Palestra antidrogas: Saiba o que é, principais temas e suas importância
Uma das formas mais eficazes de combate às drogas é a prevenção, e tendo como base essa plataforma a palestra antidrogas é uma das melhores maneiras de comunicar, prevenir, educar e motivar o não uso de drogas psicoativas e sintéticas.
Escolas, empresas e a própria comunidade são locais onde o cidadão pode receber informações sobre leis e direitos à vida. Antecipadamente por serem plataformas promotoras de educação servem como locais para promoção de conhecimento sobre as políticas antidrogas. A ideia é gerar valor conscientização e melhor qualidade de vida aos seus profissionais, alunos, pais e professores.
Antes de mais nada a palestra sobre drogas visa motivar as classes minoritárias, bem como pessoas em estado de vulnerabilidade, como os povos indígenas, por exemplo. Além de ajudá-los a entender como funcionam as políticas antidrogas e desenvolver ações sociais preventivas através de empresas, escolas e comunidades.
Saiba como podemos ajudar sua escola ou empresa com uma palestra para jovens, Fale Conosco!
[forminator_form id=”53567″]
O que é a palestra antidrogas?
A princípio palestra antidrogas é uma das formas mais eficazes de promover prevenção, proteção de pessoas em estado de vulnerabilidade, como povos indígenas, e promover conhecimento da jurisprudência e política antidrogas lícitas e ilícitas, bem como os seus impactos na sociedade civil.
Um exemplo desta ação é a palestra sobre drogas para jovens, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) há uma crescente no uso de drogas em todo o mundo, em especial entre os jovens, é o que afirma o relatório anual do International Narcotics Control Board (INCB).
Á primeira vista, segundo o conjunto de estudos, publicados no relatório do INCB, apontam que quanto mais cedo se iniciar o consumo de álcool, tabaco e cannabis, que comumente ocorre entre os 16 e os 19 anos a faixa etária mais frequente, aumentando assim as chances de consumo de drogas de alto teor destrutivo na vida adulta. Percebe a importância da palestra sobre drogas na escola?
Os programas de prevenção em políticas antidrogas devem cumprir seu uso devido no combate às drogas e são eficazes quando implementados de maneira correta, e têm como público prioritário a juventude. É o que afirma o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, mas sabemos que a temática atinge todas as classes sociais. Você pode ler o Relatório Mundial sobre Drogas de 2021, completo neste link wdr.unodc.org/
Saiba neste artigo qual a importância de uma palestra antidrogas, como as palestras antidrogas para jovens e povos indígenas podem ajudar a sociedade e proteger essas populações, além de saber os melhores temas, como falar e conscientizar as pessoas sobre o não uso de drogas.
Qual a importância da palestra antidrogas?
Para entender qual a importância das palestras antidrogas é preciso compreender um cenário amplo e complexo que passa por uma série de nuances como por exemplo o comportamento de risco. Este termo, comportamento de risco ele é tema recorrente das ações em segurança do trabalho e palestras de sipat, porém a palestra antidrogas tem como fundamental importância a prevenção.
Visa ajudar a população em especial aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade e compreender como se proteger, conhecer a jurisprudência de maneira que eles saibam responsabilidade e deveres perante as leis que defendam o direito à vida. Além de informar a este público sobre os comportamentos de risco que geram insegurança social elevando os patamares da violência e acidentes no trânsito devido ao alto consumo de drogas.
Dados do Organização Pan-Americana da Saúde (PAHO), sobre a prevalência do uso de drogas como cannabis, cocaína, anfetaminas e benzodiazepínicos associadas a acidentes de trânsito, Que houve entre os mortos uma variedade no consumo entre 8,8% e 33,5%.
Tendo em vista estas problemáticas a palestra antidrogas deve ter como objetivo central a comunicação clara em relação ao público, visando:
- Acolher;
- Informar;
- Prevenir;
- Conscientizar;
- Motivar;
- Educar.
Palestra antidrogas para indígenas
A conscientização do não uso de drogas deve chegar aos povos indígenas, isso é porque eles têm sido uma das principais vítimas. A maioria deles se encontra em situação de vulnerabilidade. Lembrando que além das drogas lícitas e ilícitas, as populações indígenas no Brasil sofrem pesada carga de doenças, dificuldade ao acesso e a baixa qualidade da atenção médica recebida, pois, mesmo nas periferias mais pobres das cidades brasileiras.
É precisa analisar, os fatores de risco e desenvolver ações de proteção em diferentes grupos de usuários de drogas como, adolescentes, idosos, mulheres dos povos indígenas a palestra antidrogas para indígenas é uma forma eficaz.
O que falar em uma palestra sobre drogas?
As drogas estão entre os temas para debates na escola, mas há uma questão, como conscientizar os jovens a não usar drogas? Antes de lhe dar alguns temas para abordar e lhe dar algumas dicas de como falar em uma palestra sobre drogas.
Público-alvo
Precipuamente invista no entendimento da comunidade ou local de atuação, ouça pais, professores, alunos e agentes comunitários, antes de abordar diretamente o tema. Entenda o público-alvo, faixa etária, nível social, essas informações ajudarão na implementação de políticas eficazes. Além de facilitar a comunicação com os ouvintes, cada lugar propõe desafios diferentes e requer soluções personalizadas para atender ao público-alvo e suas reais necessidades.
Família
Lembrando que a família é o núcleo principal de desenvolvimento do cidadão. A família precisa se conscientizar da importância da prevenção, além de ter o conhecimento de ferramentas que vão ajudar na recuperação do dependente químico.
“Dependendo da família, o jovem pode ser influenciado a se envolver no mundo das drogas. “Nas famílias que são mais permissivas, onde se bebe, se fuma, se fala de drogas com naturalidade, a chance das crianças e dos adolescentes terem contato com drogas mais cedo é maior.” Carlos Bergling, toxicologista da Escola Paulista de Medicina (EPM)
Prevenção
Foque na prevenção. Sabemos que é preciso que o estado invista em inteligência a fim de inibir a produção bem como os seus reflexos no tecido social, é necessário mais investimentos reforçando a segurança nas fronteiras para inibir o crime. Mas prevenção é palavra-chave no assunto antidrogas, pois conscientizando a população sobre o não uso, desenvolvendo ações no atendimento e orientações para tratamento é fundamental.
Temas para falar em uma palestra sobre drogas
Ao trabalhar com o tema drogas, listamos alguns temas abaixo para lhe ajudar a disseminar o assunto antidrogas nas empresas e escolas.
- Consequências no uso de drogas.
- Como funciona as políticas de prevenção
- O que pode ser feito para combater as drogas.
- Quais os problemas que as drogas causam na sociedade.
- Prevenção começa em casa.
- Esporte como agente preventivo de drogas.
- Quais os efeitos do álcool no seu corpo?
Nossa empresa promove palestras e oferece material para palestra sobre drogas com o fim de colaborar com as comunidades no processo de prevenção. Não sabe como conscientizar as pessoas sobre o uso de drogas? Nosso time está preparado para ajudar a sua escola, empresa ou comunidade, baixe gratuitamente uma palestra sobre drogas para jovens em powerpoint.