8 Dicas de como manter um casamento quente

Por Daiane Rosa

Como manter um casamento quente? Opa! Esse assunto dá o que falar! Vamos começar por um detalhe do título: manter. Se vamos manter é porque já era bom. Se não era e não é, isso pode mudar.

Gosto muito de voltar a fita… namorados, apaixonados, cheirosos, coração palpitando, nas cartinhas ou mensagens há um verdadeiro mar de poesias e galanteios, olho no olho, casados, sem combinar, em qualquer parte da casa e por aí vai… libido a todo vapor!

No namoro os hormônios precisam ser controlados porque parecem estar explodindo em nossos corpos. Por qualquer coisa sai faísca!

Os pombinhos se casam e na tão sonhada lua de mel tudo está consumado! Lembra-se disso?

Entre tantas outras recordações que podem estar passando em sua cabeça neste momento.

Aí vem a rotina, os filhos, as demasiadas responsabilidades, as leis da gravidade e o relacionamento fica para segundo plano. Para tudo!! Não precisa ser assim! Não deve ser assim, saiba como manter um casamento quente?.

Para sermos felizes precisamos ter satisfação no casamento e isso inclui a plena satisfação.

Os anos dessa relação matrimonial passaram. E agora?

Agora! Suspire, relembre e invista nesse relacionamento! Acredite, tudo pode ficar ainda melhor!

Se a crise se instalou, tenha paciência e questione-se como salvar meu casamento, certamente você encontrará uma saída.

Mantenha as coisas e sentimentos bons do começo e apimente com mais experiência e alguns detalhes. Simples? Nem tanto, mas possível!

Não nos abrimos para qualquer pessoa. Em casa, no quarto, estamos sem máscaras, quase transparentes. Vamos aproveitar e usufruir dessa intimidade.

Em comemoração ao dia dos namorados, abordaremos alguns pontos importantes que, se observados e colocados em prática, poderemos turbinar o relacionamento do nosso casamento, não somente nessa data, mas durante toda nossa vida conjugal.

8 Conselhos de Como manter um casamento quente

Tome nota dos 8 Conselhos para manter um casamento quente.

Palestra para casais
Palestra para casais, foto: Everton Vila

1. Estimule a admiração mútua

Uma das coisas que jamais devemos esquecer é das qualidades de quem nos apaixonamos e das nossas.

Potencialize-as! Somos pessoas dotadas de inúmeras delas, antigas e atuais. Elogie mais! Diga! Repita! Escreva! Nunca ridicularize a masculinidade ou a feminilidade de seu cônjuge.

Dê aquela encarada, olho no olho, devoradora, medindo o parceiro e a parceira dos pés a cabeça, dando o recado: te quero muito…

A conexão que une o casal é muito forte e não pode ser deixada de lado com o passar do tempo.

Lá fora tem um monte de “formosuras” mostrando tudo o que devem e não devem. Não se permita admirá-las. Deixe essa exclusividade para quem é digno(a) dela.

A confiança nesse ponto também potencializa a autoestima, abordamos mais esta questão em nossa palestra autoestima feminina, conheça os projetos.

2. Comunicação

Diálogo é tudo! Sabe aquela conversa aberta sem julgamentos? Com total possibilidade de se expressar, de colocar suas emoções sem retaliações? Pois bem!

A comunicação é extremamente importante, inclusive na intimidade. Conversem sobre as preferências, onde o toque mais, os desconfortos e os desejos.

Aprendam juntos a proporcionarem o melhor para o outro. Satisfaçam-se em ações e palavras. As coisas mudam no decorrer dos anos e precisamos conversar sobre essas mudanças.

Busquem literatura de qualidade sobre o assunto. Aprender é sempre bom.

Sugestão de leitura:

3. Pense no relacionamento

Geralmente os homens demonstram mais facilidade nesse quesito, pois estão, na maioria das vezes. Já as mulheres, encontram-se em fases. Isso é uma questão física, hormonal.

Portanto, precisa de um incentivo a mais para as poderosas! Se passar pela sua cabeça: “Vou ter de chegar em casa e dar conta do marido!” mude a chavinha e pense: “Hum! Gostei tanto daquela vez!”

Pense nele e como é prazeroso estar em seus braços. Lembre-se da última vez, do cheiro, da sensação… isso já será o início da sua preparação.

4. Invista nos detalhes

O relacionamento é feito de detalhes! Lembrem das datas comemorativas, principalmente aniversário de casamento, noivado, namoro.

Faça algo especial a dois, mas não dê prioridade somente nesses momentos. Receba seu/sua amado(a) cheiroso(a), arrumado(a). Deixe as roupas relaxadas de vocês para o dia da faxina. rs

Escreva bilhetinhos e coloque num lugar que ele/ela irá encontrar quando não estiver perto de você.

Ligue fora de hora e diga que está pensando nele/nela. Algo bem particular de vocês. Isso será incrível…

Café da manhã na cama com bilhetinhos e corações… piegas? Nunca!! Quem não gosta de um agrado?

Prepare aquela noite especial: um jantar, música de fundo, iluminação… crie aquele clima gostoso!

5. Respeito

“O marido deve cumprir seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher”. I Coríntios 7:3 e 4

Uau! Aquilo tudo é meu e isso tudo é só dele(a)!! Venhamos e convenhamos: esses “deveres conjugais” são bons demais!

O respeito é algo muito valioso que demonstramos para quem amamos. Não podemos obrigar nosso cônjuge e também não podemos negligenciá-lo(a).

Se há algum problema, isso precisa ser conversado, de comum acordo e se necessário, buscar ajuda. Nada deve ser realizado sem o consentimento mútuo.

6. Brinquem juntos

Achou estranho? Sim! Brincadeira não é só coisa de criança!

Encontrem algo do agrado dos dois e invistam nas preliminares! Saiam da rotina.

Permitam-se rir, explorar, compartilhar e aprender juntos. Deixem o pudor para fora do quarto. Entre quatro paredes, vocês comandam, levando em consideração o item 5.

Que tal um jogo de perguntas e respostas ou dados de carinhos, vocês escolhem quais serão?

7. Surpreenda

Uma das maiores razões para o distanciamento dos casais é considerar o relacionamento como secundário. Sabe aquela frase: – Quando der…

Demonstre com ações que o outro é importante, aliás, que é prioridade em sua vida.

Que tal uma saída relâmpago? Deixe as crianças com alguém de confiança e leve-o(a) para um lugar especial.

Um café da manhã, almoço, jantar, um fim de semana só vocês dois. Isso será inesquecível. Vocês merecem e até afirmo: precisam!!

8. Deus aprova o prazer no casamento

Para muitos esse é um assunto cheio de tabus. Vamos quebrá-los!

O prazer foi constituído por Deus. Em Gênesis 2:24 lemos que “o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne”. Constituído dessa forma, após o casamento, ele não é pecado, é dádiva!

Esse não é o único versículo sobre amor que encontramos na Bíblia sobre prazer. Em Provérbios 5: 18 e 19 temos o precioso conselho:

“Seja bendita a sua fonte! Alegre-se com a esposa da sua juventude. Gazela amorosa, corça graciosa; que os seios de sua esposa sempre o fartem de prazer. E sempre o embriaguem os carinhos dela”.

 No livro escrito por Salomão, Cântico dos Cânticos, também conhecido por Cantares, vemos a demonstração de amor, discorrida em versos, tratando a relação matrimonial, com pensamentos e descrições saudáveis do que isso envolve.

O namoro não acaba no casamento. Namore seu marido, sua esposa para sempre! Aproveitem essa dádiva! Invistam em vocês! Tenham prazer juntos! Prazer é bom e está à disposição do casal! Dê e receba essa satisfação na vida conjugal!

Biografia

Daiane de Oliveira Rosa é professora, palestrante, esposa, mãe, filha, romântica, youtuber, cristã, desbravadora, dentre outros papéis sociais que uma mulher ativa desempenha em nossa sociedade e casada há 17 anos.

Formada em Pedagogia, fez pós graduação em Psicopedagogia e Psicomotricidade. É mestranda em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação e leitora assídua de livros de psicologia .

Apaixonada pela educação, desenvolvimento humano, família e música, atua há 20 anos como professora, integrando todas essas áreas.

Daiane tem um canal no YouTube Dai + Kids, gosta de experimentar novos desafios e está em constante formação.