Saiba como tratar o Transtorno de ansiedade em professores

Transtorno de ansiedade em professores – Se considerar o número de professores afastados das salas de aula por conta de problemas psicológicos. Em primeiro lugar, são muitos afastados por transtornos mentais ao longo dos últimos anos é impossível não se preocupar.

Acima de tudo, em 2016, por exemplo, cerca de 27 mil professores foram afastados devido a transtornos mentais ou comportamentais nas escolas estaduais de São Paulo.

Já em 2018 esse número caiu para 22 mil professores, porém continua sendo um número elevado e que demonstra deficiência quanto aos cuidados emocionais e psicológicos dos profissionais. Saiba como a palestra de motivação para professores sobre ansiedade pode ajudar o seu colaborador.

Saúde, ansiedade e seus resultados

Precipuamente a ansiedade dos professores sempre foi uma realidade, mas hoje estamos conseguindo evidenciar com mais proximidade a questão.

Isso impacta negativamente no aprendizado dos alunos, sendo um entrave a uma boa formação acadêmica que os prepare para a sociedade e o mercado de trabalho.

Principalmente é necessário enxergar os professores como profissionais que também precisam ter um acompanhamento psicológico de qualidade de vida no trabalho e saúde. Que ajude a identificar a causa do problema e trabalhar para que a ansiedade dos professores deixe de existir. Saiba mais sobre o impacto desse transtorno de ansiedade em professores.

Saiba como podemos ajudar a sua escola, fale agora conosco!

Causas do transtorno de ansiedade nos professores

A ansiedade em professores continua a ser uma das principais causas para o afastamento desses profissionais. Se afastam das salas de aula e o impacto que isso proporciona para a formação dos alunos é muito grande já que o ciclo educacional é interrompido.

Primordialmente esse transtorno pode ser uma patologia genética, mas pode ser desenvolvido por variadas razões, entre elas a experiência negativas. Experiência contínua como medo, ansiedade e incerteza que levam a pessoa a ter pânico, estresse, angústia e assim por diante.

Gostando da leitura? Saiba mais sobre este e outros assuntos, confira!

Sobretudo ao levar em consideração a rotina de um professor atualmente no Brasil é possível começar a entender o porquê ansiedade em professores é comum.

Ele se tornou comum com dados alarmantes que exigem atenção de todos, a começar pela desvalorização do profissional e a sua rotina desgastante.

Então, no ano de 2018, a Secretaria de Educação concedeu 3.055 licenças por doenças como transtorno de ansiedade ou reação ao cansaço, depressão, esquizofrenia e estresse.

Além disso, a má remuneração, a violência dentro das escolas e outros fatores vivenciados diariamente. Também são motivos para desenvolver o transtorno de ansiedade em professores, levando-os a preocupação extrema e a expectativa apreensiva.

Como trabalhar ansiedade com professores?

Há diversas maneiras de trabalhar a ansiedade com os profissionais da educação em especial os professores. São ações que podem ajudar a reduzir a ansiedade nos profissionais e melhorar a qualidade de vida dos professores, dentro e fora da sala de aula. Tome nota das dicas de como trabalhar a ansiedade com os professores:

Faça atividade física

A atividade física é a forma mais eficaz de promover saúde aos professores, com ela o corpo aumenta queima de gordura e aumento da massa muscular. É uma forma de equilibrar o peso corporal, ou manter o peso ideal, agir assim é garantir maior longevidade de vida livre de doenças.

Estabeleça uma rotina

Estabelecer uma rotina é uma forma de evitar a procrastinação e aumentar a produtividade. Ao estabelecer uma rotina, ela ajuda a reduzir a ansiedade e os níveis de estresse, pois traz um padrão de ações e sobre nossos comportamentos. Agindo assim, não gera aquela sensação de estresse sabemos onde realmente focar e saímos do “piloto automático”.

Planeje suas atividades de classe antecipadamente

Sabemos que a grade comum exige demais dos professores, e é quase impossível programar as aulas e suas atividades. Mas é possível, com um pouco de organização e disposição planejar antecipadamente as atividades da sala de aula.
Dica: Um cronograma é fundamental ele te ajudará n

Conecte-se a outros professores

Participar de grupos e se conectar a colegas de trabalho é importante, isso porque pode entender melhor como a rotina impacta a todos e encontrar soluções. Conecte-se a outros professores e busque listar problemas e soluções para evitar o estresse e ansiedade no ambiente escolar.

Busque pessoas que te inspirem

Hoje temos diversos canais de informações como livros, e canais no Youtube, que geram uma infinidade de vídeos de pessoas inspiradoras. Pessoas inspiram pessoas, busque ouvir, ver e viver notícias boas, somos transformados pelo que contemplamos.

Tenha foco

O segredo do sucesso é a constância, por isso manter o foco é fundamental. Os dispositivos moveis são amigáveis, mas se não dosarmos o uso isso gera prejuízos mentais e físicos. Mais que isso ter foco gera ações eficientes o que por sua vez traz uma sensação de realização.

Cuida da saúde mental

Desenvolver uma nova mentalidade é preciso para resolução de qualquer problema, em especial os transtornos. Ter saúde mental aumenta a capacidade de aprendizado; potencializa a produtividade sem estafa, melhora a qualidade dos relacionamentos em geral. Se você é professor, não negligencie sua saúde mental, se notar sintomas de depressão ou transtorno de ansiedade procure ajuda de um especialista.

Como reduzir o transtorno de ansiedade em professores

O transtorno de ansiedade em professores é um distúrbio que precisa ser analisado e acompanhado de perto por profissionais especializados como psicólogos e psiquiatras.

Enfim, na maioria das vezes o indicado é o afastamento do profissional das situações que o levam a desenvolver a ansiedade e os outros sintomas.

Todos causados pelo transtorno, como também o uso de medicamentos controlados para ajudar na diminuição de efeitos de raiva, pânico, estresse, fadiga, ansiedade, tensão muscular e dentre outros.

Quanto ao tratamento de transtorno de ansiedade em profissionais de educação pode ser indicado a terapia comportamental cognitiva (TCC). Trata-se de uma técnica de psicoterapia que se baseia no conhecimento prático da psicologia. Conheça o projeto de psicologia viva e encontre um psicólogo on-line, importante ter um profissional capacitado neste processo.

Como as palestras podem impactar a saúde dos professores

E o envolvimento em palestra motivacional para professores da educação infantil e ações positivas como as palestras ajudam aprender a lidar com suas emoções, lidar com as frustrações e potencializar sua inteligência emocional.

Aos gestores de escolas, cursos, universidades, faculdades e afins é importante que se atentem a saúde física e psicológica de seus profissionais. Isso na intenção de evitar o desenvolvimento de transtornos de ansiedade em professores.

Saiba mais acessando nosso blog sobre as palestras que realizamos e que podem ajudar os seus professores a trabalharem questões psicológicas. E resolver questões emocionais que afetam na execução de suas tarefas e juntos podemos evitar o seu estresse, ansiedade e assim por diante.