Estudo completo sobre depressão de acordo com a Bíblia

Estudo bíblico vencendo a depressão

Estudo bíblico depressão: Os patriarcas da fé cristã possuem uma importância significativa ante a história do cristianismo. E toda sua força e influência no mundo derivam de pessoas que lutaram com leões, derrubaram muralhas, venceram a fornalha, derrubaram gigantes, batalhas impossíveis e fizeram proezas. Mas há um detalhe que a maioria dos religiosos ignoram, todos estes feitos só ocorreram por causa do Poder de Deus. Na realidade não existem super-heróis bíblicos, os patriarcas são secundários neste cenário. E mesmo que inconsciente, a maioria de nós tem a sensação de que os patriarcas foram super-heróis e por isso não podem sofrer, não podem perder, e não podem também ficar doentes. Sobretudo, este é um erro grave, pois todos são humanos e vão enfrentar desafios que nem sempre saíram vitoriosos, este é o conceito básico do estudo bíblico sobre depressão que faremos. Trata-se de uma reflexão madura, não determinista, mas uma forma de encarar as perdas e dores da vida com esperança. Depressão é uma doença e os cristãos não estão alheios às consequências do pecado, entenda por quê, aprenda tudo sobre depressão a luz da bíblia pdf, se quiser baixe um resumo deste estudo bíblico em pdf.

Quer receber Versículos inspiradores? Inscreva-se em nossa newsletter.

[Form id=”11″]

Introdução do Estudo bíblico sobre depressão

Antes de mais nada, há diagnosticados em todo mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas com depressão. E estatisticamente se pegarmos esse número certamente encontraremos entre eles pessoas cristãs, honestas, fiéis aos princípios bíblicos e que amam a Deus. Sim, pessoas que amam a Deus ficam doentes, podemos citar o episódio em que Lázaro adoece e morre. A ir ao encontro da família em dor, Jesus encontra uma das irmãs de Lázaro, Maria, pelo caminho e ouve as palavras:

“Senhor, aquele a quem amas está doente”. João 11:3

Esta frase revela a maturidade que todo cristão deve desenvolver, Lázaro era amigo íntimo de Jesus, tinha proximidade, mas adoeceu e morreu. Ou seja, Jesus amava a família de Lázaro, Maria e Marta, mas o amor de Deus não impede que teu filho não fique doente, que você não perca o emprego e ou seu cônjuge vá embora. Essa visão mimada que alguns cristãos possuem de Deus, e a forma como ele age nas horas de crise se demonstra impotentes em momentos de dor como a perda de um ente querido. Isso porque não compreenderam que o fato de Deus nos amar não nos torna imbatíveis ou imortais, pelo contrário continuaremos a passar por dificuldades. Mas onde está a vantagem? Hora o diferencial está em saber que somos amados por Deus, a promessa é clara: Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. Salmo 23:4 A certeza é, você vai passar por momentos difíceis, mas a minha companhia a minha presença o meu alívio será certo para os que me amam.

Estudo bíblico depressão e esperança

Neste Estudo Bíblico sobre depressão, à luz da bíblia, queremos trazer esperança e luz sobre esta doença que tem consumido a vida de muitas pessoas. E mostrar que cristãos podem enfrentar a depressão com a ajuda e companhia daquele que não falha. Este estudo bíblico visa trazer saúde e qualidade de vida espiritual, física e mental, comece sempre com uma oração, vamos lá? Oração: Pai nosso que estás nos céus, viemos a tua presença, porque sabemos que aqui encontraremos segurança e saúde para nossa vida, por isso nos abençoe com a tua presença, e com a tua palavra, em nome de Jesus. Amém!

O que é a depressão?

Distúrbio mental caracterizado por depressão persistente ou perda de interesse em atividades, prejudicando significativamente o dia a dia. As causas possíveis incluem uma combinação de origens biológicas, psicológicas e sociais de angústia. Cada vez mais, as pesquisas sugerem que esses fatores podem causar mudanças na função cerebral, incluindo alteração na atividade de determinados circuitos neuronais no cérebro. A sensação persistente de tristeza ou perda de interesse que caracteriza a depressão pode levar a uma variedade de sintomas físicos e comportamentais. Estes podem incluir alterações no sono, apetite, nível de energia, concentração, comportamento diário ou autoestima. Organização Pan-Americana de Saúde (PAHO)

Estudos Bíblicos Gratuitos, Baixe agora!

Depressão é pecado?

Não, depressão não é pecado. Segundo a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde a depressão (CID 10 – F33) é uma doença psiquiátrica crônica. Tem como sintomas tristeza profunda, perda de interesse pela vida social, ausência de ânimo e oscilações contínuas de humor. Depressão não é ansiedade, mas é comum que esta patologia possa produzir no paciente pensamentos suicidas. Precisando de atenção médica e acompanhamento familiar, de amigos e irmãos durante o tratamento e posterior a ele.

Depressão não é possessão.

Depressão é uma doença da mente e não possessão demoníaca. Mas é preciso lembrar que o mal faz uso das nossas fragilidades para causar doenças na mente e no corpo.

O que é a depressão no mundo espiritual?

A depressão no mundo espiritual ou depressão espiritual é consequência do pecado e se reflete na falta de comunhão com Deus. É o resultado negativo do grande conflito cósmico entre o bem e o mal. O pecado causou consequências perturbadoras na raça humana, gerando morte, violência, dor e sofrimento. Em resumo podemos dizer que a depressão no mundo espiritual é ausência da presença Divina, é o resultado da rejeição do amor Divino e de um saudável relacionamento com Deus.

“Porquanto, nossa luta não é contra seres humanos, e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste sistema mundial em trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” Efésios 6.12

Causas da depressão: A depressão patológica pode ocorrer devido a um conjunto de fatores, como má administração de perdas emocionais e físicas, por exemplo. Ou alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido afetando os neurotransmissores:
  •         Serotonina
  •         Noradrenalina
  •         Dopamina
Causas da depressão espiritual: A depressão espiritual é diferente pois tem a ver com o lado espiritual da vida humana. Ela pode derivar da falta de fé, comunhão diária, perdas e decepções da vida cristã, oração, testemunho e estudo profundo da bíblia. E mais que isso uma conexão de amor direta, prática e real com Deus. Para não entrar em depressão espiritual é preciso construir fortalezas espirituais que a Bíblia diz:  
“Pois as armas da nossa guerra não são terrenas, mas poderosas em Deus para destruir fortalezas! Destruímos vãs filosofias e a arrogância que tentam levar as pessoas para longe do conhecimento de Deus” 2 Coríntios 10.4,5.
  •         Oração
  •         Estudo da bíblia
  •         Testemunho

O que a bíblia diz sobre depressão e ansiedade?

Filipenses 4:6 – Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. Mateus 6:25,26 – Por isso vos digo: Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

Siga-nos nas Redes Sociais:

Como vencer a depressão com a palavra de Deus?

Praticando o que a bíblia e a medicina afirmam, essa é a melhor forma de vencer a depressão. Pois Deus deu a medicina para trazer saúde a palavra para nos dar esperança. A bíblia é uma fonte viva de esperança e saúde, mas se a palavra não é seguida é o mesmo que um médico diagnosticar uma doença, lhe dar o remédio e você não tomar. Para vencer a depressão com a palavra de Deus você deve cuidar das três áreas para recuperação: Física: Alimentar-se saudavelmente, fazer exercício físico, dormir bem, tomar banho de sol, cuidar de todo corpo.

O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate. Provérbios 15:13

Mental: Evitar ver, ler e ouvir coisas ruins, e buscar só coisas boas, bons filmes, boas músicas e pessoas.

Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim. Salmos 101:3

 Espiritual: Comunhão com Deus, adoração, estudo da bíblia, amor-próprio, amor ao próximo.

E buscar-me-ei e me achareis quando me buscares de todo o vosso coração. Jeremias 29:13

Dica extra: Procurar ajuda de um familiar ou amigo é fundamental para vencer a depressão, pois amigo de verdade faz isso aqui:
E alguns dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa. Logo se juntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra. Vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. Marcos 2:1-5

Quais personagens bíblicos enfrentaram a depressão?

Existem alguns pontos fundamentais sobre esta questão e que não podem ser tratados como por menores. Devem respeitar a hermenêutica do texto, respeitar o contexto e a realidade de fato. Em primeiro lugar a depressão precisa ser diagnosticada por um profissional. No ocidental, o primeiro a notar os sintomas de depressão e as sistematizou foi Hipócrates, considerado o pai da medicina, no século 4 a.C. Ele cunhou o nome melancolia a partir de duas outras palavras: mêlas = negro e kholê = bile. Psicanalise Clinica Fica quase que impossível pela leitura do texto dizer e junção de alguns poucos fatos dizer que tal personagem teve depressão. Para afirmar que o personagem tinha depressão é preciso analisar uma junção de fatores, como, a tristeza era recorrente no personagem? Ele tinha falta de interesse ou prazer diminuído? Como eram as atividades de rotina diária? O personagem bíblico possuía problemas com o sono ou a alimentação? Sofria com ganho ou perda de peso não intencional? Era agitado ou demonstra apatia, fadiga ou falta de energia? Quais eram as dificuldades de concentração destes personagens? Possuíam impulsos suicidas ou de automutilação? Percebe a complexidade? Não podemos confundir tristeza profunda com depressão, lembrando que nossa segurança está porto seguro da bíblia. Não existe nenhum relato escriturístico de que um desses personagens tiveram depressão. A lista abaixo é de personagens que enfrentaram uma tristeza profunda ou uma estafa mental muito grande.

Quem foi na Bíblia que teve depressão?

Personagem da Bíblia Versículo Bíblico
Jonas Jonas 4:3
Elias 1 Reis 19:4
Jeremias Jeremias 20:18
Jó 3:3; 6:2; 8-10; 7:11, 15, 16; 11:15-20.
Davi Salmos 42:2
Ana 1 Samuel 1:10
Jesus Mateus 26:38

 O que Deus fala sobre a depressão?

Venham à mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Mateus 11:28 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bempresente na angústia. Salmo 46:1 Minha alma se gloriará no Senhor; ouçam os oprimidos e se alegrem. Salmos 34:2 Oh! se eu pudesse consolar-me na minha tristeza! O meu coração desfalece em mim. Jeremias 8:18. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte. 2 Coríntios 12:10

Qual o melhor salmo para depressão?

O estudo bíblico depressão e outro temas são fundamentais para o crescimento e conhecimento da bíblia. Todos os capítulos do livro de salmos podem funcionar como conforto em momentos difíceis, mas os melhores salmos para depressão são: Tristezas de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombraram. Salmos 18:4. A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra. Salmos 119:28.  Salmos 88, 15, 42:11, 8, 6, 13, 30:5, 65:4, 40:1,3, 142, 118 e 130.

Qual o versículo na Bíblia que fala sobre depressão?

Muitas pessoas pergunta, qual versículo da Bíblia fala sobre depressão? Listamos abaixo alguns que servem como referência sobre o assunto. O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime! Deuteronômio 31:8 Dá atenção ao meu clamor, pois estou muito abatido; livra-me dos que me perseguem, pois são mais fortes do que eu. Salmos 142:6 Tu és a minha lâmpada, ó Senhor! O Senhor ilumina-me as trevas. 2 Samuel 22:29 O coração alegre é bom remédio, enquanto a tristeza faz secar os ossos. Provérbios 17:22. Tem misericórdia de mim, ó Senhor, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre. Salmos 31:9.

Deus pode curar a minha depressão?

Sim esta é a especialidade de Jesus, curar pessoas de todas as suas enfermidades, está escrito:

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor”. Lucas 4:18,19

Deus pode curar a sua depressão e restaurar por completo a saúde mental, espiritual e física. Mas é preciso que lhe ouça a voz e permita que sua luz brilhe sobre o seu coração, vá até ele em oração:

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6:37

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isaías 53:4,5

Como vencer a depressão com a Palavra de Deus?

Conclusão: Os cristãos podem sim passar por depressão, podem enfrentar a ansiedade e dores da angústia da vida, mas a nossa segurança e cura está em Deus.