Quanto tempo deve durar uma palestra?

    O tempo de uma palestra varia de acordo com o tipo e perfil do evento, em uma palestra institucional a duração média é de 1h à 1h30 minutos. Empresas e startups estão investindo cada vez mais em eventos rápidos e eficientes como TED onde as palestras duram de 12 a 15 minutos.

    Não existe um padrão definido quanto ao tempo de uma palestra motivacional, mas se observamos o mercado cada vez mais esta tendencia de eventos fast (rápidos) com proposta mais dinâmica e direta ao ponto.

    O tempo de uma palestra motivacional pode variar com o seu contexto, pois dependendo do tema que será abordado, do público que irá frequentar o evento e o local em que o evento acontecerá pode ocorrer de ele ter uma duração maior ou menor que o considerado o comum.

    No caso, esse comum costuma ser de até 1 hora, isso porque os palestrantes consideram que este é um tempo suficiente para abordar o tema com profundidade e ainda não cansar o público com as informações, interações e outros recursos que são usados na palestra.

    Mas obviamente que esse tempo não precisa ser encarado como uma regra. Afinal de contas, existem tipos de palestras motivacionais que o tema é extenso e exige uma duração maior. Saiba mais no texto qual é o tempo de uma palestra motivacional.

    Palestra motivacional e o fator tempo

    Quando o assunto é o tempo de uma palestra motivacional não existe um padrão que precisa ser respeitado, exceto pelos grandes eventos em que existem dois ou mais palestrantes motivacionais.

    Geralmente, como dito antes, as palestras motivacionais ocorrem por 1 hora e as mais curtas chegam a 30 minutos, mas esse período de duração depende do contexto do evento e do que o público espera encontrar na palestra assim como o tema que será abordado pelo palestrante.

    Porém, se observarmos os eventos mais modernos como é o caso das palestras da conferência TED (Technology, Entertainment, Design), responsável por organizar palestras para disseminação de ideias em vários lugares do mundo, é possível notar a tendência do mercado para eventos cada mais vez mais enxutos com cerca de 16 minutos de duração.

    No caso da TED e de muitas outras empresas de renome que estão acostumadas com a realização de palestra motivacional a duração curta do evento é justamente para não correr o risco de perder a atenção do público e poder fixar a sua mensagem de forma rápida e eficiente.

    Mas obviamente que isso não te obrigada a manter o tempo de uma palestra motivacional em sua empresa, escola e outros locais tão enxuto até porque na maioria dos casos os palestrantes são contratados para eventos de 1 hora sendo necessário usufruir desse tempo. Saiba como contratar um palestrante, siga as dicas deste artigo para não errar.

    Como determinar o tempo de uma Palestra Motivacional? 

    O tempo de uma palestra motivacional deveria ser determinado conforme a complexidade do tema, as informações que pretendem ser transmitidas e o público que frequentará o evento.

    Ocorre que alguns eventos de palestra já são desenvolvidos com um tempo médio de duração sem ao menos o seu organizador ter ideia sobre o tema que será discutido e com isso há o risco do tempo ser extenso para um tema não tão profundo como também muito curto para temas que exigem uma dedicação maior tanto do palestrante como do público presente.

    Portanto, a melhor forma para determinar o tempo de uma palestra motivacional corretamente é observar todo o contexto que envolva a realização de um evento memorável às pessoas.

    Desenvolva uma Palestra Motivacional inesquecível em sua empresa

    Independentemente do tempo de uma palestra motivacional o mais importante é que ela tenha a capacidade de trabalhar gatilhos benéficos na vida profissional e pessoas do público.

    Portanto, se deseja uma palestra inesquecível em sua empresa certifique-se de contar com palestrantes experientes e que abordam temas como vendas, motivação e liderança.

    Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais informações sobre o nosso trabalho.