ambiente escolar, porém os eventos devem acontecer aos finais de semana para que a participação aconteça. Além disso, pode pedir sugestões dos pais sobre eventos futuros da escola.

O professor deve motivar os pais dos alunos a participarem da sua vida escolar por diferentes motivos dentre eles o melhor aproveitamento do aluno durante o ano letivo, pois de fato quanto os pais se preocupam e acompanham a sua formação é natural que os filhos desempenhem mais na intenção de superar as suas expectativas.

5 atividades para estimular a criatividade na escola

Um dos meios mais eficazes de motivar a sala de aula é saindo da rotina e propondo o novo aos alunos. Então de bônus vamos dar 5 atividades para estimular a criatividade na escola.

A criatividade é uma habilidade que no mundo dos negócios pode levar o profissional ao sucesso e é por isso que ela precisa ser estimulada desde cedo como na escola.

Segundo especialistas em carreiras e consultoria de seguros, essa habilidade é desenvolvida através de estímulos diários, que por sinal, estão ao alcance de todos.

Claro que existem pessoas criativas que nascem com a habilidade de criar e fugir do comum, mas na sua grande maioria é possível desenvolvê-la através de atividades simples do dia a dia.

Nesse caso, é importante considerar algumas atividades para estimular a criatividade na escola sendo esse local o responsável por estimular, motivar e transformar os pensamentos e atitudes das crianças e jovens em busca de bons resultados. Procurar entende-los é chave fale dos assuntos preferidos dos jovens e lhes atraia a atenção.

  1. Aula de educação artística, torne-as em um momento de expressão

As aulas de educação artísticas precisam ser interessantes e estimulantes ao aluno. É claro que a teoria é importante em alguns momentos, mas entenda que essa aula precisa estimular a liberdade de expressão dos alunos deixando-os livres para criar. Através dessa aula a criança ou jovem poderá estimular a sua criatividade.

  1. Brincadeiras, não guie e deixe as crianças livres para criar

Entre as atividades para estimular a criatividade na escola as brincadeiras acabam se sobressaindo, pois é nesse momento que as crianças colocam novas ideias em prática. Não interfira na brincadeira, apenas compartilhe as regras e deixe-as livres para aprimorá-las como acreditam ser o melhor. Encoraje-os a buscar o diferente.

  1. Continuação da história, faça o aluno criar o fim que considera ideal

A criação ou continuação de histórias também é uma das atividades para estimular a criatividade na escola. Essa atividade tem como objetivo fazer o aluno sair da zona de conforto e unir a realidade com a imaginação. Faça o aluno pensar no final que considera ideal para a história e compartilhar com os seus amigos da sala.

  1. Criar desenhos através de recortes, faça eles fugirem do comum

Recorte algumas formas geométricas e faça os alunos montarem desenhos a partir delas. Essa é uma das atividades para estimular a criatividade na escola que literalmente garante que o aluno fuja do comum. Explique a eles que não existe certo ou errado, apenas a sua imaginação sendo materializada.

  1. Momento reciclagem, isso estimula a criatividade e garante o aproveitamento

Entre as atividades para estimular a criatividade na escola a reciclagem é uma das mais importantes, pois além de garantir o desperdício e melhorar o aproveitamento de alguns itens ela também permite que os alunos criem objetos diferentes da forma que acreditam ser interessante. Faça isso regularmente para estimular a criatividade.

As atividades para estimular a criatividade na escola são opções que visam entreter e estimular os alunos a saírem da zona de conforto e ficarem livres para criar. Quanto mais realizá-las na escola, maiores as chances dos alunos aumentarem a criatividade.

Conheça outros exemplos sobre como o professor deve motivar os pais dos alunos a partir de palestra para professores e palestra motivacional para professores. Saiba mais detalhes sobre o nosso trabalho com palestras motivacionais e dúvidas sobre nossos serviços, entre em contato, e-mail [email protected]