Conheça os 4 tipos de assédio moral no ambiente de trabalho

Quais os tipos de Assédio moral? De acordo com dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST), somente em 2021, mais de 52 mil casos relacionados a assédio moral. Estes dados evidenciam a magnitude dessas violências no ambiente de trabalho e a urgência no trato preventiva sobre o assunto.

Como medida para disseminar informações e contribuir positivamente na prevenção e combate a essas práticas, é essencial conhecer o assunto. Dados da pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental (IPRC), apontou que mais da metade dos profissionais tolera ou prática bullying e assédio moral no ambiente de trabalho. Por esta razão compreender os tipos de assédio moral é uma das formas mais eficazes de prevenção e combate ao assédio.

Além de promover campanhas de conscientização palestra sobre assedio moral no ambiente de trabalho, produzir cartilhas contra o assédio moral e sexual. Entenda o que é, as principais causas, os tipos de assédio e o que fazer para gerar saúde e qualidade no ambiente de trabalho.

Quer uma palestra sobre assédio moral para os seus profissionais?

Você pergunta e a gente responde:

Quais causas do assédio moral?

Quais os tipos de assédio? Escrevemos um guia completo sobre as causas do assédio moral, leia texto completo. Mas as causas são diversas e complexas, e envolvem fatores individuais, interpessoais, culturais e organizacionais, mas os tipos mais comuns são:

Cultura organizacional tóxica

Assédio moral organizacional, é onde a cultura de uma empresa, organização particular ou pública permite ou tolera comportamentos abusivos. Pode haver maior probabilidade de ocorrer assédio moral no local de trabalho.

Problemas de comunicação

Quando as pessoas têm dificuldades em se comunicar de maneira clara e eficaz, podem surgir conflitos que podem levar ao assédio moral. A falta de clareza em relação aos objetivos, reuniões sem propósito definido, excesso de e-mails e mensagens instantâneas, e ausência de feedbacks são alguns dos problemas comuns que podem prejudicar o desempenho e a eficácia no ambiente de trabalho e ser um gerador de conflitos.

Insegurança no trabalho

Em um ambiente de trabalho competitivo e inseguro, pode haver maior probabilidade de ocorrer assédio moral. Pois os funcionários podem se sentir pressionados a agir de maneira agressiva para se destacarem.

Problemas de personalidade

Os transtornos de personalidade são um conjunto de doenças psiquiátricas caracterizadas por desvios de comportamento bem rígidos e mal ajustados. Estes comportamentos prejudicam a forma como o paciente lida com seus impulsos e com as pessoas ao redor. Por exemplo, indivíduos podem ter tendências narcisistas, autoritárias ou agressivas, o que pode levá-los a se envolver em comportamentos de assédio moral nas relações do trabalho.

Fatores individuais

Fatores como estresse, problemas pessoais e insatisfação no trabalho podem tornar algumas pessoas mais suscetíveis ao assédio moral, seja como agressor ou vítima. A insatisfação no trabalho é recorrente nas empresas, e ela pode gerar diversos efeitos negativos para a liderança e para os profissionais, como a elevação da rotatividade e do absenteísmo. Tendo em vista que os colaboradores passam a maior parte do seu tempo na empresa, é fundamental que eles estejam motivados e satisfeitos com o ambiente de trabalho.

Conflitos interpessoais

Os conflitos podem ser traduzidos por uma ansiedade, ou inquietude que envolve indivíduos ou grupos quando existe constantes divergências e interesses incompatíveis. Conflitos entre colegas de trabalho ou entre um funcionários e seu supervisor podem levar a comportamentos de assédio moral.

Quais os tipos de Assédio moral?

O que é assédio moral vertical descendente?

Assédio moral vertical descendente é uma conduta abusiva e recorrente, praticada por superiores hierárquicos, como um gerente, supervisor ou chefe, que usa de humilhações, injurias, constrangimentos, discriminação por cor, raça, classe social ou credo, agredindo física ou verbalmente um indivíduo ou um grupo. Trazendo prejuízos a saúde psicológica, física e social do empregado.

Antes de mais nada esse tipo de assédio pode é comumente caracterizado por comportamentos abusivos e humilhantes por parte do agressor, que podem incluir insultos, intimidação, ameaças, exclusão social, críticas injustas, repreensões públicas, sobrecarga de trabalho, entre outros comportamentos que visam prejudicar a vítima e colocá-la em uma posição de vulnerabilidade.

O que é assédio moral horizontal?

Assédio moral horizontal é um tipo de assédio moral que ocorre entre colegas de trabalho que têm o mesmo nível hierárquico na organização. Ou seja o assédio moral horizontal é direcionado de uma pessoa a outra pessoa que é igualmente um colega de trabalho e não um superior hierárquico.

Esse tipo de assédio cometida no ambiente de trabalho, recorrente parte de um conjunto de ações abusivas incluindo comportamentos como ridicularização, humilhação, exclusão social, críticas exageradas e arbitrarias e ou injustificadas, entre outros comportamentos abusivos e prejudiciais. O assédio moral horizontal é uma prática inaceitável em qualquer ambiente de trabalho.

Compreender o funcionamento das relações dentro do ambiente de trabalho e como torná-las cada vez mais saudáveis é fundamental para saúde da empresa. Educação, e prevenção são palavras chaves para que tanto superiores quanto subordinados saibam identificar o assédio individual e coletivo.

É preciso que as empresa denunciar os atos abusivos ao sindicato para que os responsáveis pelas agressões sejam responsabilizados, e para que outras pessoas não sejam vítimas desta crueldade que compromete a saúde de trabalhadores e trabalhadoras.

O que é assédio moral vertical ascendente?

Assédio moral vertical ascendente é um tipo de assédio moral que ocorre quando uma pessoa em posição hierárquica inferior, como um subordinado ou funcionário, assedia moralmente uma pessoa em posição hierárquica superior, como um líder, gerente, supervisor ou chefe.

Sobretudo o assédio ascendente inclui insultos, xingamentos, intimidação, ameaças, desobediência intencional, sabotagem, recusa de cumprimento de ordens, entre outros comportamentos que visam prejudicar o superior e colocá-lo em uma posição de vulnerabilidade.

Pesquisa realizada pelo Workplace bullying (WBI) relata que a maioria dos agressores são homens (67%) que visam mulheres (58%) mais do que outros homens (42%). Mulheres agressoras (33%) têm como alvo outras mulheres em 65% dos casos. No entanto, os casos de homens intimidados por mulheres o número é menor, cerca de (11% de todos os casos) e não podem ser descartados.

O assédio moral vertical ascendente é menos comum do que o assédio moral vertical descendente, por exemplo, mas ainda é uma prática inaceitável em qualquer ambiente de trabalho.

O assédio moral pode ter efeitos extremamente prejudiciais na saúde mental e física da vítima, e é crime:

Lei Assédio Moral, o artigo 216 A do Código Penal: Constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função.

O que é assédio moral organizacional?

Assédio moral organizacional é um fenômeno que pode ocorrer nas organizações, incluindo empresas, instituições governamentais e ONG’s sem fins lucrativos. Trata-se de um tipo de assédio que onde ocorre condutas abusivas e recorrentes, toleradas pelas organizações ou por formas de lideranças para cumprimento de metas gerando competição e ações abusivas em toda estrutura hierárquica na empresa.

O assédio organizacional pode ser caracterizado por comportamentos abusivos e prejudiciais que são direcionados a um grupo específico de funcionários ou a toda a organização. Esses comportamentos podem incluir discriminação, injuria, intimidação, humilhação, retaliação, agressões verbais e físicas entre outras formas de comportamento que criam um ambiente de trabalho hostil e estressante.

Em 2022 a rede de supermercado Carrefour foi condenada em uma ação a pagar uma de R$ 400 mil, indenização por assédio moral organizacional. Um vídeo que circulou na internet, mostrava um vendedor sendo humilhado pela gerente enquanto limpa chão de joelhos em uma das lojas  da rede. O vídeo serviu como base para a ação movida pelo Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul.

Algumas das formas mais comuns de assédio organizacional incluem: discriminação, assédio moral, ostracismo, sobrecarga de trabalho, falta de feedback ou de conhecimento, e isolamento. O assédio organizacional é um problema sério que afeta negativamente a cultura da organização. O moral dos funcionários, a produtividade e, em última instância, a reputação e o sucesso da organização.

Para um ambiente saudável as empresas devem desenvolver políticas claras de prevenção e combate ao assédio moral. Investindo em treinamentos, e palestra assédio moral no ambiente de trabalho para toda a empresa. Além de criar mecanismos de denúncias junto ao Recursos Humano (RH) da empresa e atendimento psicológico das vítimas de assédio moral.

Esperamos ter respondido a questão quais os tipos de Assédio moral, desenvolva ações de prevenção.