Os gestores de empresas têm uma grande tarefa! Eles são responsáveis pelo alto índice de produtividade e manter a organização dos processos e também do clima organizacional. É, explicamos que é não é pouca coisa. Mas não se preocupe.

    Neste conteúdo, você saberá como melhorar a sua performance não só em relação a execução do trabalho. Vamos abordar aqui alguns aspectos sobre liderança que são fáceis e trazem bons resultados na sua equipe. Vamos começar? Pegue aquele cafezinho esperto e partiu ampliar os conhecimentos!

    Como gestores podem melhorar a performance da empresa?

    O primeiro foco aqui será o seu papel. Os gestores podem ser considerados como líderes de equipes ou até mesmo de uma empresa toda. Entre as funções, estão:

    • Organização e distribuição das tarefas realizadas pelo time;
    • Contratação e demissão;
    • Contratação de um sistema ERP
    • Omnichannel;
    • Acompanhamento de desempenho por equipes e também individual;
    • Implementação de novas tecnologias;
    • Produzir e analisar relatórios de desempenho.

    Pode ser que alguma atividade que você exerça na gestão não apareça por aqui. E isso faz total sentido e de forma positiva. Toda empresa tem características próprias e está em fases diferentes. Sem contar com atuação em diversos segmentos.

    E cabe ao gestor e gestora não só programar, mas desenvolver e até testar (por que não?), qual a melhor rotina para um bom dia de trabalho, com foco em alta performance e produtividade. Vamos para um exercício?

    • Quais gestores que você admira?
    • Quais características você mais admira neles e por quê?
    • .. você já se esforçou para adotá-las?

    Não é copiá-las, ok? Cada gestor tem sua personalidade e como já escrito, cada empresa também. Mas existe a adaptação de características que podem ser aplicadas na sua empresa. E de quebra, ter bons resultados. Topa a experiência? Pense nisso!

    Seja exemplo nas suas tarefas!

    O que é excelência operacional? Excelência operacional é mais que um conceito trata-se de uma cultura de alto nível de performance e eficiência nos processos e operações de sua companhia, empresa ou organização. 

    Não ter como cobrar da equipe que todos os processos sejam bem executados se os que estão como sua responsabilidade não são cumpridos à risca. E não é apenas em relação a prazos. É questão de qualidade!

    Os gestores podem elevar o padrão de performance, a partir do momento que a qualidade está acima de tudo. Pode levar tempo para que alguns profissionais consigam produzir os processos implementados na rotina, ainda mais a partir da mudança de foco na alta qualidade.

    Dê algum tempo para adaptação. As habilidades podem ser adquiridas e treinadas por você (sim, mais uma atividade para sua lista). Uma dica é explicar como que as suas próprias ações e processos são realizados. Os seus métodos, forma de organização, mensuração, caso estejam dentro do escopo. Além de mostrar que é possível, os colaboradores poderão seguir os seus passos.

    E para isso é preciso estar e se mostrar disponível. Conheça sua equipe e cada pessoa que compõe sua equipe. Viu que tem alguém com dificuldade? Marque um horário para entender a dúvida e cheguem a uma solução juntos. Trabalho em equipe e participativo  é fundamental.

    Estude os erros e os acertos (seus e da sua equipe)!

    Não só os erros devem ser estudados. Os acertos também. Eles que são a base da sucesso da performance da empresa. Então, se há alguma ou algum colaborador que está se sobressaindo, estude o método dessa pessoa. Converse e verifique se ela pode compartilhar a rotina, forma de atuação com os demais.

    E não esqueça de ressaltar em público como o trabalho dessa ou desse profissional está contribuindo para que a empresa cresça e aumente a produtividade. Já sobre os erros, nem precisamos citar que assim que identificados, precisam ser eliminados. Eles podem ser os responsáveis pela baixa performance de toda a empresa. E quando indicamos a análise de relatórios, é  sobre para esse tipo de detecção que queremos citar.

    Mulher olhando no espelho

    Nunca pare de estudar!

    Não é porque você saiu da escola ou já terminou a graduação que nunca mais vai pegar um livro na vida (ou um e-book, caso prefira esse formato). Como estamos na era digital, tudo muda muito rápido. E ficar para trás não é difícil.

    A cada novo dia, novas projeções econômicas, tratados entre países que podem afetar seu negócio, novas estratégias de organização são lançadas e testadas diariamente.

     A nossa sugestão não é que você devore um livro a cada semana. Afinal, o que importa é o impacto que esse conteúdo trará na vida e a diferença que fará para sua função. Comece aos poucos. Incluindo essa atividade na sua rotina aos poucos, principalmente se você não tem o hábito de leitura.

    Dessa forma, fica mais fácil. Sabe a sua agenda? Então, coloque 10 páginas por dia. E mais que conhecimento, a leitura melhora o vocabulário, inserindo novas palavras na sua vida. E a dica de leitura não é só de livros. Escolha um portal de notícias e comece o dia acessando ele.

    Vá para as editorias que tem mais interesse: economia? Finanças? Esportes também, por que não? O que importa é nunca parar! Existem cursos gratuitos na internet, sem contar os diversos tutoriais. Tema é o que não falta! Vídeos, podcasts, blogs, está tudo à disposição apenas a um clique. E dependendo do conteúdo escolhido, você pode usufruí-lo indo e voltando do trabalho.

    Só fica o alerta para escolher bem! E prefira conteúdos produzidos por entidades de referência e que sejam autoridade no assunto. E não esqueça de aplicar tudo o que você aprende no seu dia a dia. Essa é a principal motivação! Lembre-se: conhecimento é poder!

    Confira algumas indicações de leitura:

    Gestão do Amanhã: tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vender na 4ª revolução industrial. Autores: Sandro Magaldi e José Salibi Neto. Como Motivar sua equipe, Anne Bruce. Mitos da Liderança, de Jo Owen. Equipes não nascem excelentes, tornam-se excelentes, da Veronica Ahrens. Quer mais dicas de livros?

    Acesse: Livros para gestores de equipes externas