Saiba como criar um nome para chamar a atenção do cliente!

Como criar um nome que chame atenção? Criar um nome de uma loja que chame atenção, é uma tarefa simples, mas requer atenção e dedicação há alguns pontos como, a criação de uma lista de nomes, entendimento da persona ou público-alvo, análise de concorrência, criatividade, nome curto, e verificação de registros em órgãos como INPI e Registro.br.

Sobretudo, o nome deve funcionar como um cartão de visita aos consumidores em potencial. É através do nome que os clientes identificam a sua marca e se conectam a experiência proposta por seus produtos e serviços. Um nome atraente também é uma forma de diferenciá-lo da concorrência, identificar seus produtos ou serviços.

Como criar nome de empresa? Ou Como dar nome a uma clínica? Bem, vamos ajudá-lo a encontrar algumas ideias e sugestões de nomes que chamam atenção no Instagram e quem sabe tornar a sua marca conhecida. Vamos lá?

Processo de criação de nome para empresa

Como escolher o nome da sua loja virtual? Antes de mais nada, a criação de nomes para loja virtual ou física segue processos, há no mercado empresas de Naming, que são plataformas especializadas na criação de nomes para lojas virtuais que chamam atenção e empresas físicas.

A princípio, este processo aplicado na criação de nomes para lojas de variedades, loja de roupas, bijuterias, maquiagem e qualquer outro segmento.

Á primeira vista, o que vamos fazer aqui é simplificar esse processo para que você mesmo encontre o que nós chamamos de “Gold Name” (nome de ouro) para a sua empresa.

Como criar um nome que chame atenção?
Infográfico Processo de criação de nome para empresa

Simplifique o nome

Como dar nome a uma clínica? Por exemplo, primeiramente um nome que chama atenção não necessariamente precisa ser difícil, por isso a melhor estratégia é simplificar. Quando você simplifica criando nomes curtos e de fácil memorização, fica muito mais fácil se conectar com os consumidores e clientes em potencial. 

Um erro comum, cometido por muitos empreendedores na hora de escolher o nome da sua empresa é que, pensam, por exemplo, que um nome inglês, francês ou ou russo difíceis de escrever e até mesmo de pronunciar representarão bem a sua marca.

Isto não é verdade, é um mito que precisa ser quebrado, e não cometido caso realmente você queira encontrar o nome do sucesso. Por isso, simplifique!

Sugestão de leitura:

Análise a concorrência

Os seus concorrentes são uma fonte de inspiração, dados sobre comportamento do cliente, e estratégias de marketing que já estão funcionando. ao invés de Temer os seus concorrentes, estude cada detalhe do negócio, tipo de nomes, tipo de comunicação usada nas redes sociais, comunicação aplicada aos produtos, estratégias dentro do PDV e outros. 

Faça uma lista de nomes dos seus concorrentes e entenda a estratégia que usaram na criação do nome, e faça o mesmo para você. Procure empresas que estão consolidadas, já possui um certo sucesso no seu mercado, e tenha como referência o modelo de negócios, pois em time que está ganhando não se mexe. É preciso ter humildade e usar a criatividade para entender que nem tudo se cria, mas pode ser melhorado.

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Público-alvo

Há uma regra de ouro no processo da escolha de um nome que atraia a atenção do consumidor. E a regra é entender o seu público-alvo. Não escolha um nome baseado apenas no seu gosto, ou na opinião de pessoas próximas a você.

Da mesma forma, escolha um nome que seja baseado na exata compreensão das necessidades do seu público-alvo. O cumprimento dessa regra faz com que você atenda o desejo de quem vai consumir, é muito comum grandes empresas contratarem pesquisas referente à escolha do nome. 

Por isso é essencial que você compreenda que o nome é a ferramenta mais poderosa de conexão com quem vai consumir. Nesta parte do processo da criação do nome requer um pouco de feeling, mas o segredo está em focar em ideais de nomes que conecta facilmente com o público-alvo.

Criatividade

Sob o mesmo ponto de vista, criatividade não é necessariamente inventar algo novo, mas trabalhar em cima de molduras que já existem, então busque referências no Pinterest, Instagram e outras redes a fim de que você potencialize a criatividade na criação do nome. 

A internet é uma ferramenta poderosa para a criação de nomes criativos para lojas de roupas, por exemplo. A rede pode te ajudar a encontrar o nome ideal, explorando vídeos, concorrentes, livros e revistas. Esta é uma forma inteligente, simples e de baixo custo, para ter insights e ideias.

Faça uma lista de nomes

Uma outra dica fundamental é você fazer uma lista com todos os nomes de lojas de roupas, não importa o tipo de nome, liste todos em um caderno ou um bloco de notas online.

Misturar palavras é também uma forma eficaz de criar nomes, você também pode usar seu sobrenome ou escolher palavras diferentes. Faça junções do segmento e do nome, isso abre novas possibilidades de nomes, por exemplo, imagine que seu segmento é de Moda.

Seu nome + Segmento= Carlos Moda

Segmento + Adjetivo= Moda Elegante

É importante fazer anotações dos nomes, pois posteriormente você pode fazer combinações, ter mais insights, e não esquecer nomes interessantes que você já tenha pensado. Em comunicação essa estratégia, denominamos de branding, apesar de ser um conjunto de ações, é um processo base na criação de marca.

Nomes curtos

Evite nomes muito longos, eles são difíceis de memorizar e dificultam a conexão imediata que a marca deve ter com os consumidores. caso não tenha como fugir e o nome da sua empresa é muito longo, uma ótima solução é fazer uso das siglas. A siglas são opções de nomes sofisticadas e fáceis de pronunciar e memorizar, veja alguns exemplos de marcas que são siglas:

  • IBM: International business machines
  • LG: Lucky goldstar
  • FIAT: Fabbrica Italiana automobili torino
  • NASA: National aeronautics and space administration
  • IKEA: Ingvar kamprad elmtaryd agunnaryd
  • BMW: Bayerische motoren werke

Registro INPI e Registro.br

Assim também, depois de descobrir e escolher o nome, é preciso agora fazer verificações para saber se esse nome já não está registrado. Caso o nome seja para uso em uma loja virtual, você precisa registrar o domínio. Acesse o site Registro.br e faça uma busca pelo nomedasusempresa.com.br.

O mesmo processo deve ser realizado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para isso acesse o site, e faça uma busca para saber se o nome está livre para registros.

Conclusão, esperamos ter ajudado na compreensão do processo de como criar um nome que chame atenção. Em nosso site você encontra uma mais de 100 nomes para lojas, são uma série de listas de nomes exclusivos para você escolher, baixe lista gratuitamente.