15 ações para motivar os professores
O que motiva os professores? Bem a motivação dos professores vem através de um conjunto de fatores, como, amor à profissão, reconhecimento, valorização financeira, liberdade para ser criativo, inovação tecnológica, capacitação através de palestras e treinamentos, feedback sobre as ações, diálogo transparente com diretores, pais e colegas de trabalho, melhoria da infraestrutura e segurança escolar.
Mas, quando o assunto é motivação dos professores e profissionais da educação, há uma série de melhorias a serem realizadas. Precipuamente, trata-se de um setor carente com debilidades culturais centenárias que permeiam a educação no brasil, que precisa avançar.
A princípio, o caminho passa pela motivação dos professores associadas a ações práticas e mudanças na forma como interpretamos a educação. Mas há de se reconhecer o esforço desses heróis que diariamente enfrentam dificuldades na formação. Além da má estrutura escolar e os problemas de uma sociedade que custa em avançar.
Por esta razão decidimos falar sobre o que motiva os professores, listamos alguns fatores mais urgentes, mas não é possível esgotar o assunto. Tendo em vista o tamanho do nosso país e o complexo sistema educacional brasileiro e suas nuances culturais.
Como disse o filósofo Aristóteles:
“A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.” Aristóteles
O que fazer para motivar os professores?
Ação coordenada é a palavra-chave, o Brasil é um país que possui uma extensão de mais de 8.516.000 km2, não é uma tarefa fácil atender todos os estados.
Isso porque este plano é afetado pela geopolítica, cultura, política, economia, clima e uma série de outros detalhes.
Mas é preciso avançar e driblar todas estas problemáticas para levar educação em cada rincão de nosso país.
E esta ação precisa ser alinhada entre estado e sociedade civil, alinhando interesses em favor de maiores investimentos na educação.
E além disso deve haver fiscalização mais rígida para que o dinheiro chegue ao seu destino, realmente importa.
Relatório feito pela Unesco aponta que há compra de diplomas, desvio de verbas da educação, superfaturamento e outros tipos de corrupção.
Este e outros são problemas generalizados nos sistemas educacionais de todo mundo, e em especial em nosso país.
O que motiva os professores? Listamos alguns pontos para que sejam debatidos e realizados visando o crescimento da educação, veja principais pontos.
Como motivar os professores desmotivados?
1. Valorização financeira
Segundo a OCDE, os professores brasileiros têm o menor salário inicial para professores entre 40 países que compõem o órgão. E para motivar os educadores e profissionais da educação é necessário repensar a valorização financeira. Pois com o aumento salarial os professores vão ter a chance de buscar aprimoramento e melhor qualidade de vida.
2. Palestras motivacionais, treinamentos, cursos e workshops
Palestras motivacionais para professores, cursos, treinamentos, workshops externos e internos não apenas motivam os professores, mas é uma oportunidade de obtenção de conhecimento. Se conectar com novas tecnologias, fazer networking e receber conhecimento sobre o seu universo e outras ações realizadas por seus pares ou especialistas em educação.
3. Liberdade para ser criativo
O que motiva os professores? Estudos apontam que o desenvolvimento prático da inteligência criativa ocorre através da liberdade de pensamento. Os professores em sua maioria possuem a capacidade criativa de resolver os problemas da rotina da sala de aula. Mas é preciso dar liberdade para que sejam criativos e inovem em ações, espaços e métodos dentro da escola. Uma palestra sobre inovação é também uma forma de desenvolver a criatividade.
4. Promova saúde mental e física
A Lei de Acesso à Informação (LAI), aponta que a cada dia, cerca de 100 professores são afastados por transtornos mentais somente no estado de São Paulo. Em 2019 foram somadas mais 27 mil licenças médicas, tendo por motivo transtornos mentais. Promover ações preventivas são necessidade básica para saúde mental e física dos professores. Isso ajuda a reduzir a ansiedade e gera segurança mental para os profissionais.
5. O que motiva os professores? Inovação tecnologia
O Banco Mundial afirma que o Brasil levará cerca de 75 anos para chegar na média de desempenho em matemática dos países desenvolvidos. São 260 anos para que nossos alunos dominem a leitura. Sem contar que mais da metade dos alunos brasileiros matriculados em escolas públicas não têm computador e nem acesso à internet para estudar.
É preciso fazer investimentos urgentes em inovação tecnológica e resolver os problemas que impossibilitam estes alunos de terem educação. Aqui no blog você encontra informações sobre a importância da palestra sobre inovação, fica a dica de leitura posterior.
6. Evidencie a importância da Equipe
Boa parte do processo de motivação do educador ocorre dentro da escola, um exemplo disso é a influência que diretores e coordenadores possuem em motivar seus professores. Essa ação deixa evidente a importância que eles possuem diante da direção e isso deve ser replicado entre os professores, criando um elo de confiança.
7. Diálogo transparente
A comunicação transparente entre coordenadores, diretores, pais, alunos é uma das ferramentas que mais motivam os professores. Por esta razão desenvolver diálogo claro, diminui conflitos internos, diminui a competição entre os profissionais, melhora a relação com os pais e direção, pois todos estão inclusos nas tomadas de decisões.
8. Compartilhe as metas da escola
Estabelecer metas de curto, médio e longo prazo ajuda os professores a se manterem engajados no trabalho e nas ações escolares. Se contar que o compartilhamento dessas metas facilita o seu cumprimento. Quer motivar os professores? Dividir metas na empresa faz com que 65% das pessoas envolvidas tenham chances de atingi-la, por isso compartilhe as metas da escola.
9. Capacitação e qualificação
O desenvolvimento e a busca contínua por capacitação fazem com que os professores se sintam apoiados e motivados, para o seu ofício.
Se sentem capazes e confiantes para fazer o seu melhor e além. Capacitação é sinônimo de estímulo, pois o educador sentirá que deve colaborar e ser proativo ainda mais com o trabalho.
Siga-nos nas Redes Sociais:
- Twitter: @pprofessores
- Instagram: @palestraparaprofessores
- Facebook: Palestraparaprofessores
10. O que motiva os professores? Reconhecimento
O reconhecimento é uma das formas mais eficazes de motivar e promover conquistas no ambiente escolar e pessoal. Professores, docentes, educadores e profissionais que trabalham com educação se sentem felizes ao serem reconhecidos.
Reconhecimento traz benefícios para a escola, melhora e aumenta a produtividade, e inspira funcionários a buscar melhores resultados para o sucesso da escola.
11. Dinâmicas motivacionais
As dinâmicas são formas criativas de motivar os professores, elas ensinam, promovem bem-estar, integração e conhecimento. É também uma forma de descontrair tendo em vista que a escola às vezes não é um ambiente harmônico e nesse momento que entra a dinâmica. Nela você pode compartilhar experiências, ensinar lições, motivar e dar oportunidade para que o professor se expresse.
12. Acompanhe e compartilhe os resultados (feedback)
Grande parte das empresas de inovação tem como foco principal os resultados e dados gerados por suas ações. Isso possibilita essas empresas a corrigir rotas, melhorar a performance de seus profissionais e tomar decisões mais assertivas. E na escola não é diferente acompanhar, compartilhar e metrificar ações são fundamentais para o crescimento da escola. Hoje existem tecnologias que gerenciam estas informações na escola, mas se não tiver como adquiri-las invista no feedback, além de motivar melhora o desempenho do profissional.
13. Melhoria da infraestrutura e segurança escolar
Não se trata de vaidade, mas da lembrança de que a infraestrutura escolar desempenha um papel essencial na formação dos alunos e gera motivação influenciando no desenvolvimento do trabalho dos professores. Investir em uma biblioteca bem arquitetada, em salas de aulas com cadeiras confortáveis, local iluminado, bem arejado com foco em conforto e bem-estar é fundamental para professores e alunos que querem melhores resultados.
14. Invista no planejamento anual escolar
Mas como investir no planejamento anual escolar? Bem, o primeiro passo é identificar o objetivo do plano e metas da escola. Estabeleça metas e objetivos que estejam claros para os pais, alunos e professores. Isso não só ajuda a manter o professor motivado, mas faz com que esteja constantemente engajado em prol dessas metas e objetivos.
Lembrando que meta é aquilo que é mais geral, já o objetivo é mais específico e ambos devem ser estabelecidos de maneira tangível.
15. Zerar a corrupção
Desvio de verbas, compra de títulos universitários pela internet, escolas sem manutenção, bibliotecas com livros desatualizados.
Estes e uma série de outros problemas prejudicam o avanço da educação no Brasil e afasta o cidadão o deixando mais longe de uma educação de qualidade. Por isso, fiscalizar os investimentos, e fazer com o que o dinheiro chegue à escola e cumpra o seu papel é de fundamental importância.
Conclusão, estas são as 15 ações sobre o que motiva os professores, ficou faltando alguma, deixe nos comentários, teremos prazer em incluir em nosso artigo.
Gostou do artigo O que motiva os professores? Então, não esqueça de compartilhar nas redes sociais e enviar para outros colegas de trabalho.