Desde o início dos tempos, o comportamento humano tem sido estudado para ser compreendido. Sabemos que cada pessoa tem características diferentes das outras, por isso, muitos profissionais e filósofos procuram entender o que define o comportamento de cada um. 

    Por meio de diversas pesquisas, sabemos que vários fatores influenciam o comportamento humano, sendo eles, a cultura, a criação e a forma como cada um reage a certos estímulos. 

    Compreender e respeitar cada um, é gerar um ambiente harmônico e conseguir assim, melhorar a convivência entre todos. Mas para compreender as características de cada um, é preciso entender o que é perfil comportamental. Abaixo, apresentaremos quatro perfis predominantes na sociedade, quer conhecê-los? Continue a leitura!

    Quais são os 4 perfis comportamentais predominantes? 

    Atualmente existem quatro perfis predominantes: executor, comunicador, analista e planejador. Cada um deles têm características comportamentais específicas, com tendências de reações para determinados cenários e situações. 

    Embora a cultura, o aprendizado e outros fatores influenciam sobre o comportamento humano, estes perfis apresentam tendências de comportamentos que podemos conhecer e decifrar. 

    Conheça os 4 perfis e saiba como ser um bom líder.

    Executor

    A pessoa com o perfil executor predominante é focada em resultados e velocidade. Costuma ser dominante e autoritário em alguns casos, pois têm uma grande autoconfiança.

    Normalmente, essa pessoa é motivada pelos desafios e pode ser bastante competitiva. Esse perfil lida bem com dificuldades, tem bastante coragem e sabe defender — e, às vezes, impor — seu ponto de vista. 

    Comunicador 

    Amigo de todos, bastante comunicativo e dotado de carisma. Pessoas com o perfil comunicador se encontram sempre entusiasmadas com trabalhos interpessoais. Se adaptam bem às atividades em equipe, pois relacionam-se com facilidade e são bastante otimistas. 

    Seu principal valor é a conexão, procura sempre estar perto das pessoas e adora agradá-las. 

    Quem leu este artigo leia também:

    Planejador

    Planejadores têm como principal valor a linearidade. São pessoas calmas e pacientes, adoram rotina e precisam de tempo para realizarem suas tarefas com perfeição. Atuam conforme as regras e as normas. 

    Conseguem lidar muito bem com momentos críticos e dificilmente entram em pânico. Além disso, são facilmente adaptáveis para trabalhos em equipe por gostarem bastante de se relacionarem com os colegas. 

    Analista

    O perfil analista tem como principal característica a qualidade de vida no trabalho e em suas entregas. São pessoas detalhistas, organizadas, conservadoras e responsáveis. 

    Podem ser consideradas um pouco pessimistas, mas essa é uma consequência de sua elevada auto cobrança. Se adaptam e têm facilidade com tarefas que demandam pesquisas, processos e rotinas. 

    Por que aplicar o perfil comportamental na minha empresa?

    Atualmente, o mapeamento de perfil comportamental tem sido utilizado de diversas formas dentro das empresas, com o objetivo de aumentar a produtividade, reduzir custos com a rotatividade, promover o autoconhecimento e muitas outras questões. 

    É uma ferramenta que facilita a identificação das competências do comportamento de cada pessoa, sendo assim, mostrará as habilidades, as situações em que possa haver conflito e como cada um reage a elas. 

    Podemos ver, que a partir desse mapeamento, o impacto será em diversas áreas da organização. Assim como o RH, os gestores também aproveitaram para deixarem suas equipes mais unidas e motivadas. Abaixo, citaremos exemplos nos quais o perfil comportamental pode ser aplicado:

    Motivação

    Sabemos que um dos maiores fatores de motivação, é se sentir valorizado. Quando um gestor sabe a fundo sobre as habilidades, as características e os indicadores situacionais de um colaborador, ele saberá o que fazer para motivar essa pessoa. 

    Como foi citado ao longo do artigo, cada perfil reage ou se adapta a certas situações, ao analisar e fazer um comparativo, o gestor saberá se o colaborador está se sentindo aproveitado, moralmente satisfeito, com energia boa ou se está sendo cobrado acima do seu limite. Além disso, terá em mãos, formas de lidar e reconhecer cada um.

    Produtividade

    Uma boa gestão se preocupa com a valorização do capital humano da empresa. Quando um colaborador se enxerga como mais que um número dentro da organização, ele se sentirá motivado e se engajará mais com a cultura e os valores dela. 

    A partir desse princípio, colaboradores engajados produzirão mais e entregarão resultados melhores para a empresa. Em uma boa palestra motivacional para empresas é possível analisar e entender estes perfis antes da contratação.

    Desenvolvimento e treinamento

    Desenvolver e treinar colaboradores é um dos principais exercícios que o RH e os gestores deveriam ter em suas empresas. Assim como na escola e na faculdade, as pessoas se desenvolvem e aprendem cada vez mais com o tempo, e isso se aplica também, ao ambiente de trabalho. 

    Quando uma empresa se preocupa com o desenvolvimento e o treinamento, colaboradores tendem a se sentir motivados a entregar o melhor resultado. Gerando assim, grande influência em seu crescimento pessoal e profissional. 

    A partir da análise do perfil comportamental, o RH e os gestores poderão planejar ações para desenvolvimento de competências, tornando assim, os profissionais cada vez mais aptos para o cargo em que ele se encontra. 

    Gestão de pessoas

    A gestão de pessoas é o passo mais importante para realmente construir valores dentro de uma empresa. É preciso que o RH tenha total cuidado com o capital humano, e saiba entender o seu impacto para o crescimento da empresa. 

    A partir do mapeamento de todos os colaboradores da empresa, o RH poderá realizar reuniões com gestores para que eles saibam exatamente como se encontra cada um de sua equipe. 

    Sabemos que gerir pessoas não é fácil, principalmente se você trabalha em uma empresa que tem diversas gerações. Este é um grande desafio do RH, e por isso, ele precisa conhecer a fundo o comportamento de cada profissional. E é aí que se aplica o mapeamento, no qual ele terá toda a análise dos perfis e poderá sair da sua intuição e partirá para dados concretos de cada um. 

    Recrutamento e Seleção 

    O processo de recrutamento e seleção é o que demanda mais tempo do RH, sabemos disso, pois além da construção da vaga, é preciso divulgá-la, analisar currículos, realizar processos seletivos com entrevistas, dinâmicas e muito mais. 

    Além de tomar bastante tempo do RH, esse é um processo que necessita de uma avaliação completa do perfil ideal para a vaga. O custo com uma contratação errada é muito grande, e o RH não pode arriscar.

    Uma pesquisa com a Page Personnel, mostrou que de 10 funcionários contratados pelo currículo, 9 foram demitidos pelo comportamento. Ou seja, contratar somente pelo perfil técnico, não é o suficiente, é preciso analisar e entender o que é perfil comportamental para ter mais eficácia nas contratações e ter a certeza que a pessoa a ser contratada, se adequar perfeitamente ao cargo.

    Além dessas vantagens, o perfil comportamental traz diversos benefícios para o ambiente de trabalho, sendo inclusive, um deles, a construção e melhoria da cultura organizacional. Quer saber qual o seu perfil comportamental? Fale agora com um especialista.