Salmo 91 na versão NVI

Salmos 91: A autoria e a data exata de composição do Salmo 91 são incertas e motivo de debate entre os estudiosos, mas é comumente declarado que Moises é seu autor. O Salmo 91 é um tesouro histórico e fonte de inspiração e conselhos protetores espirituais para os momentos desafiadores e difíceis.

A versão NVI (Nova Versão Internacional) do Salmo 91 diz o seguinte:

1 Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso
2 pode dizer ao Senhor: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio”.

3 Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal.
4 Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor.

5 Você não temerá o terror noturno, nem a flecha que voa de dia,
6 nem a peste que se move na escuridão, nem a praga que devasta ao meio-dia.

7 Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.
8 Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios.

9 Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio, nenhum mal o alcançará, desgraça alguma chegará à sua tenda.

10 Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos;
11 com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra.

12 Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente.

13 “Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome.
14 Quando ele clamar a mim, eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.

15 Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação.”

Salmo 91

Quer receber Versículos inspiradores? Inscreva-se em nossa newsletter.

[Form id=”11″]

Salmo 91 explicação

Sob o mesmo ponto de vista, o Salmo do dia 91 é um poema que celebra a proteção divina, a confiança em Deus e a segurança que Ele proporciona. Vamos examinar cada versículo:

Salmos 91:1-2

Nos versículos 1 e 2, o salmista, descreve a pessoa que busca refúgio em Deus como alguém que habita no “abrigo ou esconderijo do Altíssimo” e “descansa à sombra do Todo-poderoso”. Sobretudo essas metáforas enfatizam a ideia de segurança e proteção que todo filho de Deus ter por confiar nele e o tipo de relação que tinha com Deus. O salmista também afirma sua confiança em Deus como refúgio e fortaleza.

O que é uma fortaleza?

Uma fortaleza é uma estrutura arquitetônica militar projetada para a guerra defensiva. A humanidade vem erguendo este tipo de estruturas há milhares de anos, com uma variedade de desígnios crescentemente complexos. Wikipedia

E o salmista explora este conceito de fortaleza apresentando a Deus como um lugar, uma fortaleza segura para quem o busca.

Salmos 91:3-4

Já nos versos 3 e 4 dos Salmos, Deus é descrito pelo salmista como aquele que protege das armadilhas e perigos, como um pássaro que protege seus filhotes com suas asas. Antes de mais nada, é dai que vem o conceito de que este Salmo é de proteção. A fidelidade de Deus é mencionada como um escudo protetor.

O que é laço do passarinheiro?

A armadilha do caçador de aves, conhecida como laço do passarinheiro, é um dispositivo utilizado para capturar pássaros. Na Bíblia, a frase “laço do passarinheiro” provém de uma expressão hebraica que, em sua tradução literal, significa “armadilha para pássaros”.

Salmos 91:5-6

Este salmo aborda o domínio divino e não a inexistência de adversidades! A proteção divina estende-se a diversos perigos, incluindo terror noturno, flechas, pestes e pragas. Deus oferece segurança tanto em momentos de escuridão quanto em momentos de luz. A escuridão chegará, mas este salmo nos afirma que não devemos temer, pois o que habita em nós é mais poderoso do que o que existe no mundo.

Romanos 8:31-37
Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

Salmos 91:7-8

Mesmo quando muitos ao redor muitos sofrem ou enfrentam constante perigo e até a morte, a pessoa que confia em Deus permanece segura e inabalável. O salmista destaca a ideia de que a pessoa protegida por Deus pode testemunhar o castigo dos ímpios. Não que haja algum tipo de alegria nisto, nem Deus, nem seus servos se alegram com a morte do ímpio (homem mal).

Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel? Ezequiel 33:11

O salmista também não realça que a pessoa que confia em Deus é imortal, mas sim que a morte não tem poder sobre aqueles que creem, amam e guardam os mandamentos de Deus. Ou seja em muitos momento seremos livres da morte, mas ela é uma certeza na vida de quem é pecador, mesmo que não viva na pratica do pecado.

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23

Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá. Joãos 11:25

Salmos 91:9-10

Aquele que toma o Altíssimo como refúgio está protegido de todo mal e desgraça. A proteção divina é garantida.

Salmos 91:11-12:

Deus dá ordens aos anjos para proteger a pessoa que confia Nele. Os anjos impedem que a pessoa tropece ou sofra danos, simbolizados pelo leão e a cobra.

Salmos 91:13-15

Deus promete resgatar, proteger e estar com aqueles que O amam e conhecem Seu nome. Ele promete responder às orações, estar presente na adversidade, conceder vida longa e mostrar salvação.

Lembre-se de que essa interpretação é apenas uma análise geral do Salmo 91. A riqueza dos Salmos permite que diferentes pessoas encontrem significados e mensagens variadas nas palavras, dependendo de suas experiências e perspectivas individuais.