Saiba o que é, os tipos de pessoas tóxica e como tratá-las

Toxidez é o nível que caracteriza uma substância nociva ao organismo.

E este efeito nocivo se dá com pessoas que promovem o seu veneno e no caso de uma pessoa tóxica é preciso evitar o contato.

Certamente você conhece uma pessoa tóxica que afeta a qualidade de vida no trabalho, ou convive com ela em sua família ou círculo de amigos.

Na maioria das vezes são facilmente detectadas pois as suas emoções negativas transparecem em ações nocivas.

Conheça as características deste tipo de pessoa e como elas afetam a sua saúde, pessoa tóxica sinais veja como tratá-las.

O que é pessoa tóxica?

“Pessoa tóxica é alguém que produz efeitos nocivos e prejudiciais aos outros e a si mesma através das suas atitudes negativas”.

Como saber se uma pessoa é tóxica?

Existem várias formas de saber se alguém é tóxico. E para descobrir você pode usar o método da observação ativa (PEA) que consiste em 3 passos:

  •         Pensamento
  •         Expressão e comunicação
  •         Ações

“O pensamento é o ensaio da ação.”
– Freud, Sigmund

Para saber se alguém é tóxico o primeiro passo é observar os seus pensamentos.

É claro que não estou me referindo a capacidade de ler a mente do outro, naturalmente não podemos fazer isso.

Mas a comunicação e a expressão negativa revelam o pensamento do indivíduo.

A forma agressiva como se expressa denota não apenas uma insatisfação opinativa, mas algo que vai além da simples insatisfação.

E comumente os pensamentos violentos que foram ensaiados por vezes se tornaram em uma ação tóxica.

Pessoa tóxica: saiba o que é e como identificá-la?

A pessoa que não consegue lidar com as suas emoções negativas, tende a transbordá-las em ações em ambientes sociais e em si mesma.

Com isso podemos estruturar um padrão comportamental e identificar essas pessoas em nosso ciclo social. No site Purebreak tem teste da pessoa tóxica, é legal faça depois que terminar a leitura.

Pessoa tóxica: saiba o que é e como identificá-la?

Quanto ao padrão de comportamento, trata-se de uma constante repetição de atitudes nocivas diante de circunstâncias semelhantes.

Por exemplo, a pessoa sempre “explode” quando tem sua ideia “rejeitada” ou opinião “contrariada”?

Será que você não está sendo vítima de uma pessoa tóxica ou sendo alguém tóxico?

Talvez você possa estar se aproximando de uma pessoa tóxica no relacionamento, ou queira apenas saber como saber se você é uma pessoa tóxica.

Este padrão pode te ajudar a descobrir, confira infográfico do padrão de comportamento da pessoa tóxica e descubra como agem as pessoas tóxicas.

  •       São manipuladores e controladores de pessoas;
  •       Invejosos; são escravos desse sentimento de angústia;
  •       Possuem ciúmes violento;
  •       Dramatizam suas próprias escolhas;
  •       São egoístas; colocam seus interesses, opiniões acima dos outros;
  •       Maledicentes, são especialistas em falar mal dos outros;
  •       Tratam as pessoas como objetos de suas necessidades;
  •       São severos consigo e críticos ácidos dos outros;
  •       Mestres em fazer intrigas;
  •       Mimados, com a pessoa tóxica não existe diálogo;
  •       Ficam irritados e tristes pelo sucesso alheio;
  •       Possuem baixa autoestima, mas são orgulhosos, se sentem suficientes e não buscam ajuda.

Tipos de pessoas tóxicas

  • Arrogantes

A humildade é uma virtude que a pessoa tóxica não possui, sente-se sempre superior aos outros. Suas atitudes revelam a sua soberba e insolência através de palavras e ações.

  • Vitimistas

Fazem do seu sofrimento seu hino, e aqui não se trata de alguém que realmente foi prejudicado, uma real vítima. Mas de alguém que alimenta constantemente seu sentimento de ser vítima.

  • Controladoras

Estes não possuem limites, não respeitam a privacidade alheia, possuem um sentimento de onipotência e vivem sobrecarregados, pois ninguém na visão dela pode fazer melhor.

  • Manipuladoras

As pessoas manipuladoras, possuem uma carência afetiva, são inseguras, e comumente fazem abuso de bebidas alcoólicas e drogas. No entanto, são especialistas em usar pessoas e circunstâncias para atingir seus desejos.

Manipuladoras

  • Ciumentas

Não me refiro a um ciúme comum e natural, mas ao exagero e possessão do outro. Amigos que não aceitam novas pessoas no círculo de amizade é um bom exemplo.

  • Dramáticas

A vida da pessoa tóxica daria um bom filme ou uma série pois o enredo de suas escolhas nocivas, são narradas com notas de dor e sofrimento. No entanto isto serve como escudo para esconder a própria toxicidade.

  • Egoístas

Esse hábito ou ação de expor seus interesses, desejos, opiniões e vontades em primeiro lugar, acima dos outros é nocivo.

  • Críticos

Nada está bom para o crítico, na maioria das vezes eles não construíram nada e por esta razão são ácidos em suas observações. “Foi apenas uma crítica construtiva”, nunca ouça uma “crítica construtiva” de quem nunca construiu nada.

  • Fofoqueiras

A pessoa tóxica é uma maledicência pós graduada na arte de falar da vida alheia. A sua vida é criticar e comentar de forma maldosa o que aconteceu com o outro. Mas atenção aos ouvidos que se abrem ao fofoqueiro, pois você pode ser a próxima vítima.

Fofoqueiros

  • Mimados

Esse termo depreciativo muitas vezes usado para as crianças que se comportam mal excessivamente, representa muito bem a pessoa tóxica. Esse comportamento pode derivar de uma educação rica em mimos e agrados, e pouco senso de empatia.

  • Irritados

As pessoas tóxicas costumam ser agitadas, principalmente quando são contrariados. Se enchem de raiva quando o que ela planejou não saiu conforme o seu plano, mas de outrem.

  • Orgulhosos

Muitos até notam que suas ações e palavras prejudicaram alguém, mas são orgulhosos e auto suficiente, não procuram ajuda em psicólogos e nem em terapias, pois para eles isso é sinônimo de fraqueza.

  • Invejosas

A inveja é um sentimento de angústia da pessoa tóxica, perante as pessoas do seu ciclo social. Sabemos que a inveja não é desejar o que o outro tem, a inveja é desejar que o outro não tenha aquilo que você deseja. Talvez a palavra inveja represente bem a pessoa invejosa.

  • Mentirosa

A pessoa tóxica vive é aquele que vive contando mentiras para si e para os outros. Esta sempre em busca de encontrar novas formas de enganar as pessoas, são falsos e traiçoeiros. A pessoa mentirosa não é digna de confiança.

Como tratar uma pessoa tóxica?

Diante deste cenário complexo e talvez deste relacionamento abusivo que esteja vivendo é preciso tomar algumas atitudes e saber como lidar com pessoas difíceis e tóxicas.

Crie limites no relacionamento com a pessoa tóxica, desestimule a relação, diminuindo encontros e a aproximação.

Não pague com a mesma moeda, revidar não é o antídoto para este veneno.

Nem sempre o bloqueio ou a exclusão é a melhor solução, se excluir todo mundo que te decepcionar pode acabar sozinha.

Todos nós temos em algum nível dificuldades para nos adaptarmos a situações e pessoas. As relações no trabalho, faculdade, relações afetivas e sociais são fundamentais para a nossa vida.

Exercer compaixão é fundamental para lidar com pessoas tóxicas, e não fazer parte das crenças limitantes desse tipo de pessoa.

Há uma frase que diz: trate as pessoas como você gostaria de ser tratado, mas afinal de contas todos nós em algum momento podemos ter a atitude de uma pessoa tóxica.