Tudo sobre motivação para vendas

Aprenda aqui tudo sobre motivação para vendas e aumente os seus lucros através de uma nova mentalidade. Entenda o conceito de motivação em vendas, saiba se ele realmente funciona e como as palestras motivacionais podem comunicar com eficácia e inspirar seus funcionários a serem mais produtivos.

A motivação para vendas depende de diferentes fatores e ao contrário do que muitos líderes pensam ela não se refere unicamente à remuneração ou bonificação dos vendedores.

Victor Lipman  é autor de  The Type B Manager: Leading Successful in a Type A World. O professor oferecer cursos on-line sobre “A mentalidade do gerente” e “Como gerenciar funcionários difíceis”.

O estudo de Lipman, foi publicado no Psychology today, o professor fez a seguinte pergunta aos pesquisados: O que o motiva a se destacar e se esforçar mais em sua organização?

Os funcionários e colaboradores de diversas empresas podiam escolher 10 respostas. Curiosamente, o dinheiro muitas vezes crido como o principal motivador foi o sétimo da lista, os resultados por ordem exata da pesquisa foram os seguintes:

  1. Camaradagem, motivação entre colegas (20%)
  2. Desejo intrínseco a um bom emprego (17%)
  3. Sensação encorajada e reconhecida (13%)
  4. Tendo um impacto real (10%)
  5. Crescendo profissionalmente (8%)
  6. Atender às necessidades do cliente/cliente (8%)
  7. Dinheiro e benefícios (7%)
  8. Supervisor positivo/gerência sênior (4%)
  9. Acredite na empresa/produto (4%)
  10. Outros (9%)

Claro que o dinheiro é importante, mas existem casos em que a motivação vai além do salário ou bônus da equipe.

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Por exemplo, uma empresa com bons salários, mas que não oferece condições mínimas para a equipe de vendas trabalhar, dificilmente terá funcionários motivados.

Ensinamos em nossas palestras motivacionais para equipes de vendas ou palestras motivacionais para funcionários que o dinheiro não é tudo, o foco total nele pode ser nocivo.

Qual o conceito de motivação?
Foto: Josh Calabrese

Um outro detalhe é que a tendência do “canibalismo” entre os vendedores, se mostra nocivo aos relacionamentos e a médio longo prazo a empresa. Por isso envolver os colaboradores com uma comunicação aberta faz com que ela se sinta parte do projeto.

Precipuamente, isso ajuda a empresa a prosperar, pois um ambiente colaborativo a troca de ideias flui e as soluções são encontradas mais facilmente.

Isso não significa que não o ambiente não terá pressão e nem competição, mas nesta estrutura os funcionários aprendem a lidar com a pressão de forma saudável e emocionalmente mais segura.

Um ambiente onde a motivação é feita pelos funcionários abre espaço para que se  compartilhem elogios e cada assuma a sua responsabilidade.

Entenda o conceito de motivação em vendas

O conceito de motivação disseminado em palestras de vendas é tecnicamente simples. No caso, são ações que visam proporcionar motivação aos funcionários que atuam no setor do vendas.

A motivação em vendas deveria ser uma das prioridades dentro de qualquer empresa, pois é através da equipe de vendas que boa parte da lucratividade da empresa pode ser alcançada.

A motivação em vendas deveria ser uma das prioridades dentro de qualquer empresa, pois é através da equipe de vendas que boa parte da lucratividade da empresa pode ser alcançada, que é fundamental para preservar sua capacidade de investimento e  dividendos adequados para os sócios, e ainda aumentar o valor na compra e venda de empresas e sua capacidade endividamento

Em tese um vendedor motivado pode realizar mais vendas do que o esperado, portanto, cabe ao líder da empresa trabalhar com estratégias que ofereçam motivação, valorização e empenho a sua equipe que por sinal podem ir muito além da remuneração ou bonificação.

É claro que na teoria o processo parece ser fácil, mas a prática exige muita atenção dos líderes para que encontrem artifícios que realmente façam a equipe se sentir motivada a vender produtos ou serviços.

O objetivo de qualquer empresa e seus respectivos líderes é bater metas e superar as suas expectativas principalmente em relação ao setor de vendas. Mas para isso é necessário trabalhar com estratégias que viabilizam o alcance dos objetivos ou inclusive a superação.

A motivação em vendas, por exemplo, é uma das estratégias indispensáveis às empresas que desejam manter o mesmo nível de sucesso.

Ou ampliar o crescimento e é obviamente é focada na equipe de vendas tendo em vista a necessidade de motivar os funcionários diariamente a fim de estimulá-los a entregarem resultados eficientes tanto ao setor como a empresa no geral.

O homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível.
Max Weber

Os especialistas em vendas afirmam que a motivação e vendas são basicamente uma única coisa. De fato, ambas andam juntas e por isso faz muito sentido as empresas trabalharem isso em seus funcionários, mas não em relação a remuneração ou garantir novas bonificações.

É claro que a remuneração e os bônus são importantes, mas a motivação vai além disso, ela se refere ao estado físico, emocional e mental do funcionário.

Em tese ela trabalha para que aquele funcionário esteja feliz e empenhado a executar o seu trabalho da melhor forma.

Ou seja, a motivação em vendas pode ser trabalha de forma individual com cada funcionário ou no geral tendo como intenção empenhar toda a equipe a alcançarem melhores resultados.

Onde a motivação começa?

Como ser um verdadeiro vendedor? A motivação para vendas deve ser desenvolvida com base nos problemas, dificuldades e dentre outras informações relacionadas a empresa para que de fato ofereça resultados entre os funcionários.

O funcionário motivado é aquele que entrega uma performance além do esperado e para as empresas isso é sem dúvida algo indispensável. Afinal de contas, a empresa que não vende dificilmente lucra e com isso a sua permanência no mercado pode ser colocada em risco.

Como resolver os problemas e motivar
Foto: Olav Ahrens Rotne

É impossível uma empresa com funcionários desmotivados e sem interesse de executar suas funções conquistar uma taxa de vendas elevada e eficiente para sua lucratividade.

De fato, a motivação e vendas andam juntas, portanto, sem a motivação dificilmente o seu funcionário vai entregar o resultado que deseja. Logo, cabe aos líderes e a empresa como um todo trabalhar com ações que façam a equipe de vendas entregar resultados eficientes.

Como já vimos o aumento do salário ou a oferta de bonificações pode ser uma estratégia interessante, mas muitas vezes a desmotivação vai além do salário do funcionário.

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Existem casos que o problema é a falta de conforto, o ambiente desorganizado, a cobrança irreal dos líderes e até mesmo a inflexibilidade de horários que gera desgaste físico, mental e emocional da equipe.

Portanto, a motivação para vendas ocorre apenas quando a empresa consegue identificar a fundo a matriz do problema e implantar uma cultura que promova o bem-estar do funcionário.

Pois sem isso dificilmente a equipe se empenhará na verdade, algumas ações podem até oferecer resultados momentâneos, mas a longo prazo a motivação vai embora.

Invista em ações periódicas para ter motivação para vendas

Como dito acima, o trabalho da motivação para vendas depende de muita observação, mas além disso também pode ser necessário praticar a empatia em busca de soluções reais.

O reconhecimento dos funcionários, por exemplo, é uma medida que oferece motivação, assim como o feedback construtivo, a oferta de coaching ou mentorias e até palestras motivacionais.

Mentoria para vendedores
Mentoria para vendedores, Foto: You X Ventures

Essas palestra sobre vendas online, inclusive, podem trabalhar o “eu” de cada funcionário, pois às vezes o problema da desmotivação é pessoal e exige atenção da pessoa para que seja solucionado.

A partir desses eventos a pessoa aprende a enxergar os seus problemas, a entender o seu valor e trabalhar diariamente na entrega de performance de forma a agradar a empresa e, claro, a si.

Motivação de vendas funciona?

A motivação de vendas funciona de acordo com as estratégias adotadas pela empresa.

De fato, cada empresa pode adotar uma estratégia específica que mais se adeque a sua realidade e ao perfil de seus funcionários, mas de forma geral é uma técnica indispensável às empresas.

Os especialistas em vendas afirmam que a motivação e a venda de serviços ou produtos andam juntas por diferentes razões a começar pelo fato de que nenhum vendedor consegue bons resultados se não estiver devidamente inspirado e determinado a vender.

A motivação é tecnicamente um impulso que faz com que os funcionários busquem por seus objetivos e entreguem uma performance mais interessante a empresa.

Aliás, sem ela dificilmente os resultados ampliam e a empresa poderá enfrentar crises quanto suas vendas.

Confira algumas dicas de como implantar a motivação de vendas em sua empresa.

1. Trabalhe o ambiente para que a motivação de vendas seja realidade

Não adianta os líderes oferecerem bonificações e aumento de salário se o clima na empresa ou a sua cultura não prioriza o funcionário.

A empresa precisa ser humana e agradável o suficiente para que todos os dias os funcionários acordem motivados a executar suas funções. A partir disso a motivação de vendas será uma consequência junto de outros atos específicos.

2. Ofereça treinamentos e capacitações que geram mais empenho

A motivação de vendas funciona de várias formas, mas sem dúvidas a oferta de treinamentos, capacitações e afins é uma das mais interessantes.

Analise a sua equipe de vendas e identifique o que precisa ser melhorado, o que deve ser trabalhado e pergunte quais são as suas dificuldades. Com base nesses dados poderá oferecer treinamentos ideais à equipe.

Mensurar resultados também é importante, por isso um sistema de vendas ou softare crm pode ser útil na hora de dar feedback.

3. Dê feedbacks construtivos ou investia em coaching e mentoria

Outra forma de garantir que a motivação de vendas funciona na sua empresa é trabalhando com feedbacks construtivos. Pois eles empenham e transmitem a necessidade de a pessoa manter sua performance ou superá-la.

Além disso, investir em coaching e mentoria também é uma forma de ajudar a equipe quanto a sua motivação por trabalhar questões internas.

4. Ofereça palestras motivacionais periodicamente a equipe de vendas

As palestras motivacionais são indispensáveis para que a motivação de vendas funcione de forma interessante na empresa.

Essas palestras não possuem o objetivo apenas de empenhar ou inspirar a equipe, mas principalmente trabalhar com a raiz do problema que impede as pessoas de entregarem resultados a empresa.

É algo central, mas que trabalha o geral.

5. Trabalhe com condições favoráveis para o conforto da equipe

A motivação de vendas funciona a partir de diferentes questões e as condições de trabalho é uma delas.

Se o vendedor não tem espaço para descansar, não possui um ambiente agradável para executar seu serviço e efetivamente não se sente confortável na empresa dificilmente ele entregará resultados positivos. 

Portanto, analise essas condições para trabalhar a motivação, envolvendo os funcionários neste plano é quase impossível de dar errado.

Como trabalhar a motivação em vendas na sua empresa

A motivação em vendas pode ser trabalhada de diferentes formas a começar pelo próprio dia a dia entre a equipe de vendas e seus respectivos líderes, que por sinal podem (e devem) reconhecer o desempenho de cada funcionário com elogios, agradecimentos e dentre outros.

Mas além disso, também existem outras formas de oferecer motivação em vendas, como:

  • Motive com competições com premiações interessantes aos funcionários;
  • Ofereça palestras motivacionais que vão estimular a equipe de vendas;
  • Desenvolva treinamentos que além de capacitar ajudam a motivar;
  • Dê feedbacks e reconheça as vitórias da equipe sempre que possível;
  • Crie um ambiente cooperativo e de comunicação aberta;

Existem muitas outras formas de oferecer motivação em vendas e, na verdade, isso depende da basicamente da cultura da empresa.

Quanto mais empenhada e humana, melhor será a sua capacidade de trabalhar com estratégias que visam motivar e agradar a equipe de vendas.

Como motivar vendedores?
Estratégia & Organização, Foto: Kelly Sikkema

Palestra sobre motivação no trabalho: 5 Dicas para melhorar a produtividade

A palestra sobre motivação no trabalho costuma ser um dos eventos mais procurados pelas empresas tendo em vista o seu objetivo de transformar o empenho e dedicação dos colaboradores de forma com que tanto a empresa como o colaborador sejam beneficiados.

Esse tipo de tema gera curiosidade e engajamento, pois de fato a motivação é um dos elementos mais importantes em uma corporação por gerar resultados interessantes a ela.

Tecnicamente, sem funcionários motivados dificilmente a empresa alcança os seus objetivos e consequentemente sua permanência no mercado pode ser abalada.

Ou seja, desenvolver uma palestra sobre motivação no trabalho é um investimento que favorece os envolvidos por focar na evolução, percepção e autoconhecimento do público visando resultados em sua vida.

Confira abaixo algumas das principais dicas para melhorar a produtividade que costuma ser compartilhadas em uma palestra sobre motivação no trabalho aos líderes e funcionários.

1. Crie metas realistas que empenham e geram satisfação

Ao invés de criar uma meta que será conquistada a longo prazo tente dividi-la em etapas para que o alcance seja mais “fácil”.

Em tese, essa quebra de uma meta grande em várias pequenas torna a conquista mais fácil e gera satisfação das pessoas por fazê-las entenderem que são capazes de alcançar o objetivo.

Ou seja, você motiva e ainda demonstra seu potencial.

2. Faça ou ofereça treinamentos periódicos para melhor qualificação

Quando uma empresa demonstra que está investindo no funcionário é natural que ele se sinta valorizado e consequentemente mais motivado em demonstrar resultado ou gratidão por essa confiança.

Aos líderes cabe a oferta de treinamentos periódicos que aumentem a qualificação da equipe e aos colaboradores a realização dos treinamentos com foco e eficiência.

3. A qualidade de vida precisa fazer parte da cultura da empresa

Uma empresa que tem como cultura o cuidado com a saúde mental, física e emocional de seus funcionários é provável que tenha mais colaboradores motivados no desempenho de suas tarefas.

Portanto, é crucial que a qualidade de vida no trabalho seja um foco na empresa. É preciso valorizar o trabalho do colaborador e fazê-lo realizar atividades que geram o seu bem-estar.

4. Estimule a organização das tarefas para aumentar a produtividade

Quanto mais produtivos, maiores as chances do funcionário ser reconhecido e com isso, é natural que ele se sinta motivado em desempenhar as suas tarefas.

Aos líderes cabe o estímulo a organização para que esse processo ocorra, quanto aos funcionários é preciso que cada um policie a sua organização em busca de melhor executar o seu trabalho.

5. Oferecer feedbacks é uma maneira de aumentar a motivação

Na palestra sobre motivação no trabalho é comum falarmos sobre feedbacks e a sua importância para motivar os funcionários.

Portanto, cabe aos líderes oferecerem um retorno ao funcionário para que ele entenda onde melhorar e parabenizá-lo quanto aos serviços eficientes. É preciso tornar os feedbacks em algo comum e necessário na empresa.

Como contratar um palestrante motivacional?

Essas dicas para melhorar a produtividade são compartilhadas na palestra sobre motivação no trabalho.

Em conjunto de outras que favorecem a vida pessoal e profissional da sua equipe, por isso se desejar mudar a motivação dos colaboradores.

Saiba como contratar palestrante motivacional, conheça o nosso trabalho e faça um orçamento para trabalhar com palestras de motivação para vendas.

Nós desenvolvemos palestras motivacionais para diferentes públicos, inclusive empresas em busca de ajudar os seus funcionários a entregarem melhores resultados. 

Resumo, esperamos ter lhe auxiliado a entender como contratar palestrante motivacional para seus vendedores.

Se está em busca de trabalho a motivação de vendas em sua empresa consulte o nosso trabalho com palestras motivacionais que além de trabalhar questões relacionadas à venda também vão ajudar os funcionários lidarem com questões internas e externas.