Estudo bíblico sobre família COMPLETO

Estudo bíblico sobre família: A família é um projeto idealizado por Deus, coroa da criação, como vemos em Gênesis 1:26, 2:18. Mas esta base tem sido vista por alguns como projeto falido, e que deve ser “desfeita”, porém é sabido que o núcleo familiar é a base do sucesso ou fracasso da estrutura social e espiritual.

Antes de mais nada, por esta razão, é necessário que o casal, e os filhos, e familiares compreendam e reconheçam a Deus como criador, mantenedor e conselheiro máximo de todos os membros do ciclo familiar.

Sobretudo, a proposta é que Jesus possa mudar a condição da mulher, do homem e dos filhos perante a sociedade, respeitando os princípios base da valorização da fé no Senhor.

Neste estudo bíblico sobre família, você aprenderá a importância da família, saberá como desfrutar da promessa de bênçãos e como ter uma família vitoriosa.

salvar-casamento

Ainda mais, reunimos não apenas um texto bíblico sobre família, mas acrescemos comentários, e melhores os versículos sobre o assunto.

A bíblia responde uma série de questões, por exemplo, como salvar meu casamento que está em crise? O que fazer para educar os filhos? Como educar meus filhos? Tudo para que você seja alguém melhor dentro e fora do lar.

Sobretudo, pegue sua bíblia e não esqueça de começar o seu estudo sempre pedindo a orientação Divina, através da oração. À primeira vista, por outro lado queremos somar aos conhecimentos já existentes sobre família a luz das santa escritura, Vamos lá?!

Qual é o conceito de família na Bíblia?

Infográfico de Estudo bíblico sobre família

A família é uma instituição estabelecida, e criada por Deus, biblicamente é constituída por um pai, uma mãe e filho(s). Do mesmo modo a bíblia apresenta uma estrutura e modelo funcional, onde marido, mulher e filhos possuem funções distintas, porém colaborativas, todas baseadas em amar, respeitar, cuidar, aconselhar, proteger, e liderar:

Qual é o conceito de família na Bíblia?

Função Versículos sobre família
Marido Efésios 5:24, 1 Pedro 3:7, Colossenses 3:18-19, Eclesiastes 9:9, 1 Coríntios 7:5
Mulher Provérbios 18:22, Provérbios 19:14, 1 Coríntios 7:3, 1 Coríntios 7:10-11, 1 Coríntios 7:13-16
Filhos (a) Salmos 127:3-5, Provérbios 17:6, Salmos 37:25-26, Salmos 128:1-3, Isaías 54:13

Segundo a Constituição brasileira, o conceito de família abrange diversas formas de organização fundamentadas na relação afetiva entre seus membros. Sob o mesmo ponto de vista, todos referentes a um grupo de pessoas com laços consanguíneos ou não, afetivos entre si convivendo sobre o mesmo espaço.

Segundo o estatuto,  família é “o núcleo social formado a partir da união entre um homem e uma mulher, por meio de casamento ou união estável, ou ainda por comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.” Fonte: IBDFAM

salvar-casamento

Estudo bíblico sobre família: Quem criou a família?

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne. Efésios 5:31

Resposta: Então o Senhor Deus declarou: Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda. Gênesis 2:18


E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão os dois uma só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Mateus 19:5,6


Por este motivo, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua esposa, e os dois se tornarão uma só carne. Efésios 5:31

Os papéis na família

Comentário: Juntamente com estes conceitos sabemos que Deus é o criador da família. Seu propósito único é que este núcleo social, mental e espiritual sirva como base para a felicidade presente e futura do ser humano.

Ainda mais, no caso de Gênesis 2:18, há uma interpretação errônea que muitos cristãos fazem, como se a mulher fosse menor que o homem e isso não é verdade.

Ao mesmo tempo, pensar igualdade e parceria entre os sexos era, e é, o propósito do Senhor Deus. Imediatamente se interpretado literalmente veremos que neste caso quem auxilia é mais forte do que quem é auxiliado, é mesmo o termo atual interpretado.

“Auxiliadora”, não há nada de diminutivo pois: Não será assim entre vós. Ao contrário, quem desejar ser importante entre vós será esse o que deva servir aos demais.

Estudo bíblico sobre família é parte da série Bíblia em Ação

Estudo bíblico sobre depressão Estudo bíblico sobre a Bíblia Estudo bíblico sobre a Cura da Alma

Por que Deus criou a família?

Resposta: E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Gênesis 1:26-28


Comentário: Nesse ínterim entendemos que a família foi criada por Deus, para ser um reflexo da imagem e semelhança de Deus, não só no aspecto físico, mas no estado:

  •         Mental: 1 Coríntios 2:16
  •         Físico: 3 João 1:2
  •         Espiritual: João 4:23

Enfim a família além de ser abençoada é um núcleo de domínio da terra, mar e céu, respeitando sempre e preservando a natureza.

Tendo em vista que o primeiro lar do casal era um jardim, o respeito à natureza e cuidado com os animais era fundamental, tanto que o primeiro trabalho de Adão era dar nomes aos bichos, Gênesis 2:20.

Em síntese a riqueza da família não para por aí, frutificai e multiplicai-vos, em outras versões está escrito, Sejam férteis e multiplicai.

Como abençoar seus filhos? Definitivamente a ideia é clara, multiplicar a força do amor, harmonia e poder da família por toda a terra. Dessa forma estas são as razões apresentadas pelo versículo sobre o porquê da criação da família.

Estudo bíblico sobre família

Qual é o significado da palavra família na Bíblia?

Comentário: A palavra família vem do latim, famulus, quer dizer escravo doméstico. Á primeira vista, o significado de família é o conjunto dos escravos pertencentes e dependentes de um chefe ou senhor.

Assim era a família greco-romana, formada por um patriarca e seus famulus: esposa, filhos, servos livres e escravos. Fonte: IBDFAM O conceito de família, origem e evolução.

Antes de mais nada, o significado da palavra família segundo a Bíblia apresenta o conceito através de termos como:

  • Os da casa de… Gênesis 12:1;
  • Parentela ou parentes… 1 Timóteo 5:8;
  • Clã… Gênesis 24:40;
  • Lar… Juízes 20:8;
  • Família… Salmos 103:17-18.

Frequentemente trata-se de uma instituição Divina, núcleo social de amor, educação, respeito, saúde, liberdade, local de transmissão e vivência da fé em Deus.

Qual a função da família?

A família possui ampla função em seus núcleos internos de vivência e impactos sociais, vamos enumerar algumas funções de acordo com a bíblia.

Função da família Versículos
Amor 1 João 4:8 / 1 João 4:19
Saúde 3 João 1:2
Adoração Jó 1:5
Paz Efésios 6:1,4 / Gênesis 18:19
Educação Deuteronômio 6:7
Salvação Atos 16:31
Missão Josué 24:15
Fidelidade Gênesis 7:1
Ensino Provérbios 22:6
Respeito Êxodo 20:12
Responsabilidade Timóteo 3:5

O que Deus pensa sobre a família?

Deus espera que seu caráter seja reflito em ações práticas no núcleo familiar promovendo saúde para todos os indivíduos.

Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. 1 João 4:8. Ora se Deus é amor, fica fácil descobrir o que ele pensa sobre a família. Seu propósito é de que a família reflita a sua imagem de amor, salvação, paz, justiça, perdão e verdade na vivência de uns com os outros.


Olha o que Deus pensa e diz sobre a família: Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro. Jeremias 29:11


O Salmo 128 reflete a exatidão do pensamento de Deus sobre a família.

Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida. E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.
Salmos 128:1-6

O que posso fazer para cuidar da minha família?

Sobre tudo, orem e estudem a bíblia juntos, dediquem um tempo ao lazer e recreação, evitem críticas e palavras negativas. Da mesma forma, ame e cuide das pessoas ao seu redor, ensine seus filhos a fazerem o mesmo, pessoas são a razão de nossa existência. Desenvolva as 5 linguagens do amor, palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviço e toque físico.

Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. Eclesiastes 4:9-12


Mandamentos para felicidade da família

  • Valorizem a presença um do outro;
  • O tempo é o principal ativo da família, usem a seu favor;
  • Tenham intimidade, sejam amigos e cúmplices de aventuras;
  • Não levem a vida tão a sério a ponto de perder a graça;
  • Nem levem tudo na brincadeira a ponto de perder a seriedade;
  • Perdoe e não fique remoendo o passado;
  • Busque se alimentar de maneira saudável;
  • Estimule a prática de exercícios físicos;
  • Proponha mais momentos juntos;
  • Invista em terapias de família online;
  • Estimule os hobbies e prazeres individuais;
  • Respeite a individualidade de cada membro da família;
  • Memorize promessas bíblicas de Deus sobre a família.

Conclusão: A glória desta última casa será maior do que a da primeira, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos. Ageu 2:8-9

Meu compromisso: Prometo rever e praticar este estudo bíblico sobre família, sim eu recebo as bênçãos de Deus sobre a minha vida, e prometo cuidar da minha família e conduzi-la aos pés de Jesus.

Oração final do Estudo bíblico sobre família.