Por que a escola me faz mal? Motivos por que a escola te faz se sentir mal

Já se pegou pensando, porque a escola me faz querer morrer? Pode parecer exagero, mas o ambiente de tensão escolar pode afetar diretamente a sua saúde mental e física. A sensação de que nos leva a pensar, a escola me da ansiedade, não é apenas uma impressão, pode se tratar de uma realidade.

Precipuamente fadiga, violência escolar, estresse, mau comportamento dos alunos, intrigas e baixa remuneração são itens que afetam os alunos e reduz o desempenho dos professores.

Em um ambiente escolar, a incapacidade de pensar aumenta, o que leva os alunos a dormirem durante as aulas e não conseguem absorver o que é ensinado. Fato é que existem alguns motivos que afetam tanto professores quanto alunos, quando o assunto é por que a escola me faz mal.

Ao escrever este artigo pesquisei no Google palavras chaves como “a escola me” ou porque a escola me faz mal” e o resultado gerou uma série de palavras negativas. Muitas pessoas fazem memes com isso, mas nós preferirmos te ajudar escrevendo as principais causas, para colaboramos com o crescimento da educação em nosso país. Vamos lá?!

Porque a escola me faz mal

Sobretudo, vamos ajudá-los a evitar esses extremos, e trazer algumas razões que se identificadas com antecedência podem ser resolvidas. As questões apresentadas vão nos dar uma dimensão melhor para responder as questões, porque a escola me faz mal para o futuro, para os pais, alunos e professores.

Muitos professores trabalham em condições insalubres, isso é, situação que não é favorável para a saúde do profissional. Muitos são obrigados a trabalhar em um ambiente doentio, mau estruturado que causa doenças ao educador e prejuízo aos alunos.

Fadiga

Como não se estressar na sala de aula? Difícil, pois a fadiga é um tipo de cansaço mental, causado pelo excesso de trabalho e o estresse no ambiente escolar. Precipuamente a fadiga pode ocorrer devido ao desgaste físico ou mental, consumindo a energia e reduzindo o desejo de realizar tarefas comuns do cotidiano. Antes de mais nada, pode ser também a causa de dores de cabeça contínuas, insônia e cansaço.

Dessa maneira, notamos que a fadiga faz com que os alunos e professores não atinjam um desempenho satisfatório durante as aulas. Pois este cansaço dificulta a concentração, afeta o sono, muitos dormem em sala de aula, e impacta negativamente no processo de aprendizagem. Sabemos que a fadiga pode ser o gatilho que pode desencadear uma série de consequências mais graves sobre alunos e profissionais da educação.

Violência escolar

A escola me deixa triste, e não é sem razão, pesquisas sobre o clima escolar apontam que oito em cada dez jovens já presenciaram atos de violência nas escolas. É preciso fazer grandes malabarismos, mas às vezes não tem como não se estressar com alunos.

O Instituto Locomotiva em parceria com a Apeoesp, promoveu pesquisa em que revelou que 54% dos educadores já sofreram algum tipo de violência nas escolas.

“O que me faz mal na escola na verdade é ter que conviver com a violência social de pais, professores e alunos”. Noemi Alves, Agente de organização escolar

Sem dúvida a violência no ambiente escolar é um ato estressor que pode gerar uma sensação negativa sobre a escola. Sobretudo é preciso desenvolver técnicas de, como ter paciência na sala de aula, por exemplo.

Mau comportamento dos alunos

Antes de mais nada, a escola não é uma extensão da família, mas poderia ser uma parceria fundamental no desenvolvimento humano. Sobretudo na sociedade atual essa integração que a princípio deveria somar hoje parece ser um problema.

Por que a escola me faz mal?

E o mau comportamento dos alunos em casa são repetidos no cotidiano escolar e é um sintoma que pode te levar a questionar, por que a escola me faz mal? Isto ocorre porque a escola deixou de ser um local que oportuniza conhecimento, e passou a fazer o papel do tutor.

Desvalorização

A escola me faz sentir um lixo, bem, todos queremos ser reconhecidos pelo que fazemos e isso é positivo, mas a sensação de desvalorização é quase geral em professores e alunos.

Juntamente com a valorização dos alunos e professores deve ser a meta principal para garantir uma educação de qualidade. Mas a maioria dos professores não indicam a profissão para os mais novos devido aos baixos salários e falta de valorização. Esta é sem dúvida uma das razões pela qual nos sentimos mal na escola.

Depressão

Enfim a escola me deixa depressivo, esta frase, não é um exagero, trata-se de uma dura realidade enfrentada pelos professores brasileiros. Do mesmo modo, pesquisa aponta que 72% dos professores enfrentam problemas de saúde mental como depressão e ansiedade. Imediatamente cerca de 100 professores da rede estadual de São Paulo foram afastados por transtornos mentais ou comportamentais em 2019.

Estresse

Quais são as coisas que podem causar estresse no professor? Entre as principais causas esta o estresse, que é um sintoma sentido mental e físico, decorrente de situações de pressão excessiva e cansaço. Quando estamos estressados o corpo está sempre em “modo de ataque”, produzindo hormônios como:

  • Adrenalina: Hormônio que prepara o indivíduo para luta ou fuga;
  • Cortisol: Hormônio liberado para preparar o organismo para situações de perigo;
  • Norepinefrina: Similar a adrenalina tem como função preparar o corpo para alguma ação física.

Do mesmo modo, o estresse impacta a vida pessoal e a rotina escolar de professores, pais e alunos. Produzimos uma série de artigos sobre o que causa estresse na escola? E que vai te ajudar a entender de maneira mais completa este assunto.

Comparação

Cada professor tem um jeito especial de ser e isso se reflete sobre a sua forma de ensinar e cada aluno tem o seu tempo e forma de aprender. E às vezes nos sentimos inferiores uns aos outros porque achamos que não somos capazes de fazer melhor. Isto pode ser um sinal de baixa autoestima, e ela reflete diretamente nas relações e não é diferente na escola.

Intrigas

Há intrigas entre professores e alunos, entre alunos e alunos, e professores entre administração e etc. E um clima de tensão, fofocas e competição desleal, faz com que o indivíduo sofre em um ambiente de estresse. Quando a escola se torna um ambiente onde falta empatia, respeito e parceria, entre todos, cria-se um ciclo de baixa qualidade na produção do ensino.

Pressão por resultados

Muitos educadores se questionam se a escola é realmente necessária, e nós sabemos da sua importância como um local que oportuniza conhecimento. É sabido que quem sofre com pressão corre o risco de ficar desmotivado, desestimulado ou sem animo para trabalhar. Não são todos os profissionais que rendem sob pressão, e esta é uma das razões de muitos professores questionarem, por que a escola me faz mal?