Palestra dst para jovens: Saiba o que é, os seus benefícios

Uma palestra sobre dst para jovens é uma das formas mais eficazes de conscientizar e promover informações sobre o assunto.

Este perfil de ação pode ser realizado de diversas maneiras, e um dos formatos é uma palestra sobre saúde em sua empresa, pode também ser explorado em uma palestra para SIPAT (Semana de prevenção de acidentes do trabalho) e uma série de ações de prevenção em sua comunidade ou escola.

Aprenda neste artigo o que é DST, quais os benefícios de uma palestra sobre o assunto e como fazer uma ação que seja atrativa para os jovens, confira

Prevenção é a palavra chave, saiba como uma palestra sobre DST pode ajudar os jovens.

[forminator_form id=”53567″]

O que é dst?

DST (doença sexualmente transmissível) é um grupo de patologias (doenças) transmitidas através do contato sexual. A DST ou a ISD infecções sexualmente transmissíveis podem ocorrer quando o ato sexual é realizado sem preservativo (camisinha), por meio da troca de fluídos entre órgãos genitais.

Precipuamente a palestra dst para jovens, tem como objetivo simplificar a comunicação, conscientizando os jovens sobre a sua saúde. Abordando questões como prevenção, transmissão da dst, tipos de dst, sintomas e tratamentos.

É fundamental compreender que ao comunicar com este perfil de público é preciso ser dinâmico, atrativo e que fale a linguagem do jovem, sempre com o objetivo de:

  • Prevenir
  • Informar com segurança
  • Conscientizar sobre sua saúde
  • Educar
  • Motivar a prática
Preservativo
Foto: Unsplash

Porque uma palestra para jovens sobre dst?

Para entendermos melhor a importância de ações de prevenção sobre as doenças sexualmente transmissíveis para jovens, é preciso compreender e cumprir duas metas iniciais.

1° Entender o que é comportamento de risco;
2° Promover informações com foco prático.

Mas, o que é comportamento de risco? Comportamento de risco são costumes e padrões de prática que aumentam o risco de contrair doença sexualmente transmissível (DST) ou (IST) Infecção sexualmente transmissível.

Este padrão de comportamento é detectado em muito jovens, alguns exemplos, consumo de drogas, prática sexual sem uso de preservativos e uso excessivo álcool, abaixo lista com os tipos de comporatamento de risco mais comuns.

Tipos de comportamentos de Risco

  • Ter relação sexual com múltiplos parceiros;
  • Relacionar-se com parceiro(a) que já teve DST;
  • Ter parceiro(a) com histórico de DST desconhecido;
  • Ter um histórico pessoal de DST;
  • Consumo de drogas onde o ato sexual pode ocorrer;
  • Ter relação com parceiro(a) que consuma drogas injetáveis;
  • Relação sexual anal;
  • Ter relação sexual sem preservativo.

Essas práticas são determinantes no aumento dos os riscos em se contrair a doença, por isto é de fundamental importância abordar claramente os riscos que se corre ao escolher tais práticas.

Segundo dados do Ministério da Saúde o comportamento de risco eleva infecções sexualmente transmissíveis no Brasil, em 2018 foram registrados 158.051 casos de sífilis, sendo 62.599 em gestantes.

A taxa de detecção da doença adquirida por 100 mil habitantes passou de 25, em 2014, para 75,8 em 2018.

As notificações de HIV chegaram a 43,9 mil novos casos em 2018, principalmente entre homens de 25 a 39 anos. Entre os quatro tipos de hepatites, foram 45.410 casos em 2018, sendo a tipo C a mais recorrente, com 12,6 casos para cada 100 mil habitantes.

E para isso nada mais eficaz do que promover a informação com foco motivacional a prática positiva. E as tecnologias são ferramentas que devem ser usadas na transmissão de informações sobre o assunto, mas nem sempre os jovens vão absorver a informação de maneira clara e correta nestes meios.

Por isso as palestras bem como os temas sobre saúde são uma forma segura de abordar e promover ações de prevenção, conscientização e motivação para a prática de um comportamento sexual mais seguro.

E essas ações ganham maior força se realizadas em conjunto com o poder público, pois geram uma aproximação especial entre os jovens e a fonte de informação saudável.

Fazer uso das mídias em geral, as quais cumprem um papel no processo de levar informações e as palestras em comunidades, escolas e empresas podemos de modo rápido, claro atingir o máximo de jovens e protegê-los.

Sugerimos alguns temas de palestras sobre saúde que podem ser explorados na disseminação de informações qiue ajudam a melhorar a qualidade de vida do jovem.

Benefícios da palestra sobre doenças venéreas

Os benefícios de uma palestra sobre dst para jovens bem como ações sobre o tema são diversos, isso porque o aumento da qualidade de vida nesta fase aumenta a longevidade diminuindo a taxa de mortalidade entre jovens.

1. Prevenção

Prevenir é melhor que remediar, sim a prevenção é o melhor caminho para gerar benefícios a curto prazo. Uma palestra sobre dst na escola sobre dst gera prevenção, escrever uma redação gera conhecimento.

Prevenção ocorre quando discutimos sobre o assunto ou escrevemos sobre, explicar com o uso de um powerpoint os benefícios gerados, explique o que é cancro mole, clamídia, sífilis, hiv, herpes, gonorreia, Vírus do papiloma humano, a informação certa é benefício.

2. Conscientização

Conscientiza e oferece ferramentas aos jovens para que produzam relacionamentos mais saudáveis, duradouros e saudáveis.

3. Fonte de informações seguras

A produção de informações seguras espalhadas de modo massivo é um dos benefícios que vemos de imediato. Os jovens são usuários massivos de tecnologia, então que tal colocar a informação ao alcance deles nestes meios?

4. Educação sexual

Educação sexual é a palavra-chave, é um exercício que não apenas uma palestra deve propor, mas toda a sociedade deve ser conscientizada sobre o tema. Isso fortalece as relações e torna a nossa nação mais forte e saudável.

5. Interação criativa

A forma como a interação é realizada com o jovem em especial neste assunto precisa sempre ter como meta a prevenção e motivação à prática de forma criativa e atrativa ao jovem. Não basta informar é preciso direcionar a juventude com sensibilidade e real interesse em protegê-los.

Tratamento da DST

Saber como abordar e acolher os grupos de risco, como homoafetivos, bissexuais, ou consumidores de drogas intravenosas dissipando o preconceito é fundamental. Isso pode ocorrer através de treinamento e cursos que podem ajudar a melhor informar e conduzir de modo seguro ao tratamento das dst.

Hoje possuímos tecnologia medicinal e tratamentos que se usados de modo adequado auxiliam na compreensão dos sintomas e curam a DSTs. Acesse gratuitamente o manual de bolso de controle das doenças sexualmente transmissíveis, produzido pela Coordenação Nacional de DST e Aids Secretaria de Vigilância em Saúde disponivel para download na biblioteca virtual do Ministério da saúde.

Mas para isso é preciso que a doença seja detectada e diagnosticada logo em seu estágio inicial e o tratamento indicado de forma correta, por isso a ajuda de um médico ou profissional de saúde especializado como um ginecologista ou urologista é indicado.

Palestra sobre DST

Nossa empresa é especializada em palestra para jovens sobre dst, contamos com um time de profissionais prontos para ajudar pais, professores e empresas a dialogarem com os jovens sobre o assunto.

Saiba como uma palestra pronta sobre dst bem estrutura com uma linguagem jovem para ajudar os alunos e os jovens de sua comunidade. Promovemos dinâmica sobre dst e ists para jovens e adolescentes do 5 ano, fale agora mesmo conosco sobre sua palestra para jovens sobre dst.