Qual você acha que é melhor forma de encontrar seu público-alvo? E onde você acha que pode encontrá-los?! O marketing digital tem sido uma das principais ferramentas para fazer seu negócio crescer. Quer saber como?

A forma de consumo e a tomada de decisão foi mudando conforme a internet foi conquistando seu espaço na vida das pessoas.

E hoje com o fácil acesso à informação e com a autonomia que o consumidor passou a ter as empresas perceberam que ia ser possível continuar a atrair clientes, seguindo as mesmas estratégias.

Foi necessário reconsiderar as ações, valores, missão e principalmente táticas de vendas, tendo em conta o impacto da tecnologia digital. Afinal, quando se trata do crescimento do seu negócio, é difícil não pensar em marketing digital.

O objetivo  dessa estratégia é de alcançar uma maior visibilidade, propriedade e fortalecer a imagem da sua marca para o mercado, além de garantir maior compromisso com seus consumidores.

E independente do segmento do seu negócio, essa dicas de marketing digital, podem ajudar o seu negócio crescer:

1 – SEO

Conhecido como SEO, Search Engine Optimization é basicamente o braço direito do Marketing Digital.

É uma metodologia aplicada para otimizar todos os textos de todas as páginas, de acordo com os requisitos da Google.

Afinal, para o Google deixar sua página nas primeiras posições de busca, você precisa seguir suas exigências.

2 – Funil de Vendas

O termo é uma metáfora representada na forma de um funil usado para simbolizar o filtro da atração de clientes e da conversão feita, onde o topo é largo e a base mais curta, como um funil.

A ferramenta mostra a trajetória que os possíveis clientes caminham até o momento de realizar a compra, passando por três etapas: o topo, meio e o fundo. Com intenção de conquistar uma base de leads qualificados para conversão de vendas. 

Onde a primeira etapa é a de apresentar o problema, a segunda de mostrar a propriedade ao falar sobre a solução e a última como irá solucionar o problema.

Mas para conquistar esse objetivo é preciso produzir conteúdos relevantes para os clientes, de acordo com a etapa em que eles se encontram.

Além de cuidar para que haja uma boa divulgação desse conteúdo e que seja feita para o público certo.

3 – Blog / site

Um complementa o outro e ambos são muito importantes para fazer uma marca crescer. Ao falar de visibilidade, credibilidade e número de vendas, essas ferramentas são o caminho.

O site é a “cara” do seu negócio, onde os consumidores podem encontrar a sua história e da sua marca: qual a missão, quais são os valores, qual serviço/produto, qual é a sua equipe, seu contato, localização, etc.

Além de informações gerais, um site que contém um blog é mais valorizado e consegue mostrar propriedade sobre seu segmento. 

Afinal, este é o lugar onde você tem para abordar diversos pontos da sua área. A ideia é que ao ter claro o seu público-alvo, você consiga identificar suas dúvidas e curiosidade e com o blog consiga respondê-las.

Para te ajudar, o Google fornece ferramentas para acessar as palavras mais procuradas pelos usuários e pode ser usado como base para orientar na seleção dos temas.

Por exemplo, se você possui um consultório odontológico e seu público-alvo está interessado em procedimento estéticos, o Google vai apontar que as palavras mais buscadas são: lente de contato dental, clareamento, clareamento dental, entre outros.

A ideia é reforçar a imagem de sua marca no mercado, gerando autoridade e confiança.

4 – Redes Sociais

Enquanto com o blog e o site você consegue mostrar propriedade no seu segmento, nas redes sociais você pode apresentar a personalidade da sua marca e inclusive divulgar o conteúdo do seu blog.

Mas, primeiro, você deve estudar o seu público e saber onde estão e quais são seus interesses. Para que assim, seja assertivo no investimento do canal escolhido e na linguagem a se usar. 

Lembrando que cada canal deve possuir sua estratégia individual, mesmo quando o assunto abordado for o mesmo. 

Por exemplo, se você é um dentista, pode produzir um artigo para o seu blog falando para que serve um implante dentário e no seu canal YouTube pode produzir um vídeo realizando este serviço. Assim, o seu público terá um mesmo conteúdo só que de formas e em plataformas diferentes para consumir.

Isso porque cada uma possui suas ferramentas e formas de comunicar, por exemplo: o Twitter com seus textos de 280 caracteres, o Instagram por meio de imagens e vídeos curtos, o LinkedIn é mais formal, já o Facebook mais informal e tudo isso deve ser considerado. 

5 – Anúncios

Os links patrocinados são anúncios que aparecem frequentemente no Google, em texto simples, de acordo com os termos de pesquisa.

Por exemplo, ainda levando em consideração que seu negócio é uma clínica odontológica, digamos que alguém está interessado em saber o preço de alguns procedimentos e então procura no Google por: “quanto custa um implante dentário com enxerto ósseo”, “preço clareamento dental”, “valores de aparelhos ortodônticos”

Publicar release e os anúncios patrocinados o seu site será colocado em primeiro lugar na classificação, ou seja, eles são os primeiros a aparecer para o usuário, logo a chance dessa pessoa clicar no seu link e comprar o seu serviço, são bem maiores.

O mesmo funciona para algumas redes sociais também, como Facebook, Instagram e LinkedIn.

Esta é uma ferramenta para aqueles que procuram resultados rápidos e precisos, que além do posicionamento do Google, também garantem outras vantagens, tais como:

  • Aumento de tráfego na página;
  • Maior visibilidade;
  • Baixo investimento;
  • Aumento da geração de leads

6 – E-mail marketing

O e-mail marketing oferece um canal direto de comunicação com o cliente final, e, portanto, fortalece o relacionamento com seu público-alvo. Mas para trazer um bom resultado, é uma ferramenta que requer maior atenção e cuidado.

A primeira dica é: evite usar termos como “sale”, “promoção”, “desconto”, entre outros. Afinal, quantas vezes você nem abriu e-mails com essa chamada e já excluiu automaticamente, não é mesmo?! 

Além disso, é importante prestar atenção para a estrutura do seu HTML, para mostrar credibilidade  e não ser mandado direto para o spam.

E ainda para garantir que sua mala direta não vão para a lixeira ou spam, anota essa dica de ouro: Nunca compre base de e-mails.

Pense que mesmo com uma seleção cuidadosa de leads, muitos dos e-mails não são abertos, então imagina com uma base pronta. A ideia do e-mail marketing é fortalecer o seu relacionamento com seu cliente, então cuide você mesmo da base que será usada para isso. 

Até porque assim, você estará otimizando seu trabalho, pois ao disparar e-mails para os consumidores certos, a chance de retorno positivos são bem maiores.

Não existe um passo a passo certo 

A única regra quando se fala de marketing digital, é que o primeiro passo é conhecer seu mercado e seus clientes, só assim você consegue descobrir o jeito certo de encontrá-los. 

Mas quais estratégias serão usadas, qual linguagem e conteúdo será passado, é um processo único, pois para cada segmento e público funciona de um jeito diferente.

O marketing digital faz a diferença no processo de agregar valor à sua marca e estar perto de seu público, mas há milhões de ferramentas que podem ser aplicadas, cabe a você montar o seu planejamento, da melhor forma para o seu segmento e público. 

Conteúdo produzido pela Giulia Vaz, um escritor na empresa Vue Dental