Estudo bíblico para a cura da alma e do espírito

Este é um estudo bíblico sobre cura interior, é indicado para pessoas que precisam de esperança e cura da alma. É um compilado dos melhores versículos da bíblia para acender a luz da esperança em seu coração, ideal para tempos complexos como os que vivemos.

Entenda o que é a cura da alma, o que a bíblia fala sobre, e como obter a cura espiritual através da bíblia sagrada. Deus quer curar as feridas da alma, quer lhe dar a cura da alma e do espírito, que este estudo bíblico lhe traga cura espiritual.

Os direitos de uso deste estudo bíblico são livres, pode baixar a versão em PDF gratuitamente e estudar onde quiser. Indicamos que para realizar este estudo comece sempre com uma oração e tenha bíblia como base para seu estudo pessoal. Oração inicial: Pai, abençoa-nos com a tua palavra viva, e cura a nossa alma, que nossos problemas encontre em ti empatia e amor em nome de Jesus. Amém!

O que é a cura da alma?

Introdução do Estudo bíblico cura da alma

A cura da alma, é a paz que Deus nos dá em meio aos momentos difíceis, como perdas e dores mentais. É a certeza de consolo e paz em meio às dificuldades: Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se turbe o seu coração, nem tenham medo. João 14:27

Vivemos em nossa sociedade tempos muito difíceis, as notícias em sua maioria consomem a nossa atenção e a nossa saúde. São guerras, fome, doenças, depressão, angústia e violência, tudo caminha confirmando o cenário profético, previsto pela bíblia firmando a sua veracidade.

Está escrito: Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. 2 Timóteo 3:1-5

Este texto foi escrito pelo apóstolo Paulo ano 64 D.C, mas revelam a realidade de um tempo complexo cuja bússola aponta sempre para o tempo do fim. O capítulo 24:12 do livro do evangelho de Mateus afirma:

Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará. Mateus 24:12

Este cenário reflete nitidamente na saúde mental de todo ser humano, o grande conflito espiritual nos impacta diariamente. São centenas de milhares de pessoas em busca de cura mental, são pessoas que estão buscando respostas para suas dores e um pouco de paz. E se você é uma destas pessoas, você está no lugar certo, aqui você encontrará a cura para a sua alma ferida através de versículos da palavra de Deus.

Por que não tenho paz na alma?

E curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. Jeremias 6:14

Comentário: Quando estamos necessitando de cura na alma, nada que satisfaça o ego pode nos curar. A cura da alma, não tem a ver com bens que possuímos, ou lugares que vamos ou quão bonitos somos.

Todas estas coisas são importantes, mas nenhuma é mais importante do que a sua mente, e o seu coração. A falta de fé, a ausência de perdão, culpa, são itens que prejudicam a alma e ferem, causando maior dor. Muitos hoje estão feridos porque buscaram preencher o vazio da alma com aquilo que não satisfaz, a bebida pode parecer “acalmar” a sua dor, o excesso de trabalho para ser a fuga de um mundo real que não quero, e pelo horário comercial pode até me dar “paz”.

Mas quando a ilusão do prazer acaba, entendemos o que o profeta está dizendo, “curam superficialmente a ferida…dizendo Paz, Paz”. Sem Deus nunca teremos verdadeira paz.

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

Siga-nos nas Redes Sociais:

Como obter a cura da alma?

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11:28-30

Comentário: Os remédios para a cura da alma são: Fé, oração, arrependimento, confissão, e mudança de hábito, estes são os passos para receber a cura da alma.

Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. Isaías 59:1,2 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4:12

Busque a Deus, se quer realmente a cura da alma, precisa ansiar por sua graça, confessar os seus pecados e receber a paz que somente Cristo pode dar.

Será que Deus pode curar a minha alma?

Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Isaías 59:1

Comentário: Quando estamos vivendo sobre destroços de nossas escolhas ou do eu a vida nos deu, parece que não há esperança, mas não é assim.

Muitos milagres de Jesus, iniciavam não apenas com uma atitude de fé, mas com o interesse do mestre ao ouvir o que os enfermos precisam conformar a sua visão, por isso ele pergunta: Que queres que eu te faça? Lucas 18:41

Sim, Deus quer e vai curar a sua alma, o pai está te esperando:

Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí. Jeremias 31:3 Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores. Marcos 2:17

Se o buscar com honestidade de coração, ele não o lançará fora:

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6:37

O que a Bíblia fala sobre cura da alma?

A bíblia fala o seguinte sobre a cura da alma: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11:28-30

Comentário: Mateus 14:14, Isaías 41:14, Êxodo 15:26, Lucas 9:2, João 15:5, João 10:14, Isaías 41:10

Pregação sobre a cura da alma

Se você quer usar este estudo ou está procurando esboço de pregação sobre cura, este vídeo vai ajudá-lo. Aperte o play e assista o Pr. André Flores em sua pregação, A cura para o estresse, ansiedade e o medo.

E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara. Êxodo 15:26

Conclusão: Para oração, arrependimento, confissão, e mudança de hábito, estes são os passos para receber a cura da alma. Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11:6 Meu compromisso de fé: Eu aceito a Deus como meu salvador e firmo com ele o compromisso de amá-lo e permitir que seu amor me cure física, mental e espiritualmente.

Sim [  ]     Não [  ]

Oração: Pai nosso que estás no céu, meu coração sente paz, pois sei que curaste a minha alma ferida. Eu confio em ti e entrego os meus fardos em suas mãos. Quer aprender mais com um bom estudo bíblico cura da alma? Inscreva-se em nossa newsletter!