Em um ambiente organizacional, o feedback serve tanto para ressaltar os pontos fortes quanto para corrigir comportamentos e processos em que o colaborador precisa melhorar. Mas você sabe realmente como um retorno impacta nos resultados positivos do negócio?

É normal que gestores e líderes não ofereçam feedbacks por se sentirem inseguros em  abordar o colaborador. No entanto, é possível não cometer erros comuns nessa conversa seguindo algumas dicas.

Logo, é importante entender que a empresa que vive a cultura do feedback proporciona desenvolvimento aos colaboradores, resultando em um time de alta performance que conquistará os melhores resultados para o negócio.

Além disso, essa cultura já é uma tendência nas organizações que buscam ter um diferencial no mercado. 

Agora, vamos abordar com mais detalhes o que é o feedback, como ele deve ou não ser feito e quais os benefícios que ele proporciona para colaboradores e gestores. Então, continue a leitura!

O que é feedback?

De acordo com o dicionário, feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a um determinado pedido ou acontecimento. Em alguns contextos, essa palavra também pode significar resposta ou reação. 

No âmbito empresarial, podemos definir o feedback como um diálogo entre líderes e liderados, com o objetivo de reconhecer seus pontos fortes e demonstrar percepções de pontos que precisam ser desenvolvidos ou alinhados.

Quais os benefícios do feedback para colaboradores e gestores? 

O feedback proporciona tantos benefícios para colaboradores e gestores, que se tornou uma ferramenta de gestão de pessoas presente na maioria das empresas, independente do seu tamanho. Quer entender por quê?

Bom, as transformações constantes no mercado sugerem uma nova forma do indivíduo enxergar a si próprio, buscando um autodesenvolvimento, ou seja, o profissional moderno está disposto a olhar para dentro de si e se autoavaliar para que ele possa ser desenvolvido de acordo com as suas expectativas em relação à carreira e à empresa.

Assim, ao se autodesenvolver, o profissional tem como resultado o aumento inteligência  emocional, mental, social, espiritual e física, além do ganho de competências e habilidades para o trabalho. 

Logo, fica mais fácil para o gestor aplicar o feedback com o colaborador, pelo fato do profissional já estar aberto ao diálogo e querer ser desenvolvido. Assim, o gestor pode ser mais assertivo ao elaborar ações e estratégias para auxiliar o colaborador a reconhecer seus pontos positivos e negativos e, ainda, investir na melhoria deles.

O resultado dessa cultura é um clima organizacional saudável, em que todos se sintam bem e motivados em trabalhar por saberem que seu gestor confia em seus potenciais e os valorizam como indivíduos. Assim, a colaboração aumenta significativamente, trazendo os melhores resultados para a equipe.

Como construir um feedback adequado?

Agora, apresentaremos algumas dicas de como oferecer feedback em sua empresa de forma construtiva e para que não ocorra uma má interpretação por parte do receptor. Acompanhe!

Planeje-se antes

Esse é o primeiro passo para dar um bom feedback. Elabore o roteiro da conversa escrevendo sobre as situações ou comportamentos que deseja abordar durante o diálogo. Uma dica importante é estar ciente dos pontos fortes e fracos do profissional em questão. 

Tais informações podem ser obtidas por meio do mapeamento do perfil comportamental. Com esses dados em mãos, o gestor consegue ser mais estratégico no modo de abordar o colaborador por conhecê-lo profundamente.

Um outro ponto importante a ser ressaltado é a escolha do tom de voz e das palavras a serem ditas. Para não ocorrer uma má interpretação por parte do receptor, ensaie em voz alta a forma como abordará os temas, encontrando o melhor tom. 

Escolha um local ideal e acolhedor

Entendendo que as pessoas são diferentes e reagem de formas distintas às mesmas situações, é preciso ser reservado ao oferecer um feedback. Assim, mesmo que ele seja positivo e construtivo, muitas pessoas podem se sentir intimidadas e constrangidas ao receber comentários em público sobre si

Logo, é importante preparar um local reservado ou, até mesmo, convidar o colaborador em questão para um café fora do ambiente empresarial para que a conversa seja mais agradável possível.

Seja específico

Dentro das organizações, existem profissionais com diferentes comportamentos e cada um deles tem um conjunto de princípios. Logo, utilizar a mesma técnica de feedback com todos eles não surtirá o mesmo efeito.

Nossa dica é que você seja o mais sincero e específico possível. Primeiramente, exponha qual o comportamento ou procedimento a ser corrigido ou melhorado e, logo depois, indique ações e estratégias para mudá-los. 

Além disso, é importante utilizar uma linguagem motivacional que ressalte os benefícios de trabalhar os pontos levantados na conversa.

Esteja aberto ao diálogo

Até aqui, ressaltamos a importância do gestor em dar feedback para seus colaboradores. Entretanto, é preciso ter em mente que essa é uma ferramenta de troca. Logo, é importante dar também espaço durante a conversa para que o receptor demonstre seu ponto de vista diante da situação.

Isso porque, além do colaborador ser uma fonte rica em ideias e sugestões que podem trazer melhorias para os mais diversos processos da empresa, também é possível que, de certa forma, o feedback recebido possa ir contra os seus valores pessoais. Logo, é essencial que o receptor se manifeste.

Assim, ao invés do feedback ser construtivo, ele pode contribuir para um desgaste emocional, trazendo desmotivação para o colaborador. Nesse momento, é fundamental ressaltar a importância de conhecer o perfil comportamental de quem está recebendo um retorno.

Quais os erros mais comuns na hora de dar feedback?

Quando o feedback ocorre de forma clara e objetiva, sem exposição e isento de julgamentos e valores, tende a trazer os melhores resultados no clima e nos resultados da empresa. Mas existem alguns erros comuns que ainda são cometidos por gestores ao dar feedback. Dentre os principais estão:

  • perder o timing dando feedback muito tempo depois do ocorrido;
  • dar feedback vago sem indicar ações de melhoria;
  • oferecer feedback (principalmente negativo) na frente dos colegas de time;
  • não checar a fundo as informações (basear o feedback no achismo);
  • não abrir espaço para o diálogo na conversa do feedback.

Evitando esses erros, o feedback pode aprimorar o desempenho do profissional em sua função e, até mesmo, contribuir para o seu alinhamento com a cultura da empresa, deixando-o mais motivado e engajado, melhorando sua performance e, consequentemente, o clima organizacional.

Assim, com o feedback, todos saem ganhando, tanto o colaborador, que poderá se desenvolver como profissional e indivíduo, quanto a empresa, que alcançará os melhores resultados e, ainda, criará uma imagem competitiva no mercado. 

Então, comece a aplicar essa estratégia na sua equipe agora mesmo e aproveite o momento para se atualizar na área de gestão comportamental com um curso gratuito!