Você deseja aprender um novo idioma para receber boas ofertas de trabalho, viajar para outros países, e adquirir conhecimento? Conheça as principais dicas para aprender uma língua estrangeira com facilidade.

    Existem algumas pessoas que, mesmo estudando bastante, não conseguem aumentar o seu nível de conhecimento em relação às línguas estrangeiras. Elas estão sempre em um patamar mediano e não sabem como melhorar isso. Segundo a neurociência, o nome dessa estagnação no aprendizado é “platô-intermediário”.

    Esse fenômeno acontece com muitas pessoas em nosso país, principalmente alunos e professores. Teses da neurociência afirmam que isso está ligado a algum tipo de problema emocional. 

    Se uma pessoa possui algum tipo de receio com novos idiomas e, ao pronunciar algumas palavras, é corrigida de forma muito constrangedora, ela tende a se retrair e se sentir intimidada.

    Para resolver esse problema, existem alguns métodos que podem ajudar uma pessoa a melhorar o seu aprendizado, todos com base na neurociência.

    Confira as principais dicas para aprender uma língua estrangeira com facilidade, saiba qual o melhor curso de inglês 2022.

    Dicas para aprender uma língua estrangeira

    Ao se inscrever em uma escola de idiomas é importante estar atento a algumas dicas que podem facilitar o seu aprendizado. Confira:

    Análise Contextual

    Suponha que você precise dizer em inglês a frase “Tenho que fazer uma ligação urgente” em dois momentos distintos: um deles na sala do seu curso e outro no centro de Nova Iorque, perdido em alguma rua.

    Obviamente, o segundo momento fará o seu cérebro trabalhar de forma mais intensa. Segundo a neurociência, quanto mais você realmente precisa entender um idioma estrangeiro, mais rápido você vai aprender, pois a vida real exige mais que as simulações.

    Como nem todas as pessoas podem mudar de país, o ideal é que se procure algum meio de contextualizar o seu aprendizado. Videogames com áudio em inglês podem ser úteis, pois a pessoa só conseguirá realizar as missões se entender o que está sendo dito.

    Filmes Estrangeiros

    Outro modo de acelerar o aprendizado é assistir um filme estrangeiro por no mínimo três vezes. Obviamente, o áudio deve pertencer ao idioma que está sendo estudado. Na primeira semana, use legendas em português. Na semana posterior, assista com áudio e legendas no idioma que você quer aprender. Por fim, na última semana, assista ao filme inteiro sem legendas.

    É importante realizar esse processo, pois devido às repetições, a pessoa já conseguirá associar melhor o som, a forma e o significado das palavras. Isso vai melhorar o que os professores de inglês chamam de listening (processamento de áudio).

    Músicas

    Ouvir músicas do idioma que você estuda pode te ajudar bastante. Acompanhe a música com a letra em mãos e tente entender o que está sendo cantado.

    Entender uma canção que nunca compreendeu pode ser uma grande motivação para que uma pessoa estude ainda mais um determinado idioma. As músicas podem ser ótimas aliadas no incentivo ao estudo.

    Expressões do idioma 

    Uma boa dica é sempre utilizar expressões do idioma estudado no seu dia a dia. Isso fará com que o idioma esteja “afiado” em seu cérebro, o que te dará mais habilidade para lidar com ele. 

    Por exemplo, se você está fazendo um curso de francês, tente usar expressões do cotidiano dos franceses para melhorar a memorização e estimular a prática.

    Coisas básicas como:

    • “Bonjour”: Olá / Bom dia / Boa tarde
    • “Salut”: outra maneira de dizer Olá, mas com um amigo. É uma saudação informal
    • “Au revoir”: adeus
    • “À tout à l’heure”: até daqui a pouco
    • “À bientôt”: Até breve
    • “À demain”: Até amanhã

    Caso se sinta constrangido ao fazer isso no meio de muitas pessoas, faça-o em sua mente. Entretanto, o método funciona melhor quando utilizado em voz alta, pois assim é possível analisar a sua própria pronúncia e corrigi-la pouco a pouco.

    Estudo Cultural

    Aprender um novo idioma se torna mais fácil quando a pessoa se aprofunda da cultura da nação que fala aquele idioma. 

    Ou seja, apenas decorar palavras não te fará aprender com eficiência. É preciso aprender um pouco sobre aquele país, pois assim o aprendizado sairá do nível superficial.

    Como você percebeu não há nenhuma fórmula mágica para aprender um novo idioma e sim várias estratégias que somadas levam a uma jornada bem sucedida.

    Compartilhe nos comentários qual dica você já usa e quais irá adotar para se tornar um poliglota.