O que fazer para abençoar seus filhos?

A pergunta o que fazer para educar os filhos não são comum basicamente é: Oferecer boa escola, natação, aprendizado de um novo idioma e nutrição.

É claro tudo isso é fundamental e básico quando o assunto é educação, mas o processo de educar é um pouco mais complexo.

Isso porque envolve questões como ética, valores morais e religiosos e questões surgem, como porque ler a bíblia? Além das influências do ambiente familiar há o social e até epigenética.

É preciso associar todas estas áreas a questão espiritual e emocional, isso é fundamental para a saúde dos nossos filhos.

“Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá”.
Salmos 127:3-5

E sabendo da importância do assunto listamos os principais versículos sobre filhos para lhe auxiliar na compreensão da educação na visão bíblica.

Faça esta leitura com a bíblia em mãos e grife os versos que forem do seu interesse, comente e compartilhe, assim fica mais fácil memorizar os versos, vamos a eles. 😉

Existem diversas maneiras práticas de abençoar nossos filhos para ajudá-los a serem saudáveis física, mental e espiritualmente.

1. Ore por seus filhos

Ore por sua prole, a bíblia nos aconselha orarmos continuamente, em Efésios 6:18 encontramos:

Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos. Efésios 6:18 

Dedicarmos um momento à oração é fundamental, pode ser ao amanhecer, na hora vespertina, antes de dormir e até de madrugada.

Jó nos dá um lindo exemplo de como os pais podem abençoar a vida dos seus filhos, através do sacrifício e do poder da oração.

Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente. Jó 1:5

2. Estude a bíblia

Estudar e ensinar a palavra de Deus por preceito é ação é uma forma eficaz de orientar e educar a juventude a fazer boas escolhas ensinando cada versículo da bíblia.

 A bíblia é um manual rico em sabedoria para ensinar seus filhos no caminho da justiça e uma fonte histórica confiável.

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça. II Timóteo 3:26

Se precisa de sabedoria leia com eles o livro de provérbios, se quer entender as profecias os livros de Daniel e Apocalipse são ideais.

Se gostam de música e poesia, Salmos é o livro ideal, se quer conhecer a Jesus os livros leia os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João.

Nas cartas de Paulo você encontra livros com versículos sobre filhos que o ajudaram a entender seus filhos e como educá-los.

Há um universo de assuntos que podem estudar e fortificar os laços familiares, estude a bíblia.

Leia mais versículos:

3. Tempo de qualidade

A presença dos pais é o principal item no preparo de jovens equilibrados para a sociedade, por isso passe mais tempo com os seus filhos.

Nossos filhos amam brincar, ler, viajar, estudar, assistir séries e viverem momentos especiais com seus pais. 

Mas achamos que os bens materiais são mais importantes do que a nossa presença e isto é um erro, seu filho quer a sua presença. 

Invista no tempo de quantidade e qualidade com eles os resultados serão nítidos no comportamento.

4. Repreenda com amor

 Uma advertência pode ser feita através de um versículo sobre amor, este meio pode servir para que pais  corrijam seus filhos, pois alguns possuem medo de que se rebelem. 

Na realidade os jovens quando repreendidos com amor se sentem queridos e amam saber que alguém se importa com eles.

Não precisamos expor os erros e desacertos dos nossos filhos, mas é preciso no intimo corrigi-los e ensiná-los o caminho de justiça.

E vós, pais, não provoqueis a ira dos vossos filhos, mas educai-os de acordo com a disciplina e o conselho do Senhor. Efésios 6:4

5. Dê o Exemplo

Crianças aprendem através de exemplos práticos, não adianta cobrar disciplina, constância e responsabilidade se eles não veem em nós um exemplo dessas coisas.

 Assim falai e assim procedei. Tiago 2:12

O fruto não cai muito longe do pé, como pais devemos dar o exemplo para nossos filhos de honestidade, verdade, amor, paciência e compreensão.

Muitos seguidores de Cristo, possuem lutas internas, mas devem fazer um esforço para testemunhar positivamente de seu amor a Deus.

Eu seria cristão, sem dúvida, se os cristãos o fossem vinte e quatro horas por dia. Mahatma Gandhi.

Pense nisto!