Como fazer a prevenção contra o assédio moral no trabalho

Como prevenir o assédio moral no ambiente de trabalho? Antes de mais nada, para prevenir é preciso compreender o significado da palavra, prevenção.

Prevenção: conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal).

Quando o assunto é prevenção e combate contra o assédio moral e sexual dentro e fora do ambiente de trabalho é preciso desenvolver um grupo de medidas. À primeira vista investir em saúde emocional e física do colaborador através de treinamentos, workshops e palestras sobre o assédio moral é a melhor forma de proteger o ambiente de trabalho.

Prevenir o assédio moral no ambiente de trabalho é fundamental para garantir um ambiente saudável e produtivo. Em primeiro lugar saiba quais os tipos de assédio moral, compreender cada perfil de assédio traz segurança ao ambiente corporativo e é forte auxilio na prevenção.

Primordialmente listamos as seguintes estratégias, que são formas eficazes de combate ao assédio moral no ambiente de trabalho, confira!

Estabeleça políticas claras

Elabore políticas e diretrizes internas que definam claramente o que constitui assédio moral e apresente exemplos concretos. Em outras palavras o desenvolvimento de políticas de combate ao assédio moral e sexual dentro do ambiente de trabalho são uma das formas mais eficazes de prevenção.

Do mesmo modo, as políticas nada mais são do que regras instituídas pela empresa, que pode abordar a conduta, normas, de leis que regerão a conduta dos profissionais dentro da empresa.

Ou seja, mais do que criar políticas de combate e prevenção ao assédio é fundamental que haja fiscalização, inibição dos crimes de assédio. Ao mesmo tempo certifique-se de que todos os funcionários tenham acesso a essas informações.

Sobretudo, criamos um modelo de política de combate ao assédio moral no ambiente de trabalho. fique à vontade para usar esse modelo e adaptar para a sua necessidade. Faça download da política contra assédio em PDF.

Promova comunicação aberta

Fale sobre o assédio, e encoraje o diálogo aberto entre os funcionários e a liderança, treine gestores e supervisores a estarem abertos a feedback sobre o assunto. Melhorar a comunicação da empresa é estabelecer segurança e proatividade no ambiente de trabalho.

Sob o mesmo ponto de vista, abra canais de comunicação eficientes e seguros para que as pessoas possam fazer denuncias e relatar situações de assédio moral sem medo de retaliação. De acordo com as principais normas segue algumas sugestões de canais de denuncias e comunicação aberta.

  • Contato direto com o Recursos Humanos da empresa (RH);
  • Telefone WhatsApp;
  • Formulário no website, hotsite ou intranet;
  • E-mail para denúncias.

Capacite a liderança

Na maioria das vezes o assédio quando ocorre, a maioria dos profissionais não sabe o que fazer. Tanto quanto muitos deles nem sabe quais sãos os tipos de assédio, que tal contratar uma palestra assédio moral?

Acima de tudo invista em treinamentos para líderes e gestores e colaboradores, ensinando a identificar a prevenção do assédio moral. Ensine-os como identificar o assédio moral no trabalho, os sinais de comportamento abusivo do assediador e vítima, e a agir de forma proativa para interromper o ciclo de assédio.

Eduque os funcionários

Quais são os 4 tipos de assédio moral? Eduque, monitore, e realize treinamentos periódicos para todos os funcionários, colaboradores e direção, abordando os conceitos de assédio moral, como:

Explicar estes pontos e expor as formas da lei no trata é a melhor forma de prevenção contra essas violações. Conscientização é um agente colaborativo na criação de ambiente mais seguro e inclusivo.

Implemente consequências

Definitivamente estabeleça e aplique medidas disciplinares para aqueles que cometem assédio moral. Para isso é preciso ter o mínimo de consciência legal sobre o assunto para investigar e coibir. A punição deve ser proporcional à gravidade do comportamento, dentro do aspecto da lei, e pode incluir advertências, suspensões, ações trabalhista ou até demissões.

Ofereça suporte às vítimas

É dever da empresa oferecer apoio emocional e psicológico às vítimas de assédio moral. Além de demonstrar empatia com a vítima e coibir tal ação, o assediador deve ser punido e também orientado a busca de auxilio psicológico. A empresa pode criar grupos de aconselhamento, contratar um profissionais de saúde mental para encaminhar a terapia. E investir em outros recursos para ajudar as pessoas a se recuperarem dos efeitos do assédio.

Monitorar o ambiente de trabalho

Ensine todos os profissionais a desenvolver um olhar atento sobre o ambiente de trabalho e ser capaz de detectar os sinais de assédio moral. Peça feedback regular dos funcionários sobre este e outros assuntos a escuta ativa é fundamental, e investigue prontamente quaisquer denúncias.

Cultivar a diversidade e a inclusão

Inclusão é uma palavra que está na moda, é serve como um ingrediente para criação de uma ambiente saudável. Fomente um ambiente diverso e inclusivo, onde todas as pessoas se sintam respeitadas e valorizadas. Isso pode reduzir os casos de assédio, pois os funcionários que se sentem parte da empresa tendem a ser, mais conscientes e respeitosos em ambientes inclusivos.

Código de Conduta e Respeito a Diversidade: proíbe quaisquer tipos de discriminação que diferenciem o tratamento entre homens e mulheres nas relações sociais, de trabalho e jurídicas em razão de cor, sexo, idade, preferência religiosa, entre outros motivos (art. 5º, e seus incisos e 7º, inciso XXX), e ainda, considerando a necessidade de estabelecer um ambiente seguro, produtivo e acolhedor a todos os servidores, colaboradores e visitantes do Instituto

Rever e ajustar as políticas

Avalie periodicamente as políticas e práticas relacionadas ao assédio moral, fiscalize e atualize. Você encontra informações nos seguintes sites:

Ministério Público do Trabalho (MPT) – Responsável por promover e defender os direitos trabalhistas, incluindo o combate ao assédio moral no ambiente de trabalho.

Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPT) – A SEPT é um órgão do governo federal responsável por promover políticas de trabalho e previdência. Eles têm um canal para denúncias de assédio moral no trabalho através do site.

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – Responsável por monitorar e controlar o sistema judiciário do Brasil. Eles têm uma ouvidoria para receber denúncias de assédio moral no ambiente de trabalho através do site.

Ouvidoria do Ministério do Trabalho – A Ouvidoria do Ministério do Trabalho recebe denúncias de assédio moral no ambiente de trabalho.

Sob o mesmo ponto de vista, muitos sindicatos também oferecem suporte e orientação jurídica para vítimas de assédio moral no trabalho. Você pode entrar em contato com o sindicato da sua categoria profissional para obter ajuda.

Em conclusão: Faça ajustes quando necessário para garantir que as estratégias de prevenção sejam eficazes. Ao seguir essas diretrizes, é possível criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo, no qual todos os funcionários possam prosperar e se sentir seguros.