Você sabe o que é apatia sexual?
A apatia sexual, segundo especialistas do Healthline, pode ser descrita de várias formas, mas em tese é uma disfunção em que a pessoa não se sente próxima, ou intima do seu parceiro (a). Também conhecida como desejo sexual inibido (DSI), aversão sexual e hipodesejosexual, a apatia sexual é um dos problemas que mais atingem e abalam um relacionamento.
Igualmente, além disso, ela pode se desenvolver em diferentes níveis, mais precisamente em primário e secundário não podendo, portanto, considerá-la como “frescura” e sim um problema real em que questões de intimidade, psicológicas ou médicas são precursoras.
Sobre tudo, além disso, existem medidas relacionadas a vida pessoal do paciente cuja ideia é mudar alguns hábitos principalmente os relacionados ao seu parceiro e nesse caso participar de palestras para casais pode ser uma iniciativa que ajuda solucionar diversas questões. Entenda os níveis da apatia sexual, tratamentos e os motivos pelo qual ela pode se desenvolver.
Como descobrir o nível da apatia sexual
O nível primário da apatia sexual é caracterizado pela condição em um estado “grave” pelo fato da pessoa não sentir desejo ou interesse sexual. Ou seja, não é uma questão pontual com o parceiro que está ao seu lado, mas com todas as pessoas a sua volta. A pessoa, de fato, não sente vontade de ter relações sexuais.
Já o nível secundário se diz respeito à condição momentânea, pois a pessoa costumava sentir desejo sexual no passado, mas no presente esse interesse desapareceu e é esse nível que acomete a maioria dos casais e coloca em risco o seu relacionamento.
O que desencadeia a apatia sexual?
Os motivos que podem desencadear a apatia sexual são diversos e se baseiam a princípio em três questões: problemas íntimos, psicológicos ou médicos.
A pessoa diagnosticada com apatia pode tê-la desenvolvida por conta das questões citadas acima, porém para descobrir o real motivo é necessária uma avaliação detalhada de um especialista que analisará as causas e os sintomas de cada paciente.
Dentro das questões citadas existem alguns padrões que podem aumentar a chance da pessoa desenvolver a apatia sexual, sendo:
- mudanças nos hormônios;
- menopausa (mulheres);
- Andropausa (homens);
- insônia, fadiga e dores;
- depressão, ansiedade, estresse e baixa autoestima;
- baixa testosterona (mulheres e homens);
- falta de conexão emocional entre o casal;
Tratamentos para a apatia sexual
Tendo em vista o acompanhamento de um médico especialista em questões sexuais, emocionais e psicológicas é possível indicar tratamentos para a pessoa que ajudem a melhorar os sintomas dessa disfunção ou, em alguns casos, solucioná-los.
Os especialistas recomendam na maioria dos casos a realização de terapias que buscam ajudar com aconselhamentos psicológicos e sexuais. A psicoterapia comportamental cognitiva, oferece um leque de ferramentas para auxiliar quem busca tratamento. Ou então, se for o caso, uma terapia hormonal para repor os hormônios que estejam em falta no corpo.
Sugestão de leituras para casais:
Procure ajuda de um especialista
A apatia sexual é uma condição que precisa de análise e orientação de especialistas a fim de identificar as causas que a desencadearam. Mas em contrapartida pode ser interessante fazer ajustes na sua rotina tendo em vista a redução de seus sintomas.
Se você e seu parceiro vivem uma crise na relação que pode estar relacionada a apatia sexual cogite a participação em uma de nossas palestras direcionadas a casais.
Conheça nosso blog e saiba como funciona os nossos serviços, mais detalhes sobre nós entre em contato por e-mail [email protected].