Entenda o que é Medicina do Trabalho e seus benefícios

A medicina do trabalho é uma especialidade que como função principal proporcionar a melhora da saúde dos trabalhadores diminuindo os riscos de desenvolver doenças ocupacionais e outros.

A medicina do trabalho é uma especialidade que tem crescido muito nos últimos anos em virtude da necessidade de manter os trabalhadores seguros em seu ambiente de trabalho evitando não apenas os acidentes de trabalho como também o desenvolvimento de doenças ocupacionais.

Esta especialidade tem avançado a cada dia mais através do uso de tecnologias, sistemas e plataformas que possibilitam coletar e observar informações proporcionado a gestão da saúde, nestes mercado há muitas vagas para estudantes.

Dentre os seus objetivos está a promoção de cuidados com a saúde dos trabalhadores bem como proporcionar a melhora da sua qualidade de vida no trabalho. Quer saber mais detalhes sobre o que é medicina do trabalho? Confira.

Saiba como podemos ajudar a sua empresa, fale agora conosco!

[forminator_form id=”53567″]

Entenda o que é Medicina do Trabalho

A medicina do trabalho, também conhecida como “medicina ocupacional”, é uma especialidade que tem como preocupação central a saúde, bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores.

Ouvimos muito sobre o assunto na Semana Interna de prevenção de saúde (SIPAT), onde é realizado teatros, palestras para SIPAT, intervenções no ambiente de trabalho e etc. Saiba mais sobre O que é SIPAT? E como realizar em sua empresa.

Entenda o que é Medicina do Trabalho
Equipe médica

Através dela é possível prevenir o desenvolvimento de doenças no exercício profissional como também aumentar o controle dos riscos ambientes como forma de gerenciar a sua saúde.

Vale ressaltar que a especialidade está diretamente relacionada às normas governamentais que as empresas precisam seguir, como por exemplo, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), e dessa forma é possível oferecer condições laborativas mais humanizada aos trabalhadores que consequentemente garantam a sua proteção e saúde, além da integridade física e psicológica.

O que diz a CLT sobre a Medicina do Trabalho

Na CLT há determinações relacionadas ao cumprimento das normas de segurança do trabalho tanto para as empresas como aos empregados, como é o caso do art.157 que ressalva a necessidade das empresas cumprirem e fazer cumprir todas as normas relacionadas ao assunto.

O artigo também ressalva a necessidade da empresa “instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais”, como também “adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão regional competente” e “facilita o exercício da fiscalização pela autoridade competente”.

O que diz a CLT sobre a Medicina do Trabalho

Quando aos empregados a CLT também ressalva a importância de eles observarem as normas de segurança e medicina do trabalho no art.158 e colaborarem com a empresa na aplicação das leis.

Neste caso, a CLT afirma que cabe aos trabalhadores da empresa observar com atenção todas as instruções expedidas pela empresa para que a sua aplicação seja feita corretamente, além do fato de que precisam usar os equipamentos de proteção individual fornecidos pela empresa.

A importância da Medicina do Trabalho

Nos últimos anos a CLT tem passado por modificações com o intuito de contextualizar as suas normas à realidade dos dias atuais. Com isso, é natural que alguns processos relacionados ao meio corporativo sigam a mesma tendência como a atualização da medicina do trabalho.

Atualmente essa especialização passa por diversas alterações que permitem melhorar os seus procedimentos como forma de ampliar a gestão de saúde e qualidade de vida dos colaboradores.

Portanto, a cada ano ela se mostra mais eficiente e necessária no meio corporativo sendo não apenas uma forma de proteger a integridade física, psicológica e saúde no geral dos colaboradores, mas também de proteger as empresas e seus respectivos ativos.

A importância da medicina do trabalho se dá obviamente pelo cuidado que possui com a vida dos trabalhadores permitindo impactar positivamente em sua qualidade de vida e bem-estar. A medicina do trabalho é um dos temas de palestras para empresas mais importantes do cenário corporativo por tratar do maior ativo da empresa, seus colaboradores.

Como funciona a Medicina do Trabalho na prática

Por mais que a medicina do trabalho ou ocupacional esteja presente na CLT como uma das obrigações legais da empresa é importante ressaltar que a especialidade vai muito além disso, pois o seu principal objetivo não é evitar punições para uma empresa e sim garantir que o seu maior ativo – no caso, os trabalhadores – tenha a sua segurança e saúde garantidos.

Como funciona a Medicina do Trabalho na prática

A medicina tem a capacidade de prevenir doenças e acidentes, além de proporcionar a todos mais qualidade de vida e bem-estar. Logo, ela funciona como um agente de segurança e deve ser respeitada por ambas as partes como forma de proporcionar bem a todos os envolvidos.

Na prática poderíamos dizer que a medicina do trabalho funciona em quatro pilares, que são: exames ocupacionais; prevenção de acidentes; prevenção de doenças e a ergonomia laboral. Investir no entendimento mais pleno sobre a medicina do trabalho é evitar problemáticas, pois a amplitude tem como foco um dos temas de palestras sobre saúde.

Os benefícios da Medicina do Trabalho

Por ter como objetivo a promoção de mais saúde e qualidade de vida as trabalhadores de uma empresa é natural que a medicina de trabalho garanta benefícios para ambas as partes.

Dentre esses benefícios obviamente que está a prevenção de doenças e acidentes, como também a capacidade da pessoa gerenciar a sua saúde e garantir o seu bem-estar (conforme citado ao longo do texto), mas vale ressaltar que ela tem a capacidade de oferecer outros benefícios, como:

  1. Sustentabilidade corporativa: ela permite criar valor à empresa no âmbito econômico, ambiental e social que aliás diz respeito a sua relação com a sociedade como um todo, o que consequentemente vai envolver os seus funcionários, fornecedores e entre outros.
  1. Aumento da competitividade: uma empresa que presa pela vida de seus funcionários e que tem sustentabilidade corporativa acaba se destacando em frente à concorrência. Além disso, o fator humano é sem dúvidas um dos diferenciais para o crescimento da empresa;
  1. Retenção de talentos: Com sustentabilidade social e competitividade é natural a empresa chamar atenção de seus públicos e ter uma retenção de talentos maior. Afinal, todo profissional deseja trabalhar em uma empresa que valoriza a sua segurança e saúde;

Invista na Medicina do Trabalho

Investir em medicina do trabalho não deve ser feito apenas como uma obrigação legal, mas como uma iniciativa que irá beneficiar ambas as partes envolvidas. Além disso, é uma forma de demonstração aos seus funcionários a sua preocupação em mantê-los saudáveis e seguros.

Através da medicina ocupacional é possível salvar vidas e garantir que o ativo mais poderosa da empresa tenha uma vida profissional e pessoal mais leve, saudável e eficiente.