Saiba como motivar uma equipe de vendas desmotivada

Como motivar uma equipe de vendas desmotivada? Não é uma tarefa fácil, mas também não é algo impossível, requer dedicação, colaboração e ambição de crescer.

Muitas empresas não conseguem alcançar as suas metas por várias razões. problemas como limitações de verba, conflitos entre as lideranças, falta de comprometimento dos colaboradores, má gestão, desrespeito aos direitos trabalhistas e etc.

A palavra chave é qualidade de vida no trabalho.

Mas não há nada mais nocivo em um ambiente corporativo do que uma equipe de vendas desmotivada. As pessoas precisam fazer o que fazem mas precisam amar o que fazem, por exemplo, na equipe existe alguém que esta se perguntando o que é preciso para ser um palestrante? Bem esta questão implica talvez em um talento desmotivado que está alocado em um lugar que não ira funcionar, logo se sente desmotivado.

Precipuamente os vendedores são como o coração da empresa, se eles não vendem a empresa não cresce e consequentemente não cumpre as metas de suporte dos seus funcionários.

Sobretudo, o desanimo cria um clima desmotivacional dentro da empresa que afeta a todos, e isso é péssimo para os negócios.

E maior o desafio dos líderes corporativos é entender como motivar uma equipe de vendas desmotivada? E nós vamos ajudá-lo a usar resolver este problema, oferecendo algumas ferramentas para melhorar o clima organizacional.

  • Ferramentas para fazer criar um plano de ação para equipe e funcionários  desmotivados.
  • Falaremos sobre o impacto da liderança desmotivada
  • Oferecemos alguns textos para enviar para equipe desmotivada
  • Ensinaremos dinâmicas para fazer com a equipe
  • E falaremos um pouco sobre o que desmotiva uma equipe?

Tudo para motivar a sua equipe de profissionais e a aumentar a produtividade, a felicidade comum, e as vendas.

O que é motivação?

Motivação é como uma vontade interna, entusiasmo ou inspiração, que faz com que as pessoas procedam para alcançar seus objetivos.

A motivação é um fenômenos de origem psíquica ou emocional, e afeta diretamente a vida social do indivíduo.

Trata-se de um processo interno que envolve metas, desejo, e foco em manter a disciplina a fim de alcançar os resultados pre determinados.

E quando se trata de como motivar uma equipe de vendas desmotivada é preciso entender alguns processos e paradigmas pouco abordados.

E são pouco abordados porque a maioria das empresas promovem o foco total da venda na venda, e ele deveria estar em pessoas.

Aqui você encontra um artigo completo, que vai ajudá-lo a entender tudo sobre motivação para vendas.

Para desconstruir alguns paradigmas comuns do mercado é preciso entender, é impossível motivar alguém, se entendemos a explicação do trecho acima sobre o que é motivação?

Acima de tudo, compreenderemos que inicialmente trata-se de uma vontade interna, entusiasmo ou inspiração intrinsecada do indivíduo. 

Ou seja para motivar pessoas é necessário primeiramente entender os motivos internos de quem se quer motivar.

Métricas são importantes, estratégias são essenciais, tecnologia para gerir, mas é preciso entender de gente.

“Motivação é uma porta que se abre por dentro”.

Professor Gretz

Motivação interna

Motivação interna entenda (desejo, vontade, inspiração, sonhos e objetivos). A motivação tem muito mais a ver com circunstâncias internas e nossas emoções do que ações externas.

Ambas precisam andar juntas, mas o processo inicia-se dentro de cada ser humano e aí que a vendas começam.

Precipuamente é necessário entender o que motiva o seu funcionário, quais a suas dores, quais os seus sonhos, que metas possui em sua vida?

Quais são os objetivos pessoais que o leva a estar todos os dias da sua vida servindo a empresa?

Ao compreender os desejos do indivíduo teremos informações valiosas que servirão para no processo de motivação. E a descoberta de como melhorar integralmente estre funcionário.

Em primeiro lugar saber os anseios e expectativas nos torna incisivos no processo de motivação da equipe de vendas e mais do que isso nos leva a conhecer os funcionários e enxergá-los como indivíduos.

Esteja consciente das capacidades e de quem são os seus colaboradores, pois descobrir funcionários insatisfeitos, pode fazer a grande diferença entre a frustração e o engajamento.

Motivação externa

Motivação externa (ambiente, pessoas, liderança, palestras motivacionais para funcionários, treinamentos, workshop e prêmios)

Depois de entender o que motiva o seu funcionário será necessário investir em ferramentas que vão se conectar com as ambições da equipe.

Estas são algumas ferramentas de ações externas de motivação que podemos fazer uso para motivar a empresa.

A palestra motivacional para empresas como qualquer outra ação externa agora ganha maior significa. Pois vamos abordar com mais clareza cada aspecto das necessidades da empresa e dos funcionários de forma mais eficiente.

Lição 1: Motivação interna e externa, duas áreas que devem estar alinhadas, é preciso ter foco no que motiva internamente as pessoas antes de vender.

O que desmotiva uma equipe?

Se motivação é um processo interno dos meus desejos e vontades, a desmotivação é o processo inverso, é  não realização desses desejos. E no caso da equipe de vendas e a estrutura corporativo é preciso saber o que me desmotiva, o que acontece internamente e externamente que impede minha equipe de vender mais?

Abaixo algumas razões, as mais comuns, pelas quais as pessoas se sentem desmotivadas.

Falta de reconhecimento

Pesquisas revelam que a falta de reconhecimento é uma das maiores responsáveis pela falta de empenho das equipes e o desânimo em vender. Invista em reconhecimento esse poder é uma ferramenta poderosa para mudar a mentalidade da sua equipe.

Conflitos internos

Em si a diversidade de pensamentos é muito boa para empresa, mas o problema é  quando não chegamos a um senso comum. O assédio moral se iniciam com conflitos internos. E as ações acabam enveredando por decisões catastróficas, inimizades, ameaças e agressões que afetam diretamente os resultados da empresa.

Importante a ação de um conselho que haja com parcialidade para resolver os conflitos internos comuns do ambiente corporativo.

Assédio moral

Como prevenir o assédio moral no ambiente de trabalho? Há uma série de padrões que ajudam a identificar o assédio moral no trabalho. Ter conhecimento sobre este assunto, melhora a qualidade de vida do profissional e impulsiona a produtividade. As vezes a equipe está desmotivada devido a ao assédio que sofrem de um individuo ou grupo, essencial desenvolver ações de prevenção.

Condições do local de trabalho

Grandes empresas como Google investem de maneira pesada no ambiente de trabalho. Mesa de sinuca, vídeo games, paredes coloridas, mesas sem baías, ambientes que mais lembram a sua casa.

A intenção é exatamente este a intenção é recriar ambientes familiares legais para que seus funcionários amem estar ali. O objetivo principal é aumentar a produtividade, pois afinal de contas qual o funcionário que não gostaria de viver numa empresa como esta

Ofereça aos seus funcionários o melhor ambiente para que eles possam produzir mais e melhor.

Elogio

Falta de elogio? Parece ser uma coisa estranha e sem sentido, mas as pessoas gostam de ser elogiadas por isso elogie sua equipe. Quando os resultados forem positivos elogio, quando as metas não foram alcançadas, encontre as palavras certas para motivar.

Pois afinal de contas eles estão no front de batalha e precisam de elogios, não por vaidade mas porque no processo natural de motivação é essencial.

Assédio

Pesquisas afirmam que mais de 52% dos profissionais já sofreram assédio. Muitas pessoas também se sentem desmotivadas devido esta questão.

É preciso saber como motivar e dentro e fora da empresa nos posicionar contra esta ação. Pois muitos homens e mulheres sofrem e não consegue tomar uma atitude por medo de perder o emprego.

Falta de respeito

Existem profissionais que perderam a noção e o significado da palavra respeito. E no ambiente de trabalho usam palavras ofensivas contra os colegas de trabalho.

Comum palavras de baixo calão, ameaças, ações agressivas e falta de respeito também é uma das razões pela qual as equipes não vendem bem.

Independente dos resultados estamos tratando com seres humanos e o respeito é fundamental para o sucesso não só da empresa mas o indivíduo.

Atrasos salariais

É claro que existem circunstâncias onde a empresa erra no planejamento inicial no começo do ano e acaba cometendo erros crassos como atrasos salariais.

Precisamos fazer todo esforço para que o planejamento anual seja cumprido, manter em dia o salário da equipe é fundamental, pois assim como a empresa possui responsabilidades com fornecedores, todos os profissionais dependem do salário mensal. Faça o máximo para quê os honorários estejam um dia.

Líderes despreparados

É muito comum ver em algumas empresas pessoas que estão ali e foram indicadas por cargo de confiança, mas não estão preparadas para estarem ocuparem tal cargo.

É preciso investir em treinamento, workshop, troca de informações, estudo muita leitura para que os líderes estejam altamente capacitados para conduzir a empresa.

Falta de confiança

A confiança é um processo que leva tempo e é preciso investir na relação empregado e empregador. Mas se existe algo nocivo para a empresa é um líder que não confia em seu funcionário e nem um funcionário acredita no seu chefe.

É importante desenvolver uma estrutura sólida quando o assunto é confiança nada de esconder informações e omitir dados, transparência e honestidade são fundamentais para aumentar as vendas.

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Stress

O stress é comum nas empresas, e  hoje em dia muitas delas contratam massagistas para poder aliviar um pouco a tensão do dia a dia.

É uma iniciativa muito boa porém precisamos ir no cerne da questão o que está deixando o seu funcionário estressado? O que deixa você estressado? É importante fazermos questionamentos, uma auditoria pessoal em nossa própria vida e saúde.

Servirá para entender melhor as questões que nos afetam. A ajuda de um profissional de saúde é fundamental e nos auxiliará, no contorno de conflitos.

Não adianta termos bons resultados na empresa se esses resultados foram alcançados as custas da perca da nossa saúde.

Abuso dos líderes

Muitos funcionários reclamam do abuso dos líderes e gerentes. existe uma frase que diz:

Quer conhecer alguém? Lhe de poder.

Desconhecido

É bem isso, nós desenvolvemos um uma relação de confiança o gerente e o ciou da empresa possuem sim poder mas esses poderes não estão direito de abusar dos seus funcionários e colaboradores

Falta de empatia

Não adianta ser um líder incrível, sendo que quando as pessoas falham você não consegue ter a capacidade dese colocar no lugar delas.

É preciso desenvolver a empatia, não estamos falando de coitadismo, não estamos falando de fracassos, estamos falando de pessoas se colocando no lugar de pessoas para entender o que acontecendo.

E tentar sentir o que o outro está sentindo de maneira que as decisões possam ser mais assertivas, por isso invista na empatia.

Má gestão

Sabemos que a má gestão das lideranças afetam diretamente as bases fundamentais do crescimento da empresa. Má gestão financeira, má gestão emocional a má gestão dos negócios de um modo geral atrapalham o crescimento da empresa e desanima a equipe de vendas.

Aquele líder que deveria ser exemplo não está cumprindo as suas tarefas por isso é importante investir em conhecimento e contratar consultoria se necessário para reorganizar a empresa.

Muitas empresas não entenderam ainda a importância de um sistema de vendas, por exemplo, estão ainda na era do carbono opu maquina de escrever.

Falta de metas

Uma coisa interessante que é muito falada no mundo corporativo mas muitos empresários não se atentam.

É a falta de metas toda empresa precisa ter metas principalmente nas vendas. Os negócios não conseguem se sustentar se não venderem.

Estabelecer objetivos atingíveis é fundamental para o desenvolvimento da equipe de vendas desanimada. As metas nos incentivam a estar comprometidos com a empresa, e engajadas diariamente para alcançar os objetivos. E quando os funcionário se sentem parte do projeto a tendência é quase 100% de sucesso.

Quando você cria metas impossíveis de atingir, quando existe favorecimentos ilegítimos de concessão de benefícios para uns e outros não.

Quando não se paga as comissões, quando não se cumpre os compromissos citados acima, não existe a possibilidade de ter sucesso pleno da empresa e consequentemente da equipe de vendas.

Em alguns casos ocorrem dentro da empresa ameaças, e muitos que dependem do trabalham aceitam trabalhar, mas completamente desanimados.

Estes são apenas alguns exemplos para responder porque muitos profissionais e vendedores não estão motivados.

Lição 2: Respeite e trate com dignidade o seu vendedor, vendedor trabalhe e cumpra seus deveres, ambos precisa se apoiar.

Plano de ação para equipe desmotivada

Projetar um plano de ação para equipe desmotivada é uma estratégia base para quem quer levar a sua empresa a um novo nível.

Investir tempo, para entender as necessidades e organizá-las para atingir um objetivo parece lógico.

O plano de ação para motivar equipes é uma forma de ponderar e entender porque as coisas estão como estão.

Questionamentos profundos precisam ser feitos ao projetar o plano de ação, não visando encontrar culpados, mas procurar entender as pessoas e as circunstância para gerar soluções.

Plano de ação para motivar equipes

Há uma gama de ferramentas que pode ser usadas na criação do plano de motivação e definir os objetivos a serem alcançados.

Os objetivos precisam estar claros e aparentes para que todos não falar a verdade e omitir informação não ajuda no processo de desenvolvendo de ambos os lados.

Fazer isto é uma forma de levar os funcionários a se comprometerem e estarem diariamente engajados nos projetos.

Sem saber com clareza as metas e para onde as diretrizes estão a levar as equipes é péssimo e se sentem como que correndo atrás do vento, siga as regras:

  • Defina as metas atingíveis
  • Comprometa-se
  • Lembre os objetivos diariamente
  • Respeite os prazos
  • Acompanhe as métricas
  • Se errou admita
  • Trabalhe com foco

Lição 3: Crie um plano de ação para acabar com a desmotivação e desenvolva a confiança e respeito entre a equipe.

Separamos algumas sugestões que são fundamentais nesta fase para projetar de modo saudável o planejamento de ação para motivar os seus funcionários:

1. Ouça a sua equipe

Grandes empresas quando vão lançar um produto ou serviço novo, investem muito dinheiro em pesquisa de mercado.

Em alguns casos é pago de R$ 30,00 há R$ 200,00 por pesquisa para saber a opinião dos clientes.

O objetivo da pesquisa é saber a opinião do cliente X sobre determinado produto, e o que ele acha do serviço.

A pesquisa ajuda a saber o que está bom e os ajustes que podem ser feitos para melhorar tal produto, serviços ou atendimento.

Faça uma pesquisa de opinião com sua equipe, você não gastará nada com isto e obterá informações valiosos sobre quem está no “chão da fábrica”.

Entender sobre pessoas é um dos maiores segredos da LIDERANÇA.
Diego Sternheim

Com a pesquisa você descobrirá problemáticas e soluções, será uma oportunidade de rever processos e de inovar rotinas e saber o que pode estar desmotivando os seus funcionários.

Com essas informações as metas podem ser estabelecidas com mais chances de serem atingidas, gestão de conflitos fica mais fácil de solvê-las tudo porque se amplia o nível de conhecimento do front de vendas e relacional da empresa.

Este é o papel do plano de ação para motivar funcionário evidenciar o que está acontecendo dentro da empresa e encontrar as melhores soluções.

2. Liderança desmotivada?

Como motivar uma equipe de vendas desmotivada se o lidar está desmotivado? Liderar uma empresa não é tarefa fácil, é preciso conhecimento, destreza e capacidade incomum para gerir pessoas e todos os dias ter a humildade de se questionar, como ser um bom líder?

Mas é fato que a responsabilidade ocupar uma posição de líder não soma só ônus, existem muitos benefícios, mas nem sempre é uma tarefa grata.

Não existe nada mais nocivo dentro da empresa do que um líder desmotivado, ele deve ser o modelo de gestão. Seu humor, a forma de lidar com os problemas, a maneira de trazer soluções, sua força é vista em ação e isso transforma o ânimo da equipe.

As equipes de vendas muitas vezes são um reflexo vivo da má gestão do líder, isso não significa que os colaboradores não sejam responsáveis.

Mas na maioria da vezes a equipe não funciona por que o empresário está desanimado ou desmotivado. Por isso é essencial que o líder descubra as razões pela qual está desmotivado, pois a mudança deve começar por fazer esta reflexão, pois você e descobrir as causas da desmotivação.

Quando isso acontece na empresa dificilmente os funcionários vão ter ânimo para trabalhar e produzir em máxima capacidade.

O humor e a motivação interna do líder afeta diretamente os resultados da equipe, por isso é necessário que o empresário repense suas motivações, abaixo lista com 10 líderes de negócios para você estudar e se inspirar:

  1. Steve Jobs
  2. João paulo Lemann
  3. Abílio Diniz
  4. Carlos Alberto Sicupira
  5. Luciano Hang
  6. Joseph Safra
  7. Flávio Augusto da Silva
  8. Pedro Moreira Salles
  9. Alex Behring
  10. Eduardo Saverin

3. Texto para equipe desmotivada

Muitas crises ocorrem pela falta de comunicação entre os setores, no caso de empresas com muitos funcionários a comunicação é cheia de ruídos.

O texto para equipe desmotivada pode ser uma saída para informar de modo claro estratégias e ações. Usar as tecnologias e mídias disponíveis também pode ser um meio para melhor comunicação com os funcionários.

Esse tipo de abordagem através de um texto para equipe desmotivada, por exemplo, é uma forma inteligente de informar e evitar informações desencontradas.

Quando um profissional sabe o que está acontecendo nos bastidores da empresa isso não cria especulações e nem aquele clima ruim dentro da companhia, que afeta a cadeia de produção.

Como motivar uma equipe de vendas desmotivada? O texto ou vídeo é uma ferramenta especial para motivar parceiros, investidores e funcionários e informar com com clareza o que está acontecendo na empresa.

Reconheça e aprecie sua equipe

Estudo realizado pela Make Their Day, uma empresa de motivação de funcionários, com sede na Califórnia, EUA, detectou que para a maioria do funcionários o reconhecimento importa mais do que dinheiro.

O texto pode servir também para motivar funcionários e levar de modo individual elogios e reconhecimento. Nem sempre dinheiro é o que as pessoas querem é o que fica evidente na pesquisa.

Preparamos uma lista com vários textos sugestivos para que envie para os seus funcionários, com o intuito de motivá-los a produzir e vender mais.

“Se você pensa que pode ou não – está certo”.

Henry Ford

“Tornar-se é melhor do que ser”.

Carol Dweck , mentalidade

“Eu sei que nem tudo o que está por vir, mas seja o que for, eu irei rir disso”.

Herman Melville, Moby Dick

“O próprio sol está fraco quando ele se levanta e reúne força e coragem à medida que o dia passa”.

Charles Dickens, A Antiga Loja da Curiosidade

“Como é maravilhoso que ninguém precise esperar um único momento antes de começar a melhorar o mundo”.

– Anne Frank, o diário de uma jovem garota

Finalmente agora atualmente estes textos podem ser usados como mensagens diárias em grupos da internet, canais de contato da empresa, ou imprimir e entregar como motivação para as equipes e profissionais. Baixe gratuitamente 10 exemplos de texto para enviar a equipe desmotivada.

4. Dinâmica para equipe desmotivada

Equipe desmotivada na empresa? O que fazer?

Quando chegamos ao escritório às vezes parece que há um clima de desânimo que toma conta do ar. Ninguém se olha, as pessoas não se comunicam, a criatividade e a inovação não fazem parte das soluções apresentadas e os resultados não acontecem.

Com a finalidade de melhorar, dê o primeiro passo para resolver esse problema, algumas dinâmicas divertidas e motivacionais em grupo podem fazer toda diferença em seu trabalho.

Atividades de grupo motivacional 

De conformidade com a proposta de motivar, essa é uma atividade ideal para incentivar a tomada de decisões e a autoconfiança. O objetivo é fazer com que os funcionários acreditem que podem alcançar suas metas e objetivos, entender o que precisa ser feito e não abrir mão de responsabilidades.

O que fazer:

Para esta atividade, você precisará de uma caixa escura, na qual existem vários envelopes com desafios a serem enfrentados.

Antes de começar, você pode ler os desafios, que são coisas chatas e desagradáveis, verdadeiros “pombos pagantes”, como 3 voltas na sala com um pé e com os olhos fechados, ou recitando o alfabeto para trás.

Diga aos participantes que existem, além desses, desafios secretos.

Os participantes serão divididos em dois grupos e, em seguida, todos formarão um círculo. No círculo, é importante alternar os membros de acordo com cada equipe.

Após esta etapa, é hora de começar entregando a caixa a um dos membros do grupo.

Explicando:

Explique que o objetivo do jogo é mover a caixa de uma para outra ao redor do círculo enquanto uma música está tocando. Assim que o som parar, a pessoa que está na caixa precisa escolher entre três opções:

  1. Abra a caixa, remova qualquer envelope, leia o desafio e tente executá-lo com sucesso. Se o fizerem, o participante ganha 1 ponto. Caso contrário, eles perdem 3 pontos e ainda precisam retirar outro envelope da caixa e fazer mais um desafio (este, sem a perda de pontos, se realizado sem sucesso).
  2. Passe a caixa para o próximo membro do seu grupo no círculo. Você não ganha ou perde pontos.
  3. Passe a caixa para o próximo membro do outro grupo no círculo. Mas nesse caso você perde um ponto.

Quem receber a caixa desse participante (se o participante anterior não pegar um envelope com um desafio), poderá novamente escolher uma das 3 alternativas listadas acima; apenas, ele não poderá escolher alguém que já tenha a caixa na mesma volta.

A caixa só pode ser passada para outra pessoa 4 vezes, quem receber pela quarta vez precisará escolher um envelope e tentar fazer um desafio.

O grupo que acumula 3 pontos ganha primeiro o jogo.

Uma tendência é que ninguém abra a caixa e a passe para outro membro do grupo até que a quarta pessoa receba a caixa e apresente uma agradável surpresa:

O grande prêmio é que, ao abrir a caixa, o participante descobre que não contém nenhum desafio, mas na verdade uma caixa de chocolates.

A atividade termina, não há pontos contados, porque tudo foi encenado, fonte: siteware.com.br

Analisar:

Uma piada divertida pode fornecer muitas lições para o trabalho em grupo, além de abordar a importância de ser autossuficiente e aceitar responsabilidades.

Em vez de fugir dos desafios e perder oportunidades, devemos enfrentar nossa missão e enfrentá-la em vez de passar a responsabilidade para outro membro do grupo.

Se alguém enfrenta o desafio antes do quarto passe, a dinâmica se torna ainda mais proveitosa, com um excelente exemplo de autoconfiança.

Celebre as conquistas

Celebra as vitórias e sucesso recompensando sua equipe de modo verbal e material, não é tarefa fácil o processo de motivação. É desafiador e repleto de nuances, mas esta é a beleza do mundo corporativo, a empresa é uma grande escola onde todos podem aprender.

Em resumo esta é a estratégia de como motivar uma equipe de vendas desmotivada, vale a pena reler o artigo e colocar em prática as ações. Não esqueça de compartilhar sua opinião conosco e acessar mais artigos como este em nosso blog.

Fonte Exame