O que é Pirls, Pisa e Timms?

O que é Pirls, Pisa e Timms? Saiba o que é e como funciona os testes internacionais de avaliação educacional de um país. Avaliar o sistema educacional dos países é fundamental para que cada governo desenvolva políticas e práticas que priorizam o progresso educacional do país. Com certeza você já deve ter se perguntados, qual o principal problema da educação no Brasil? Pois bem, estas avaliações colaboram para que o sistema entenda como melhorar a educação.

O Brasil, por exemplo, é adepto de diferentes avaliações e exames inclusive opções internacionais como o Pirls, Pisa e Timms. Do qual os objetivos é monitorar e avaliar os sistemas de educação do país, além analisar os resultados de aprendizagem dos alunos. E também efetuar analises e ser comparado as metas desenvolvidas pelos órgãos competentes.

Esses exames Pirls, Pisa e Timms são dirigidos a grupos específicos de alunos seja por faixa etária ou por grau de ensino. Tudo dentro de um intervalo de tempo que geralmente varia de três a quatro anos para que dessa forma tenha resultados exatos. Para saber mais detalhes sobre o que é Pirls, Pisa e Timms confira o texto.

Por que os teste Pirls, Pisa e Timms são importantes?

Para que o sistema educacional de um país evolua e alcance resultados positivos é importante que ele seja avaliado periodicamente. O Brasil, por exemplo, é adepto de diferentes avaliações com o objetivo de avaliar os alunos. E identificar se o sistema educacional brasileiro é eficiente ao ponto de melhorar a perspectiva de conhecimento, capacidade pesquisa. Entre  outros fatores que são fundamentais para a formação acadêmica de milhares de estudantes.

As pesquisas Pirls, Pisa e Timms são apenas uma parte das que o Brasil adotou como forma de avaliação dos alunos brasileiros. Sendo que todas são internacionais e por isso têm os seus dados usados na discussão sobre qualidade da educação no mundo.

Quem leu este artigo, leu também:

Entenda o que sãos os testes de avaliação educacional

As avaliações Pirls, Pisa e Timms abordam assuntos diferentes e são coordenadas por organizações específicas. Eles são realizados em parceria com o Inep (Instituto Nacional de estudos e pesquisas educacionais) para que sejam aplicadas aos grupos e períodos ideais.

No caso do Pirls, cuja o nome é uma abreviação de Progress in International Reading Literacy Study, trata-se de um exame que analisa o nível de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental. Sendo realizada a cada cinco anos pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA).

Já a Pisa, que também é uma abreviação de Programme for International Student Assessment, é uma avaliação aplicada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para analisar a capacidade de leitura, o nível de conhecimento de matemática e a alfabetização em ciências dos alunos com 15 anos.

E a Timms, conhecida como Trends in International Mathematics and Science Study, é a avaliação também aplicada pela IEA que a cada quatro anos analisa o conhecimento em matemática e ciências dos alunos do 4º e 8º ano do ensino fundamental.

Entender o que é Pirls, Pisa e Timms é fundamental para que entenda as informações compartilhadas relacionadas ao sistema educacional brasileiro, pois muitos dados relacionados a ele são obtidos por meio dessas avaliações internacionais.

Dessa forma, com base nas informações obtidas nessas avaliações é possível entender quais são as deficiências do sistema de educação no Brasil e adotar novas medidas ou políticas que favoreçam o ato de ensinar e educar os alunos.