Como ser manicure e pedicure? Guia Completo de como ser manicure e pedicure

    Saiba como ser manicure e pedicure de sucesso e ganhar uma renda extra trabalhando de casa ou em salão de beleza. 

    Nosso guia está direcionado para pessoas que queira iniciar na profissão, está recheado de insights para quem já atua no segmento.

    Atraindo a atenção de homens (pedicuro) e mulheres empreendedoras que buscam uma renda adicional a sua profissão.

    Mas o que antes era uma renda adicional aos lucros da família passou a ser a renda principal, mudando a vida de muita gente.

    Curso de manicure

    O que precisa para ser uma manicure?

    O que é preciso para começar como manicure a domicílio? Nos últimos anos a profissão de manicure e pedicure teve um grande crescimento.

    Segundo a Euromonitor, são mais de 1 milhão de salões de beleza, no Brasil, onde os atendimentos de manicure só perdem para os de cabelereiro.

    Sabendo do interesse de muitas pessoas em ingressar no mercado, listamos algumas dicas que vão te auxiliar a dar um start na profissão.

    As dicas são facilitadores que ajudam a sua compreensão sobre este mercado, por isso aprofunde-se em cada assunto e descubra aqui maneiras rápidas para ser uma manicure de sucesso.

    Curso de manicure

    15 dicas que vão ajudar você a ser introduzida no mercado de manicure e pedicure e ganhar dinheiro. 

    Lendo até o final você ganhará mais 3 dicas bônus, que vão dar um up na sua carreira, tome nota e saiba como ser manicure e pedicure do zero.

    O que precisa para ser uma manicure? Quer se aprofundar mais sobre o assunto, produzimos este artigo que vai lhe ajudar, leia logo após finalizar leitura.

    1) Invista em cursos e treinamentos

    Não há mercado onde possamos empreender e ter sucesso sem conhecimento.

    Por isso, se você quer ser uma grande manicure invista em cursos e treinamentos, consuma o máximo de conteúdo sobre o assunto.

    “Conhecimento é poder”. Francis Bacon  

    Na internet encontramos uma gama infinita de conteúdos em áudio, vídeos e livros que auxiliam no entendimento da teoria e prática do mercado de manicure e pedicure.

    São várias opções de cursos gratuitos de manicure, e outros pagos para que você possa desenvolver a sua expertise.

    Abaixo lista com os 5 principais cursos de manicure gratuito da rede, depois de terminar a leitura acesse e faça os cursos.

    Existem profissionais e salões de beleza que já estão há anos no segmento, ouça estes profissionais.

    Invista em palestras sobre saúde e beleza, busque algum palestrante, para motivar o seu time caso tenha um salão, uma equipe precisa ser motivada.

    É importante ver e ouvir e estar atento ao que os seus concorrentes estão fazendo, use isso como inspiração para seu desenvolvimento.

    Curso de manicure

    Preste atenção no que eles fazem e a forma como realizam o atendimento, para que desenvolvam novos serviços e produtos ainda mais criativos para o seu salão ou serviço a domicílio.

    Lembrando que há uma vantagem para a manicure e pedicure a domicílio, a qualidade de vida ganha significado pela flexibilidade de horário.

    Lembre-se que empreender é dominar a arte do conhecimento daquilo que se empreende, então não economize na busca pelo saber.

    2) Cuide da sua imagem pessoal

    Como ser manicure e pedicure?

    A primeira impressão é a que fica, não importa se você trabalha em um salão de luxo ou atende em domicílio.

    Atenção manicures, cuide da sua aparência pessoal.

    A regra serve para todos, uma boa imagem transmite competência, e é uma das formas de demonstrar a seriedade do seu trabalho.

    Desenvolva uma logomarca, produza um uniforme, tenha um avental ou camiseta, imprima adesivos e imprima a sua personalidade na marca.

    Cuide da sua aparência pessoal, da aparência do seu time, da higiene do local de trabalho, estes são detalhes que fazem toda a diferença.

    Disponha de um cartão de visita bem feito, treine seus profissionais, motive seus funcionários para que sejam simpáticos.

    Para que seu serviço ou produto cause uma boa impressão alinhe a sua imagem, pois ela diz muito sobre você e a sua empresa.

    3) Adquira materiais de qualidade.

    Adquirir materiais de qualidade, é também uma das formas de atrair o clientes, por tratar-se da higiene e segurança do consumidor.

    Em janeiro de 2012 a ANVISA, sancionou a lei nacional 12.592/12 que reconhece os profissionais de beleza.

    Tornando obrigatório o seguimento das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

    Sandra Regina Bruno Fiorentini é consultora jurídica do Sebrae e estruturou o documento sobre as exigências da Agencia de vigilância sanitária para salão de beleza.

    Existem leis e normas de segurança e higiene que todos os profissionais de beleza devem respeitar e isso inclui os equipamentos e materiais de qualidade.

    Monte um kit de unha que atenda às suas necessidades e a de seus clientes, mas que sejam de boa qualidade e que primem pela segurança dos clientes.

    Se tiver dinheiro para investir em um pedicuro elétrico profissional para lixar os pés, invista, mas comece simples e vá avançando.

    Existem kits de unha na internet a partir de R$ 45 até 450,00, pesquise e veja qual cabe no seu bolso.

    Ter materiais de qualidade é uma forma de vender os seus produtos e demonstrar atenção aos seus clientes.

    Lista de materiais de pedicure e manicure

    • Alicates de unha profissional;
    • Lixas de unha;
    • Acetona;
    • Mini tesoura;
    • Toalhas;
    • Luvas;
    • Algodão;
    • Borrifador de água;
    • Espátula de unha;
    • Cremes para amolecer a cutícula;
    • Cortador de unha;
    • Palito Profissional Para Unhas.

    4) Seja pontual

    Pontualidade é fundamental em qualquer profissão, e não é diferente quando o assunto é empreender.

    Caso ofereça a opção de atendimento a domicílio esteja atento ao horário, existem aplicativos que podem te ajudar no controle de agendamentos.

    O Google agenda, Outlook Calendar, Sunrise Calendar,  iCloud Calendar,  Yahoo Calendar e o  WAVE Calendar estes são algumas apps gratuitos para fazer seus agendamentos.

    Dica: Obedecer aos horários de atendimento evita transtornos, para você e para o cliente. Nada de atrasos eles prejudicam a sua imagem e podem afastar os clientes.

    Se não dispor destas tecnologias, o bom e velho caderninho é útil para coordenar horários.

    Observação: Se você atende em casa é comum misturar a rotina diária com o tempo para atender os clientes.

    Mas se você quer realmente profissionalizar-se mesmo trabalhando em casa, vai a dica: organize-se para atender no horário.

    5) Faça networking

    Como ser manicure e pedicure?

    O que é networking? Networking nada mais é do que uma rede de contatos que vão te ajudar a vender mais.

    O networking é uma das formas mais antigas de indicar produtos e serviços e construir redes de pessoas.

    Por essa razão, abra a agenda para outros bairros da sua cidade, não foque apenas nos clientes locais.

    Participe de workshops, treinamentos e reuniões de empresas de beleza, palestras sobre saúde e faça novas conexões.

    Essas conexões podem abrir novos horizontes para os seus negócios e aumentar ainda mais o seu nível de profissionalismo.

    6) Faça um curso de finanças

    Na maioria das vezes as manicures estão fadadas ao insucesso por não saber gerenciar suas finanças.

    Por administrar mal o dinheiro acabam não investindo nos materiais e nem desenvolvendo o profissionalismo.

    Tudo por não saber administrar o nosso bendito dinheiro, é importante fazer um curso de finanças.

    O Sebrae oferece um curso de gestão financeira gratuita, muitos problemas de um salão de beleza podem ser solucionados com uma boa gestão financeira.

    Listamos os melhores canais de finanças e investimento no youtube, assista esses vídeos e entenda como gerir melhor o seu dinheiro.

    Cadastre-se e seja Microempreendedor individual (MEI), você terá benefícios como ter CNPJ, dispensa de alvará e licença para suas atividades; e vender para o governo ter acesso a crédito e muito mais.

    7) Seja a melhor manicure pé e mão da sua região

    Ofereça atendimento no horário, serviço de qualidade, simpatia, bons equipamentos, e esteja atenta às tendências.

    Atenda as necessidades dos seus clientes, fazendo tudo isso com amor, lembrando que é seu dever. 

    Seja a melhor manicure da sua região.

    Estes são um dos principais ingredientes que levaram a ser a mais requisitada manicure e pedicuro da sua região. 

    Faça cada unha com amor e com certeza os seus clientes colocaram você em primeiro lugar no pódio das indicações de melhor manicure.

    Faça isso não para que você apenas supere seus concorrentes, mas porque você  ama a sua profissão.

    O maior concorrente é você mesmo, desafie-se a aprender todos os dias, e ofereça o seu melhor.

    8) Monte um portfólio

    Monte um portfólio com com suas fotos e vídeos, na internet em poucos instantes você pode ter um facilmente.

    Abra uma conta no Instagram ou no Facebook e crie um portfólio, explore as melhores imagens e vídeos dos seus serviços.

    Busque entender um pouquinho sobre como tirar boas fotos, elas serão usadas para fazer publicações nas redes.

    Construir um portfólio ou ter uma apresentação “institucional” sobre sua empresa, produtos e serviços é muito simples.

    Acesse o Canva, paltaforma usada por muitos designer, lá você pode fazer gratuitamente a sua apresentação e posts para as redes sociais e muito mais.

    9) Faça promoções e pacotes especiais

    Faça promoções e pacotes, mas lembre-se que ao criar uma promoção ou pacotes, esse valor precisa estar incluso no seus gastos.

    Dica: Não faz sentido dar descontos em serviços e produtos sem antes fazer os cálculos de tal cortesia. Saiba quanto vai te custar tal desconto, não ofereça descontos aleatórios, crie um plano para atender e classificar os clientes.

    Assim pode ofertar a cada um deles descontos e cortesias dentro de um plano especial. 

    Mas não deixa de fazer promoções e interagir com seus clientes.

    As promoções são formas inteligentes de atrair os clientes e fazer com que eles comprem mais de uma vez.

    Por exemplo, crie o vale manicure e pedicure, a cada 10 unhas feitas, ganha uma de graça.

    Ou se alguém quiser presentear uma amiga, pode usar o vale que dá direito a uma massagem, cabelo, unha dos pés e das mãos. 

    Criar pacotes para clientes Vips também é uma estratégia eficaz para os consumidores exclusivos.

    10) Conquiste novos clientes

    Como ser manicure e pedicure?

    A conquista de novos clientes, é importante, e trabalhar a base de clientes local e o motivacional da sua equipe, também. 

    Saiba tudo sobre motivação para vendas, e conquiste novos clientes a domicilio ou no seu salão.

    Mas muito mais importante ainda é aumentar a carteira de clientes, para isso você precisa de pessoas motivadas e estar motivada.

    E caso tenha um salão, pode fazer uma palestras e abordar os temas palestras motivacionais para funcionários.

    Seus colaboradores estão na linha de frente no atendimento ao cliente, e se não estiverem satisfeitos isso é um problema.

    Se está enfrentando este problema no seu salão, e questiona-se como motivar uma equipe de vendas desmotivada?

    Entenda o que está acontecendo, e premie, ofereça bônus, se estiverem desmotivados descubra os motivos pois eles são uma força de vendas.

    Dica: A conquista e fidelização de novos clientes passam pelos colaboradores.

    Desenvolva um bom relacionamento com todos de maneira que o processo de indicação e conquista de novos clientes automático.

    Esse sistema gera benefícios para o salão e para você autônomo, mesmo que não tenha um salão.

    A indicação é fundamental, e ela passa pela forma como você atende os seus consumidores. 

    Simpatia, preço justo, qualidade no serviço fazem com que o cliente se conecte a sua empresa e priorize você na hora de fazer a unha ou pé.

    11) Fidelize o cliente

    Depois de conquistar o cliente, fidelize, motive sua clientela a consmir sempre.

    Faça com que ele se torne um freguês, e que seja assíduo no seu salão ou atendimento a domicílio.

    Existem algumas regras no processo de fidelização, tome nota.

    • Atenda o cliente como você gostaria de ser atendido, direcione todas as suas energias para o seu consumidor;
    • Crie uma experiência de atendimento que só você propõe;
    • Crie programas de fidelidade como cartão de pontos por exemplo;
    • Ofereça tratamento VIP para seus clientes;
    • Faça a pesquisa de satisfação, é importante monitorar o que pode ser melhorado em seu atendimento, produto ou serviço.
    • Esteja presente no pós-venda, os apps de comunicação como o WhatsApp, Telegram ou Skype, podem ajudar nesta aproximação.
    • Envie mensagens de parabéns, e mensagens que não sejam vendas, se relacione com o cliente.

    Como fazer isso de modo eficaz? Estude livros sobre empreendedorismo, e saiba os gatilhos para atrair e fidelizar o cliente.

    12) Tenha um site

    Ter um site gera credibilidade e pode gerar mais vendas, nele você pode colocar as suas fotos, vídeos e conteúdos.

    Pode cadastrar a sua empresa no Google meu negócio e criar um blog, postando novidades sobre o universo da beleza.

    O Google meu negócio pode te ajudar a atrair clientes que estão buscando manicure e pedicure na sua região.

    Para cadastrar sua empresa é muito simples, acesse o site do Google meu negócio e siga os passos. 

    Como ser manicure e pedicure?

    Pessoas que buscam por termos como “manicure e pedicure perto de mim”, ou “manicure perto de mim”, “pedicuro em sp”, vão encontrar a sua empresa.

    Mas a diferença é que todo conteúdo possui uma linguagem mais profissional, uma cara mais institucional, diferente da rede social.

    Invista em um website procure um web designer na sua religião desenvolva um site.

    13) Use as redes sociais para divulgar seus serviços

    Muitas manicures têm medo da tecnologia, mas as redes sociais são uma das formas mais eficazes de divulgar seus produtos e serviços.

    Abra uma conta no Instagram e no Facebook, nestas redes você pode fazer publicações das suas imagens e colocar o seu portfólio online.

    Com acesso para todas as pessoas no mundo, isso pode gerar clientes aumentar a credibilidade em seu trabalho.

    Há duas opções de divulgação nestas redes: trafégo pago e tráfego orgânico.

    Basicamente o tráfego pago é aquele que você anuncia nestes sites e gera acessos a sua página.

    E tráfego orgânico tem a ver com pessoas que acessam seu site sem que você tenha investido para gerar audiência.

    Abra novos horizontes para novas propostas, invista nas redes sociais.

    14) Desenvolva o profissionalismo

    O profissionalismo nada mais é do que um conjunto de características que compõem determinado profissional.

    Essas características estão inclusas nas suas competências, sua ética, seu senso de responsabilidade e toda a forma como trata o seu negócio.

    Se você quer ser realmente uma manicure que faz a diferença, é a melhor no seu segmento profissional.

    Não se satisfaça com o que você já tem, seja grata, e busque sempre melhorar e crescer na profissão.

    15) Aposte na experiência do cliente

    Ninguém que vence em qualquer segmento faz o que está todo mundo fazendo.

    Dica: Procure ouvir as necessidades dos seus clientes e oferecer soluções que vão proporcionar uma experiência agradável e satisfatória quando eles fizerem a unha com você.

    Seja criativo busque inspirar-se, e encontrar formas de proporcionar uma experiência agradável e inesquecível para os seus clientes.

    3 dicas bônus para manicures

    Se chegou até aqui é porque realemente está afim de fazer dar certo, então tome nota de mais três dicas bônus.

    16) Monitore seu crescimento

    Monitore sempre peça feedback para os seus clientes.

    Faça pesquisas de satisfação e opinião, de maneira que você saiba o que eles querem.

    17) Pós atendimento

    Esteja presente no pós-venda, como já falamos não se satisfaça com apenas o consumo único. 

    Invista para que esse cliente compre mais e mais vezes.

    Para isso uma mensagem fora de época pode fazer toda a diferença no processo de fidelização e pós-venda. Atenda bem sempre!

    18) Novas tecnologias e tendências 

    Esteja atento às novas tecnologias e tendências do mercado, não há profissão que prospere sem estar conectado às novidades do mercado.

    E quando o assunto é beleza é preciso que você manicure e pedicure esteja atenta às novidades que podem ser aplicadas no seu salão.

    Em síntese é isso que você precisa para ser sobre como ser manicure e pedicure de sucesso.

    Se você gostou desse artigo compartilhe com suas amigas e ajude outras pessoas a empreender no mercado de manicure e pedicure.

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