Motivos para manter um casamento feliz e duradouro

    Quais os motivos para manter um casamento? Se esta pergunta lhe trouxe até aqui é porque você se preocupa com seu matrimonio ou está enfrentando crises no casamento.

    salvar-casamento

    Se você se encaixa em um destes dois grupos este artigo pode lhe ajudar a entender que todo casamento tem crise.

    Não importa se esta enfrentando a crise no casamento, 3, 5 ou a 20 anos e muitos são os motivos para manter um casamento.

    A união matrimonial é um desafio diário, mas não há nada mais prejudicial do que a falta de informação, mas neste artigo vamos lhe dar ferramentas certas.

    Lista de motivos para manter um casamento

    Abaixo lista com as bases para um casamento feliz, estes são os principais motivos para manter seu casamento, é claro que a lista pode ser incrementada por você.

    Para tornar a leitura mais agradável, ao final de cada motivo colocaremos uma tarefa prática para que você faça, vamos aos principais motivos?

    1. Temos uma história juntos

    Encontrar razões para manter um casamento é buscar ter um olhar especial para colher lembranças, e este é um exercício que em nossa cultura é sinônimo de retrocesso e saudosismo.

    Mas faça este exercício, lembra do primeiro olhar? Lembra da primeira vez que se beijaram? Lembram-se da primeira vez que pegaram nas mãos um do outro? Consegue ver o sorriso de alegria?

    salvar-casamento

    Recordar é viver momentos bons e ruins, pois cada momento conta uma história, e os detalhes do passado, presente estão a dizer que temos uma história.

    Por isso lembre-se do porque começou, busque na mente razões dentro da história de ambos, pois todo relacionamento está escrito na história e gravada em nossos corações.

    E as lembranças são uma fonte rica para encontrar motivos para manter o casamento e o equilíbrio em algum momento perdido.

    Para tornar prático o resgate da história do seu casamento, você pode fazer duas dinâmicas:

    Álbum de fotos: Escolha as melhores fotos, dos melhores momentos e faça um álbum organizando os sorrisos e alegrias propostos pelo tempo.

    De presente o álbum ao seu cônjuge sem ser uma data especial e veja o impacto que isso pode causar na manutenção do seu casamento.

    salvar-casamento

    2. Refaça os votos matrimoniais

    Quando nos casamos assumimos um compromisso de fidelidade e amor eterno, e diante da comunidade fizemos juras de ficarmos até o fim.

    “Na saúde e na doença até que a morte os separe”.

    O que aconteceu que não conseguimos manter o casamento feliz? O exercício da lembrança ajudará muito nesta resposta, pois em algum momento o compromisso se perdeu e foi deixado de lado.

    As primeiras atenções foram abandonadas e esquecemos do que prometemos, e do compromisso que assumimos com nosso par.

    Brincar com corações não é um crime de pequena magnitude, o que falamos tem peso e pode reverberar por todo uma vida, tanto para o bem como para o mal.

    O que prometeu, cumpra, se deu a sua palavra a sua esposa ou ao seu esposo não se esqueça ela representa o seu caráter.

    É hora de parar pegar a fita de VHS, ou o DVD e assistir o vídeo do que prometeram um ao outro e refazer os votos matrimoniais.

    Votos matrimoniais: Existem comunidades que fazem diante de um juiz, padre, pastor ou rabino a renovação dos votos.

    Procure uma dessas comunidades e peça para que lhe ajude e refazer os votos, mas se não se sentir a vontade a sala da sua casa ou o seu quarto pode escrever e olhando um nos olhos do outro declarar os votos de amor.

    3. Diálogo

    Em nossas palestras para casais notamos que há casa em que todos gritam ninguém tem razão, e a falta de diálogo está entre os principais motivos de problemas no relacionamento.

    Escolha, quer ter razão ou ser feliz? A resposta correta é os dois, fazer o que é certo é a melhor opção e se tiver razão melhor ainda.

    Só que esta dinâmica não funciona no casamento, às vezes vamos ter que abrir mão para que a felicidade seja potencializada em outro setor.

    Um dos dois precisa colocar fim nesta batalha por estar sempre certo, isso é sinônimo de imaturidade e tem a ver com a nossa educação infantil.

    Muitos até iniciam diálogo, mas acabam discutindo por falta de maturidade, ou em alguns casos fingem que está tudo bem e que não há nada errado.

    Cesse as críticas, entendo que há ajustes a serem feitos, mas toda crítica que não trás com ela uma solução, só serve para uma coisa, pior a situação.

    Fala que eu te escuto: Sente-se de frente um para o outro e se olhem por 5 minutos sem falar nada, até as suas objeções negativas cessarem.

    Se 5 minutos não foram o suficiente aumente o tempo, a ideia é fazer você desistir do trono do ESTOU CERTO E NÃO ABRO MÃO.

    Quando a imaturidade for embora e o real desejo de ouvir e entender o outro surgir na mente abra espaço para dialogar. Ou melhor, para ouvir com o coração ea mente o seu cônjuge e juntos encontrarem soluções para os problemas.

    Motivos para manter um casamento diálogo

    Indicação de leitura, artigos similares:

    4. Busque qualidades no outro

    Os casais comumente ignoram as qualidades inerentes de ambos, cria-se uma disputa competitiva para um sobrepor o outro.

    E esse comportamento é nocivo e prejudicial ao casal, e a falta de diálogo, tempo de qualidade, intimidade faz com que os defeitos sejam ressaltados.

    O que é defeito? Muitos falam mas não sabem em exatidão o que é, então olha o que o dicionário diz: substantivo masculino, deformidade, imperfeição física ou incorreção, imperfeição, falha.

    Pare de apontar os defeitos e comece a falar sobre as qualidades, não é possível que o seu par não tenha nada de bom.

    A leitura de livros de psicologia são uma fonte poderosa de entendimento do seu cônjuge, este estudo amplia o conhecimento das qualidades do seu par.

    Qualidades do meu cônjuge: Faça uma lista por escrito com as 10 principais qualidades do seu cônjuge e diga diariamente a ele.

    5. Perdoe

    Um das principais razões e âncoras para manter o casamento é o perdão, isso porque o casamento pode abrigar muitas coisas ruins e estes desalinhos devem ser restringidos da vida.

    O casamento é um cenário que peças de horror podem ocorrer, mas a maioria é de momentos especiais de de alegria.

    Fato é que vamos enfrentar problemas, e poderemos nos esconder atrás deles com a frase “incompatibilidade de gênios”, ou assumimos nossos erros e aprendemos perdoar.

    A ideia não é usar o casamento como uma forma de abrigar um mundo violência, de forma alguma, quando chegamos a este ponto é preciso rever e decidir definitivamente o que fazer.

    “A ausência de perdão é o veneno que você toma esperando que o outro morra”.

    Perdoe: O perdão existe não para apenas beneficiar que ofendeu, mas é uma forma de aliviar que foi vítima. Um exercício que pode te ajudar é escrever uma carta para quem te ofendeu, fale dos seus sentimentos e como se sente entregue ao seu cônjuge e liberte-se.

    6. Sonhos

    Viajar, experimentar, viver momentos únicos, alcançar lugares comuns e incomuns é o que alimenta o desejo de querer estar juntos.

    No inicio estas são as razões que nos unem, mas toda problemática mal entendida e resolvida do casamento afasta os casais, por isso volte a sonhar.

    E o sonho não é apenas de ter coisas ou lugares,  mas trata-se de se sentir-se realizado um no outro, ser alguém especial um para outro.

    Sonhos já: Liste coisa que gostariam de fazer juntos, desejos e sonhos esquecidos devem entrar na lista. Como voltar a ser feliz no casamento? Volte a sonhar juntos.

    7. Sexo e intimidade

    Sexo é uma das maiores provas de intimidade, saúde e felicidade de um casal maduro, mas dados apontam que a vida agitada dos tempos modernos está acabando com este prazer.

    Muitos são os fatores, tempo excessivo dedicado aos dispositivos móveis e internet, apatia sexual, traumas, excesso de trabalho e idade biológica estão entre os motivos.

    Essa redução e suas várias implicações devem ser explicados com base nas mudanças tecnológicas, demográficas e sociais de um país.

    Pesquisa publicada no British Medical Journal, apontam que a frequência do sexo diminuiu recentemente, em especial entre os grupos que estão no início da meia-idade e os que são casados ​​ou coabitados.

    Mas é preciso analisar o sexo de um ponto de vista mais científico e saudável, aspecto na maioria das vezes deixado de lado.

    No caso de transtornos é preciso buscar ajuda profissional, há muita falta de informação e preconceitos que atrapalham a relação.

    Intimidade ao ápice: A rotina sexual do casal tráz benefícios diversos e é um dos motivos para se manter um casamento, não perca estes benefícios.

    8. O toque

    Sentir-se tocado é tocar é algo tão íntimo e especial que parece intrínseco a todo ser humano, um casal que não se toca certamente não é feliz.

    Um beijo, uma massagem, um abraço, cura, alivia e traz a sensação de prazer no corporal, mental e espiritual, e se existe um motivo que pode manter um casamento é o toque.

    Pesquisas recentes revelam que o poder do toque pode aliviar o estresse, dor, cansaço, tratar e curar doenças e diminuir a violência.

    Um toque especial: Sente frente a frente, olhe profundo nos olhos um do outro, de preferência a sós, e toque o rosto, acaricie os ombros, os braços, beijem-se e continuem com um abraço longo, quieto e demorado.

    Certamente o toque é um dos motivos para manter um casamento, feliz, jovem e maduro, toquem-se.

    Casal se abraçando

    9. Busque a felicidade do outro

    É muito comum ouvir, quando casar serei feliz. Entendo que a visão rasa se deve a um aspecto limitado do que é casamento, em especial em nossa cultura.

    Dica, se você não é feliz em você, você nunca será feliz em lugar algum.

    O conceito é simples, quando você é feliz em suas emoções, a única coisa que lhe resta é fazer o outro feliz.

    Pense e aja para ver o sorriso no olhar do ser par, projete cada detalhe pensando apenas em sua satisfação própria, mas encontre modos de satisfazer quem você ama.

    Faça seu par feliz, como? Pergunte a sua esposa, esposo, namorado ou namorada, o que te faz feliz? E realize, simples assim, desenvolva o amor altruísta pense no outro e assim um muro é criado para proteger o relacionamento.

    10. Vivam novas experiências 

    Um dos motivos que ligam casais por toda vida são os momentos, associados a experiências que suprem as emoções e satisfação que falou Abraham Maslow.

    Realizações é o topo de pirâmide, humanos que não realizam não são satisfeitos em si, às vezes há muito sonho sem disciplina. Há muitas frases motivacionais que gosto e uma delas é “Sonhos sem disciplina é sinônimo de fracasso”.

    One day a dois: Programe um dia de experiências a dois, liste os desejos e proporcionem experiências únicas e pessoais um ao outro.

    Essas experiências são como elos de uma corrente que dificilmente se quebrar e certamente um dos motivos para manter um casamento.

    11. Amizade

    Amigos são presentes especiais da vida, com eles podemos contar nas horas de dificuldades, revelar segredos, sorrir e chorar juntos.

    A amizade entre casais é uma das razões e motivos para manter um casamento feliz e forte para enfrentar os desafios. Existem pesquisas que afirmam que casar-se com melhor amigo é o segredo da felicidade.

    “Os casais bonitos são aqueles que acima de namorados, são amigos. Brincam, brigam, tiram sarro um do outro, se mordem, beliscam, mas se amam de um jeito que nenhuma pessoa do mundo consegue duvidar. Amor não é só beijos e amassos, amor é cuidado, amor é carinho, amor também é amizade”. Pedro Bial

    Segredos de amigos: Confidencie um segredo a pessoa amada, conte uma piada, riam juntos e isso fortalecerá para as horas difíceis. Sejam amigos!

    12. Filhos

    Esse motivo é para você que tem filhos, eles são a razão de nosso viver, tudo o que fazemos é por eles, mas nunca esqueçam filhos não são a razão do amor do casal e sim o fruto desse amor.

    É preciso atenção a prole, mas atenção as necessidades dos casal deve ser prioridade, pois toda família depende de ambos estarem bem.

    O cuidado da casa e dos filhos é potencializado quando ambos se amam e se cuidam de maneira integral, mas os filhos são um dos motivos para manter um casamento.

    Conclusão: Comprometimento, seriedade, responsabilidade e principalmente cumpra o voto que fizeram um ao outro, e para não esquecer anote os 12 motivos para manter um casamento.

    1. Temos uma história juntos
    2. Refaça os votos matrimoniais
    3. Diálogo
    4. Busque qualidades no outro
    5. Perdoe
    6. Sonho
    7. Sexo e intimidade
    8. O toque
    9. Busque a felicidade do outro
    10. Vivam novas experiências
    11. Amizade
    12. Filhos

    Gostou do artigo, contrate uma palestra para casais, com o palestrante Wesley Alves, fale agora conosco, e abra novos horizontes para o seu casamento.

    Se quiser imprimir o artigo e ler com seu cônjuge será melhor se não não for possível, considere os Motivos para manter um casamento e busque ser feliz!