Números da violência contra crianças, jovens e idosos

Números da violência e abuso no Brasil: Infelizmente nos últimos anos a violência se tornou uma das pautas mais discutidas no Brasil por conta do número de vítimas. Essas vítimas em sua maioria são crianças, jovens e idosos, que diariamente passam por casos de violência sexual, física, psicológica.

Acima de tudo os números da violência contra crianças, jovens e idosos são assustadores e não podem ser ignorados. Eles mostram a necessidade do país trabalhar com medidas drásticas em relação a esses casos.

Sobretudo, não é interessante trabalhar apenas com os fatos após a violência ocorrer, mas investir em medidas capazes de promover a prevenção, como, por exemplo a palestra para idosos.

Leia as sugestões de temas para palestras educativas, elas são ótimas opções para compartilhar com as crianças, jovens e idosos os perigos que estão à sua volta. Permitindo que saibam quais atitudes tomar ao notar situações que os coloquem em perigo como a denúncia e a busca por ajuda.

Envolver familiares, professores, amigos e as próprias autoridades cabíveis é um largo passo para a solução dos problemas. Continue lendo e saiba os números da violência contra crianças, jovens e idosos.

Atlas da Violência 2019

De acordo com o Atlas da Violência 2019 desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). A pesquisa aponta que as crianças e jovens são as maiores vítimas de violência sexual no Brasil.

O estudo aponta dados relacionados ao ano de 2016 e na ocasião cerca de 50,9% dos casos registrados como violência sexual. Estes casos foram realizados contra as crianças menores de 13 anos de idade, enquanto 32,1% foram contra adultos e 17% contra adolescentes.

Quem leu este artigo, leu também:

Os números da violência são compartilhados em comparativa aos outros anos e se analisar a trajetória dos casos de violência sexual poderá notar que os números seguem quase os mesmos do que o ano de 2011, exceto pelos casos em adolescentes que registraram uma queda, mas ainda assim são acontecimentos que exigem atenção.

Além disso, o estudo também compartilha o vínculo do agressor com a vítima de violência sexual. No caso das crianças cerca de 30,13% dos agressores são amigos ou conhecidos da família, já em adolescentes e adultos a maioria dos agressores são desconhecidos.

Os números da violência contra idosos no Brasil.

Não apenas crianças e jovens sofrem com violência, mas os idosos também enfrentam violência física, psicológica e até sexual no país. O Disque 100 relatou, de 2011 ao segundo semestre de 2018, aumentos notáveis nos casos de violência contra idosos. Só em 2018, houve cerca de 20.778 registros de violência psicológica, 9.921 de violência física e 171 de violência sexual contra idosos.

Comparando com anos anteriores, os casos de violência psicológica e física aumentaram consideravelmente. Em 2011, registrou-se cerca de 4.991 casos de violência psicológica e 3.803 de violência física contra idosos.

Os casos de violência sexual também aumentaram, passando de 108 casos em 2011. Uma medida prática é promover diálogos e debates em salas de aula ou organizar palestras contra o abuso infantil e de idosos.

Como atingir públicos diferenciados?

E por incrível que possa parecer uma palestras pode ser uma porta para comunicar com esses públicos. Talvez, você se questione, como fazer uma palestra motivacional para jovens? Talvez você não tenha jeito com crianças e pergunte, como fazer uma palestra para crianças?

Os números da violência contra crianças, jovens e idosos assustam principalmente em relação aos abusos sexuais que seguem em alta. Crianças e jovens, como principais vítimas, exigem medidas para diminuir os casos e combater completamente o problema. Sugerimos 8 temas essenciais para palestras motivacionais voltadas a jovens, e o artigo exemplifica de modo prático esses temas.

Algumas iniciativas como palestra motivacional podem ajudar a reduzir os números da violência contra crianças, jovens e idosos por ensinar a população a denunciar ou se proteger. Saiba mais detalhes sobre o potencial dessas inciativas em nosso blog e saiba como as palestra para professores e palestra para pais, tem ajudado muitos alunos.