Análise SWOT: Como usá-la em sua Estratégia de Marketing?

    Todo empreendedor que almeja o sucesso do seu negócio deveria conhecer a análise SWOT e implantá-la em suas estratégias de marketing para atrair mais clientes, ampliar as suas vendas, melhorar a sua vantagem competitiva e se tornar uma marca relevante no mercado.

    É o que afirma o Wesley Alves do palestra para professores, a análise FOFA é uma oportunidade de entender como melhorar a performance da sua empresa.

    A análise SWOT, também chamada de “Matriz SWOT” ou “Análise FOFA”, costuma provocar certa tensão nos empreendedores por ter um nome que inicialmente é difícil de decifrar.

    Mas na medida que conhecem o seu significado, entendem os seus processos e a capacidade de transformar um negócio muitos começam a implantar a análise em sua estratégia de marketing beneficiando todos os setores da empresa e claro, alcançando maiores lucros.

    Está curioso para saber o que é a análise SWOT e como usá-la em sua estratégia de marketing? Continue lendo o texto e decifra a melhor forma de implantá-la em sua empresa.

    O que é Análise SWOT

    Geralmente as estratégias e processos que são descritas através de siglas costumam gerar desconfiança das pessoas e até mesmo uma certa resistência quanto aos seus benefícios pela ilusão de acharem que se tratam de métodos complexos e impossíveis de aplicar.

    Infografico analise SWOT

    Com a análise SWOT isso não é diferente, mas na medida que você entende o seu significado poderá compreender o quão necessária e eficiente para sua empresa é este processo.

    Caracterizada como uma ferramenta de gestão que viabiliza avaliar o grau de competitividade da empresa diante da sua concorrência, a análise SWOT recebe este nome para “facilitar” a descrição do processo, pois cada uma das quatro letras representam fatores essenciais para a execução do processo. Neste caso, o significado de cada letra é:

    • STRENGTHS: forças;
    • WEAKNESSES: fraquezas;
    • OPPORTUNITIES: oportunidades;
    • THREATS: ameaças.

    Como funciona a Análise SWOT

    Ao observar o significado de cada uma das siglas SWOT é possível já ter uma ideia de quais são os fatores analisados em uma empresa para que ela consiga melhorar a sua competitividade no mercado e consequentemente ter mais visibilidade do público e lucros.

    Por exemplo como motivar uma equipe de vendas desmotivada? Simples, usando o “W” de WEAKNESSES que traduzido do inglês significa Fraquezas, você listará junto com a sua equipe todos pontos fracos. E fará o mesmo com os pontos fortes, assim você saberá onde estão falando e o que precisa ser melhorada.

    Através desses fatores a empresa pode observar os seus pontos positivos e inclusive os negativos tendo em vista a necessidade de trabalhar com ambos para alcançar a sua evolução e atender as expectativas do consumidor, além das demandas exigidas no mercado.

    Vale ressaltar que as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças não vão apenas focar no que ocorre no mercado, isso é no externo, mas principalmente no interno. Afinal de contas, é dentro de cada empresa que a mágica começa a ser colocada em prática.

    Alguns empreendedores se questionam porque as palestras são importantes para o desenvolvimento da sua Empresa? Simples, o público comum não tem fácil acesso a ferramentas como a análise SWOT, e quando possuem acesso não sabem como fazer. E por esta razão uma consultória como a nossa pode simpifiar este processo em sua empresa.

    Para facilitar o processo procure pensar nesses fatores a partir da seguinte divisão:

    • STRENGHTS e WEAKNESSES (Forças e Fraquezas): fatores internos;
    • OPPORTUNITIES e THREATS (Oportunidades e Ameaças): fatores externos;

    Ou seja, ao colocar a análise SWOT em prática poderá se dedicar a observar internamente quais são as forças e fraquezas da empresa deixando para analisar as oportunidades e ameaças externamente, ou seja, observando a concorrência, as necessidades do seu público e outros diversas possibilidades que te garantem entender como funciona o seu mercado.

    Os benefícios da Análise SWOT

    Antes de entender como usar a análise SWOT em sua estratégia de marketing é importante que a gente ressalte todos os benefícios que este processo tende a oferecer a sua empresa.

    Na maioria das vezes os empreendedores acham que os seus benefícios se limitam ao entender o que acontece interna e externamente em suas empresas, mas na verdade eles vão além desta compreensão e podem proporcionar mudanças positivas em seu negócio, como:

    • Aumento da produtividade e das vendas, aprenda aqui tudo sobre motivação para vendas
    • Tanto na análise de fatores internos, como na de externos os gestores da empresa podem ter uma noção ampliada sobre a posição estratégica se encontram;
    • O levantamento da análise FOFA também ajuda a empresa entender onde precisa melhorar e assim entrega serviços e produtos mais interessantes;
    • Da mesma forma que a análise ajuda a entender o seu posicionamento e como melhorar produtos ou serviços, ela também oferece insights para solucionar os problemas da empresa;
    • Com a análise SWOT os gestores da empresa podem desenvolver estratégias de marketing que realmente sejam capazes de favorecer a marca e torná-la uma potência no mercado.

    Existem muitas outras vantagens e benefícios oferecidos pela análise SWOT. Na verdade, esses benefícios variam conforme a dedicação da empresa diante do processo de decisão do que fazer com todas as informações obtidas com o estudo interno e externo da empresa.

    Ou seja, os benefícios podem variar de empresa para empresa, pois isso depende do quanto os seus gestores e equipe vão trabalhar para encontrar oportunidades, ampliar as suas forças, superar as ameaças e solucionar todos os problemas e fraquezas que possui.

    Dicas como usar a Análise SWOT em sua Estratégia de Marketing

    É importante dizer que a forma de usar a análise SWOT em uma estratégia de marketing não é algo padronizado, sendo assim, a sua empresa pode seguir as nossas dicas abaixo ou encontrar meios diferentes de usá-la que sejam coerentes com o seu objetivo e cultura.

    Ela é uma forma inteligente de motivar funcionários e colaboradores de entenderem em uma visão mais ampla a importância do crescimento profissional. De qualquer forma, a sua empresa pode iniciar este processo de uso da análise com:

    1. Cruzamento de informações da Matriz SWOT

    Após fazer a análise SWOT é necessário cruzar as informações obtidas a fim de entender quais são as mudanças que a empresa precisa fazer. O objetivo é entender o que precisa de uma alteração imediata para a empresa continuar crescendo, lucrando e fidelizando clientes.

    Este cruzamento de informações da matriz ajuda a definir o primeiro objetivo da empresa e com base nisso podem dar início ao desenvolvimento em seu plano estratégico de marketing.

    Como ser um bom líder? Esta pergunta pode ter varias respostas, mas uma delas  é usar as informações e estratégias certas para o crescimento da empresa.

    2. Definindo estratégias interessantes

    Depois disso uma a empresa compor o plano com as estratégias que acredita ser interessante para alcançar o objetivo em questão. Neste momento a empresa pode começar a elaborar o plano e coloca-lo em ação começando por motivar os colaboradores.

    Que tal uma série de palestras motivacionais para empresas e colocar em ação deixando os processos bem mais definidos para que não haja problemas de comunicação.

    O importante é que todos saibam exatamente qual o objetivo da empresa, o tipo de estratégia que vão usar para alcançá-lo e como vão colocá-la em prática. Ou seja, até este momento o processo é mais teórico e exige pesquisa, observação do mercado e assim em diante.

    3. Colocar o plano de ação em prática

    Nesta fase não há muito segredos quanto ao que a sua empresa deve fazer, pois basta que os seus gestores e equipe coloquem em prática justamente tudo o que definiram como necessário para alcançar o objetivo, mas claro deve ser um processo feito com calma e sabedoria.

    Além disso, nesta fase também é possível continuar observando e atualizando a análise SWOT da empresa. Afinal de contas, é natural que suas oportunidade, fraquezas, forças e ameaças mudem conforme a sua equipe implanta mudanças para alcançar o seu sucesso.

    Pronto para colocar a Análise SWOT em prática?

    Tecnicamente a análise SWOT e o seu uso em sua estratégia de marketing não é um bicho de sete cabeças como muitos imaginam. No caso, ela se torna cada vez mais simples conforme você, os seus gestores e equipe conhecem as suas particularidades.

    Ou seja, ao longo do tempo o processo se tornará cada mais “automático”, mas é preciso ter atenção para que não deixe informações internas e externas passarem despercebidas. Está pronto para colocar a análise em prática? Comente.