Grajaú, Maranhão – Em uma iniciativa notável da Secretaria de Educação da cidade de Grajaú, no dia 09 de outubro, ocorreu um evento que trouxe ao centro das discussões a essência do direito à educação e a importância do Plano Nacional de Educação (PNE). Com o sugestivo tema “EDUCAÇÃO COMO DIREITO, INCLUSÃO, PERMANÊNCIA E CONCLUSÃO NA IDADE CERTA”, o evento proporcionou reflexões profundas sobre a educação indígena, quilombola e para povos ribeirinhos.

    Wesley Alves, palestrante principal, destacou a relevância do Plano nacional de educação (PNE) como instrumento orientador das políticas públicas educacionais, frisando os desafios e avanços na garantia do direito à educação para todos, especialmente para grupos historicamente marginalizados. Em sua palestra Alves ressaltou que a educação é o alicerce da democracia e da justiça social, e que valorizar as tradições e conhecimentos de grupos indígenas, quilombolas e ribeirinhos é fundamental para uma educação plural e inclusiva.

    Merciel Arruda, prefeito da cidade, sublinhou a necessidade de adaptação e flexibilidade das políticas educacionais para atender às particularidades regionais e culturais, reforçando o compromisso do município com uma educação mais justa e equitativa.

    Izete, a Secretária de Educação, juntamente com os coordenadores Romina Hérica Melo, Ione Santos e Alexandre Azevedo, trabalharam arduamente para garantir a qualidade e relevância do evento. A presença de diversos profissionais da educação, como delegados, diretores, e coordenadores, evidenciou a unidade do setor educacional de Grajaú em torno de objetivos comuns.

    O Diretor do Centro de Ciências da Universidade federal do Maranhão (UFMA)- Grajaú – CCG -, Aluisio José Fernandes Júnior, reiterou o papel das instituições educacionais como espaços de resistência, conhecimento e transformação, salientando a importância da integração entre diferentes níveis e modalidades de ensino.

    Em suma, o evento marcou uma etapa significativa na jornada educacional de Grajaú, reafirmando o compromisso coletivo com uma educação que reconhece, valoriza e celebra a diversidade, guiando-se pelos princípios e metas estabelecidos no Plano Nacional de Educação.