NEW!Conteúdo Exclusivo!Clique Aqui 

Saúde

Empatia

O que é Empatia?

Nos últimos anos muito tem se falado sobre o que é empatia e a sua importância não apenas para vida pessoal de cada indivíduo, mas principalmente à vida profissional, pois em diversos momentos o ambiente corporativo exige posicionamentos duros que ferem o próximo.

A empatia é a capacidade de uma pessoa se colocar no lugar de outra e se esforçar para compreender como ela se sente, pensa e até mesmo as suas atitudes que às vezes podem ser contrárias ao que acredita ser coerente, mas que ainda assim precisam ser respeitadas.

Em tese trata-se de uma compreensão emocional e para os psicólogos essa é uma habilidade ou ferramenta alcançada através da inteligência emocional. Ou seja, aquele que se compreende melhor consegue fazer o mesmo com o outro, mesmo com suas diferenças.

Saiba mais no texto o que é empatia e como ser uma pessoa mais empática no dia a dia.

“Empatia não só a capacidade de se colocar no lugar do outro é o esforço em entender que podia ser você”.

Entender o que é Empatia é fundamental nos dias de hoje

Com a proliferação da internet se tornou comum as comparações, críticas e outras atitudes que podem potencializar a autoestima de uma pessoa como diminuí-la -la devido a insensibilidade.

Diante desse cenário muito se fala sobre empatia e a importância de praticá-la no dia a dia consigo mesmo e com todos a sua volta sejam pessoas conhecidas ou não.

A empatia é uma habilidade que se desenvolve ao longo da vida e que consiste na capacidade da pessoa se colocar no lugar do outro sem julgamentos e grosserias a fim de entender como ela se sente, os seus pensamentos, opiniões, atitudes e outras escolhas que possa fazer.

Contudo, essa habilidade não é tão simples de se desenvolver. Na verdade ela requer mudanças internas visando o autoconhecimento e autoconfiança, pois você consegue se colocar no lugar do próximo quando compreende a si mesmo e, portanto, entende que o ato de julgar o outro por ser ele mesmo não cabe a você e a ninguém.

Como ser uma pessoa mais empática?

Cada dia mais falamos a respeito da necessidade de as pessoas serem empáticas com os outros, mas não apenas ao andar na rua, ao conversar com amigos ou estar com familiares.

Hoje a empatia é habilidade exigida por muitos empregos. Ou seja, as companhias estão valorizando cada dia mais as pessoas que além de terem inteligência emocional demonstram o seu lado humano, acolhedor e solicito com o próximo não julgando-o, mas ajudando-o.

Portanto, confira algumas dicas para se tornar uma pessoa mais empática no dia a dia:

  1. Saiba respeitar a opinião do outro;
  2. Aprenda a reconhecer as emoções sua e dos outros;
  3. Melhore a sua comunicação, aprenda a se expressar com empatia;
  4. Esteja disposto a ajudar o próximo e fazer o bem;
  5. Se atente à sua perspectiva sobre o outro, não julgue;
  6. Experimente a vida do outro;

O que é empatia para a psicologia?

Entender o que é empatia para a psicologia pode ser fundamental ao seu desenvolvimento pelo fato dessa ciência caracterizá-la como uma arte ou capacidade psicológica disponível em pessoas que possuem inteligência emocional para entender a si mesmo e ao próximo.

Falar em empatia se tornou algo comum nos últimos anos por conta das dificuldades que o mundo vivencia fazendo com que as pessoas reflitam sobre as suas divergências de vida, pensamento, atitude, sentimento e uma série de outros fatores que precisam ser respeitados.

O respeito é sem dúvidas uma das características que anda lado a lado da empatia, pois o objetivo é se colocar no lugar do outro respeitando suas escolhas, crenças e assim em diante.

Portanto, continue lendo o texto para entender o que é empatia e como desenvolvê-la.

Você sabe o que é empatia para a psicologia?

Muitas pessoas acreditam que sabem o real significado da palavra empatia considerando que ela é um sentimento que permite a sua afeição pelo próximo. Entretanto, a psicologia nos demonstra que muitas descrições podem estar equivocadas ou incompletas.

A empatia é de fato um sentimento ou capacidade psicológica que lhe permite se colocar no lugar do outro, mas ela não ocorre como um processo de dó ou caridade. Pelo contrário, é realmente um sentimento que impacta a pessoa e faz ela explorar o sentido de igualdade.

É por isso que os psicólogos falam que ela é uma habilidade que todas as pessoas podem desenvolver com o tempo, pois ela exige uma mudança interna não apenas de atitudes, mas na forma de peNsar, sentir e realmente se preocupar ou respeitar o próximo.

Empatia e Inteligência emocional, o que tem a ver?

Tudo. Os psicólogos apontam que uma pessoa só consegue ser naturalmente empática quando alcança um nível considerável de inteligência emocional permitindo que antes mesmo de cogitar se colocar no lugar do próximo ela entenda os seus reais sentimentos e atitudes.

Na inteligência emocional nós trabalhamos o autoconhecimento, autoconfiança, autoestima e outros fatores que nos permite a nos conhecer de todas as formas e a lidar com sentimentos internos e externos de forma coerente – não apenas consigo, mas com os outros.

Como praticar a empatia no dia a dia?

Você pode se policiar quanto as suas atitudes e a maneira como trata as pessoas permitindo ter reações mais empáticas. Ou seja, tentando não as julgar, mas respeitar suas escolhas.

De fato essa não é uma tarefa complicada, mas em tempos cuja o julgamento se tornou característica comum entre as pessoas ter atitudes empáticas pode exigir um longo caminho de treinamento, esforço e determinação. De qualquer forma, se atente a algumas dicas:

  • ouça as pessoas com atenção, sem julgamentos;
  • demonstre interesse e seja sincero, mas não grosseiro;
  • experimento a vida da pessoa mesmo que mentalmente;
  • explore seu coração, não apenas a mente;
  • desafie-se a sair da zona de conforto e enxergar outras histórias;

A empatia será sempre uma habilidade a ser evoluída nas pessoas então procure se policiar a respeito dos julgamentos ou atitudes que demonstram pouco caso. Não tente ter empatia e sim ser empático tanto com as outras pessoas como principalmente com você.

A empatia é um assunto que pode ser debatido em palestras realizadas em escolas, empresas e outros lugares. Nesse caos, se deseja desenvolver um evento e abordar o tema empatia com as pessoas entre em contato com a equipe “Palestras para Professores” e tire suas dúvidas.