Saiba quais as dificuldades dos jovens cristãos e como ajudá-lo.

    As dificuldades dos jovens cristãos são muitas e por vezes ignoradas, principalmente em uma sociedade consumista e líquida como afirma o sociólogo polonês, Zygmunt Bauman.

    E uma palestra para jovens pode ser uma forma de abordar estes jovens e levar qualidade de vida para a juventude do século 21.

    E por isso separamos 12 dificuldades dos jovens cristãos, e como podemos interagir com este público sem ser evasivo. Essencial ter conhecimento dos assuntos preferidos dos jovens, pois isto facilita a abordagem e nos coloca em rota de aproximação com a juventude, entendendo o que eles querem.

    São temas que podem ser usados para roda de conversa com jovens e servem também para encontro de grupos e para debates.

    Sobretudo, a juventude e adolescência são fases de transição biológica e mental, o cérebro de desorganizada e demora um pouco para se encontrar. E esta é a razão de rebeldias, conflitos de identidade e uma série de negativas.

    E poder levar saúde emocional e física para a juventude através de uma palestra motivacional é a forma que encontramos para ajudar nossos jovens cristãos.

    Dificuldades dos jovens cristãos simplificado

    Precipuamente, em relação aos assuntos preferidos dos jovens cristãos vamos simplificar as principais dificuldades enfrentadas pelos jovens amantes do cristianismo. A ideia é ensiná-los a lidar com cada um desses assuntos e suas problemáticas.

    Acima de tudo o objetivo máximo ao comunicar com este público através de uma palestra como esta deve visar:

    • Informar;
    • Prevenir;
    • Orientar
    • Conscientizar;
    • Motivar
    • Educar

    Saber abordar questões delicadas é extremamente importante, por isso tome nota e saiba tudo sobre as dificuldades dos jovens cristãos.

    1. Identidade

    Os jovens cristãos do século 21 enfrentam grandes desafios, mas o primeiro da nossa lista trata-se da identidade do jovem cristão.

    Durante séculos o cristianismo vem sofrendo modificações em modos, usos e costumes, doutrinas e princípios. O que podia no passado não pode no presente e isso causa um certo desconforto no jovem cristão, nos tempos modernos

    A forma como os pais vivenciaram a religião no passado e experienciaram o cristianismo é completamente diferente do que os seus filhos hoje experimentam.

    Isso em alguns casos acaba criando conflitos de gerações, pois os jovens foram educados de um modo mas o mundo que eles vivem é completamente diferente do que foram educados.

    E essencial abertura de diálogos e em especial o jovem entender que princípios não se alteram, apesar do mundo ter mudado.

    Falar sobre a identidade do cristão é impossível não lembrar de Daniel e os seus amigos vivendo como escravos em Babilônia.

    Tudo que seus pais ensinaram, toda a impressão do verdadeiro cristianismo colado em suas almas serviu para que eles brilhassem mesmo em cativeiro.

    Se tornaram referência de nobreza na corte do rei Nabucodonosor e a sua identidade que era a identidade de Cristo fizeram a diferença, leia Daniel 1. Lembre-se o modo que você pensa, e age revela a imagem semelhança daquele que te criou?

    Quanto aos pais é preciso entender que o mundo mudou, nossos filhos não tiveram a mesma educação e não foram criados no mesmos moldes que nossos pais nos criaram.

    Por isso invista tempo para entender o que seus filhos precisam e não se esquecem, se você educou no caminho certamente quando crescerem não vão desviar dele.

    Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele.
    Provérbios 22:6

    2. Pecado

    O pecado é uma das maiores dificuldades dos jovens, sabemos que o termo segundo a filosofia e diversos segmentos oferece trato e significado é completamente diferente dos cristãos.

    A etimologia da palavra pecado deriva do latim ‘peccatum, i’, derivado do verbo ‘pecco, as, vi, ātum, are’, «tropeçar, tropicar, dar um passo em falso; enganar-se.

    Mas para cristão comum, pecado nada mais é do que transgressão da lei. E os jovens amam transgredir, são rebeldes isso é parte da nossa natureza.

    Precisamos aprender a lidar com nossos erros e acertos investindo tempo de qualidade para entender os nossos temperamentos, pensamentos e saber como eles afetam a nossas escolhas.

    De um modo mais profundo, podemos afirmar que pecado não é apenas transgressão da lei, mas trata-se de uma condição humana.

    Ele só pode ser eliminado se nós entendermos o significado de uma outra palavra, graça, igual a favor imerecido de Deus.

    O meio de resolver a dificuldade do pecado é a graça se o jovem entender isso você será mais feliz.

    Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
    Romanos 3:23,24

    3. Fé dos pais

    Grande parte dos jovens também tem a dificuldade de aceitar a fé dos pais, não que haja algo de errado com a crença dos nossos genitores.

    Mas fato é que o jovem gosta de ser livre e pensar por si mesmo, mesmo que seus pensamentos estejam errados.

    Fato que em alguns casos os pais estacionaram no conhecimento de Deus ou enxergavam a fé de uma maneira diferente.

    E educaram os seus filhos na base da sua própria fé e é aí que entra a dificuldade, pois muito os jovens entenderam que o cristianismo é uma relação experiência única e direta com Deus de modo individual.

    Mesmo a fé tendo seu aspecto comunitário, é preciso que prossigamos em conhecer as verdades bíblicas de uma forma a fé seja vivenciada intensamente por adultos e jovens.

    Respeitando cada um suas experiência e sempre conciliando e honrando o compromisso de crescimento da fé.

    4. Relativismo

    O relativismo é sem dúvida um dos principais Inimigos da Fé no século presente.

    O relativismo é um conceito de que os pontos de vista não têm uma verdade absoluta ou validade em si mesma, mas possuem valor relativo, subjetivo, e de acordo com as diferenças na percepção e consideração.

    Mas entendemos que não precisamos perder o controle tendo em vista que se queremos que respeitem o nosso modo de pensar precisamos também aprender a lidar com formas de visualizar o mundo adversas a nossa.

    Quando o assunto é Deus Verdade Absoluta é impossível colocarmos o criador dentro da caixinha do relativismo.

    Se não existe certo e nem errado o que existe então? Como pode algo ser verdade para você e o mesmo algo para mim mentira?

    São terios que em si mesmo não se sustentam, e o mundo globalizado, líquido e cheio de teorias fugaz o relativismo se torna quase uma experiência comum.

    Em especial dentro do cristianismo por incrível que pareça, Deus trabalha sim com absoluto pois ele é absoluto.

    Deus não é eterno, ele é o pai da eternidade, trata-se de um ser atemporal, é impossível medi-lo com a nossa a régua por isso nada de relativizar aquilo que não se pode relativizar.

    5. Coletivismo

    Coletivismo é uma ideologia política, trata-se qualquer perspectiva filosófica, política, religiosa, econômica ou social que enfatiza a interdependência de todos os seres humanos. Considerado elemento cultural básico da natureza humana oposto do individualismo.

    Muito tempo os cristãos foram tidos como caretas e essa imagem de um cristão reto, todo certinho, foi sendo descaracterizada. A aparência daquele “cristão comum” que se veste de terno antigo e bíblia debaixo do braço saia de cena.

    E começamos a nos parecer mais com as pessoas que antes não tínhamos associação. A título de exemplo, Para atrair o roqueiro nos vestimos e começamos a falar com roqueiros.

    Se queremos chamar atenção atenção do pagodeiro nós vestimos igual e nos comportar como eles.

    É claro que quando assunto é missão Paulo diz:

    Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
    1 Coríntios 9:22

    O problema é que ao invés de influenciar fomos influenciados, e acabamos sendo levados, pelas armas que deveríamos “combater”.

    Independente de onde você esteja, ou quem esteja, em primeiro lugar seja você mesmo. Não venda a sua fé simplesmente para fazer parte do grupo, muitas pessoas morreram em defesa da fé para que nós vendêssemos isso por barato preço.

    Busque ter intimidade com pessoas que têm os mesmos princípios que você, associe-se com aqueles que amam o bem e certamente você vai ser feliz.

    Mas não há nenhum problema nos relacionarmos com as pessoas que não fazem parte do nosso coletivo cristão desde que sigamos a verdade e os princípios que regem a nossa vida.

    6. Depressão

    A depressão também é uma das dificuldades que os jovens enfrentam, principalmente os cristãos. Para alguns depressão trata-se de possessão demoníaca, falta de fé, e descompromisso espiritual.

    Mas não tem nada a ver com estas coisas, todos estamos sujeitos a enfrentar essa doença e é preciso tratá-la como qualquer outra.

    É certo que o uso excessivo de dispositivos móveis pode prejudicar a nossa mente e causar depressão, também a nossa estrutura emocional se não estiver bem alicerçada pode também causar depressão.

    As circunstâncias mais comuns da vida pode nos levar por este caminho e os jovens precisam encontrar em nós adultos amigos para ajudar a enfrentar a depressão e o suicídio.

    Que não seja esta dificuldade que nós impeça de ouvirmos e de receber ajuda de alguém da igreja. Deixamos a fofoca de lado e passamos estender as mãos para ajudar aqueles que precisam do nosso auxílio

    7. Redes sociais

    Por incrível que pareça as redes sociais também é uma das dificuldades para os jovens, não se trata de dominar a tecnologia.

    A internet se tornou uma forma de interagirmos extremamente importante, mas essa ferramenta também trouxe com ela a revelação da fragilidade do que vai no interior dos homens.

    Não existe mais privacidade, compartilhamos tudo, comida, viagens, momentos e nos esquecemos de viver experiências reais da vida.

    É como ir a um espetáculo e as pessoas simplesmente não assistirem o show mas passarem o tempo inteiro filmando aquele momento ao invés de vivê-lo.

    Ou seja você deixa de viver uma experiência por conta de uma aparente falsa necessidade de bem-estar.

    Publicamos fotos para sermos descolados e aceitos e mostrar para os outros o que estamos fazendo.

    Sobre isso a ciência diz que a seríssimos problemas podem ocorrer em nosso psiquismo.

    Não estamos demonizando as redes sociais e na internet mas os jovens precisam saber como lidar com essa ferramenta.

    Pois muitos não conseguem estudar e nem se relacionar e passam boa parte do tempo na frente das telas do computador ou do seu dispositivo móvel.

    Números apontam que o Brasil é um dos países que mais consomem internet no mundo, somos o 4° lugar. E pesquisas revelam o excessivo do celular pode adoecer a mente e o corpo.

    Sem contar o fácil acesso a pornografia, e uma série de outros problemas derivados do meio. Que saibamos usar a internet como uma ferramenta construtiva para nos comunicarmos e levar aquilo que acreditamos sem prejudicar-nós.

    8. Hipocrisia

    Hipocrisia, ato ou efeito de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos, intenções; fingimento, falsidade.

    A palavra hipocrisia é muito conhecida na igreja por conta dos fariseus, líderes religiosos responsáveis pela igreja que perseguiram Jesus.

    Eles amavam mais o seu status do que os fiéis seguidores, eram cruéis, falavam uma coisa e faziam outra.

    E temos hoje o mau costume de chamar todos os líderes que não gostamos de fariseus hipócritas, mas na realidade muito de nós jovens também somo hipócritas

    Escondemos os nossos pecados e desejamos coisas que não derivamos desejar, fazemos coisas ruins e escondemos isso atrás de uma bela roupa e o cabelo penteado.

    É preciso aprender a lidar com as nossas faltas de maneira clara, nada de dois pesos e duas medidas. É preciso ser justo conosco e olhar no espelho e saber que aquilo que é certo deve ser evidenciado.

    Não para que eu seja o centro mas para que a vontade de Deus seja mostrada em prática e verdade.

    O problema da hipocrisia é não viver aquilo que pregamos e isso não se alinha com discurso do verdadeiro cristianismo.

    Ou você é cristão ou você não é, sim, sim, não, não o que passar disso não provém de Deus. Por isso limpe o seu coração e seja você mesmo e suporte o peso das suas escolhas e as consequências dela.

    9. Liberdade

    Uma das maiores dificuldades dos jovens cristão também é a liberdade, apesar de muitos de nós jovens cristãos serem instruídos em um mundo de regras.

    Sabemos que somos livres e podemos rejeitar ou não os conselhos dos nossos pais e da Bíblia. Mas muitos  não sabemos lidar com essa liberdade e confundimos ela com libertinagem.

    Achamos que somos escravos e que não temos e não podemos pensar por nós mesmos ,mas essa é uma grande mentira pois o livre arbítrio é a prova do amor de Deus.

    Por isso use bem a sua liberdade o que você não pode ser um escravo do pecado simplesmente pelas consequências que ele vai trazer sobre sua vida.

    Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento…
    Eclesiastes 12:1

    10. Sexo

    Outro problema e uma das maiores dificuldades dos jovens é o sexo, como sabemos os cristãos acreditam que o sexo foi feito para ser desfrutado dentro de um plano o casamento.

    E o que sai fora disso é pecado, fato, é um princípio, uma doutrina bíblica que deve ser respeitado e seguida por aqueles que querem ser felizes.

    Mas os que caíram como nós devemos lidar com eles? Muito simples, devemos tratar da mesma forma que gostaríamos de ser tratados.

    Devemos tratar as pessoas que erram com perdão é uma palavra que deveria ser mais constante em nossos lábios, principalmente quando uma gravidez na adolescência ocorre dentro da Comunidade Cristã.

    Não podemos ignorar, não tem como controlar hormônios o que podemos fazer é oferecer conteúdo de qualidade sobre o assunto, de tratar com carinho, aconselhar e estar perto para que isso não aconteça.

    Mas se acontecer que tenhamos uma postura correta, é importante que o jovem cristão hoje busque informações sobre o sexo.

    Aprenda como ele funciona biologicamente, entender que não é só um ato corporal mas é um ato biológico e espiritual. É uma união que segundo o plano de Deus deveria ser vitalicia, e durar para sempre, por isso invista em informações de qualidade e valorize-se.

    11. Drogas

    Outro ponto também de enfrentado pelos jovens e que muitos escondem é a questão das drogas.

    É claro que não é todo jovem cristão que usa droga, mas existem em nosso meio que estão enfrentando a dificuldade de lidar com as drogas.

    Sejam elas lícitas ou ilícitas como a bebida alcoólica, hoje a forma de prevenir é educar para que isso não seja uma constante em nosso meio.

    É essencial haver diálogo entre a comunidade cristã, sociedade, e a família para que o jovem tenha todo suporte que precisa.

    Nessa tríade ele encontra fortes estruturas para se desenvolver. A igreja de modo geral desenvolve um trabalho incrível através de clínicas de recuperação, ações públicas e distribuição de remédios para auxiliar no tratamento dessas pessoas.

    Por exemplo a igreja Adventista possui um projeto para ajudar as pessoas a parar de fumar em 5 dias e beber. Disponibilizam gratuitamente um manual da jornada de como parar de fumar, baixe aqui gratuitamente.

    É essencial investimos em planos para auxiliar aqueles que estejam dispostos a livrar deste mal e encontrar a cura.

    12. Fé

    Uma outra dificuldade que os jovens enfrentam é de desenvolver a fé. Para desenvolver a fé inevitavelmente deixar de ouvir.

    Pois ela vem pelo ouvir da palavra é pelo ouvido que a nossa fé vem e cresce, não é simplesmente pelo testemunho que vemos mas são pelas palavras transformadoras de vida que ouvimos.

    Certamente você acha que a sua fé é pequena, e pode até ser, mas o maior erro é não desenvolvermos o relacionamento de estudo da:

    • Bíblia
    • Oração
    • Testemunho

    Se você quer aumentar a sua fé e deixar de lado essa dificuldade invista nesse três pontos e buscar e praticar os diariamente certamente você não vai sentir perdido porque você estará trabalhando de modo eficaz para levar esperança e salvação a quem precisa.

    Conclusão: Estas são as 12 principais dificuldades dos jovens cristãos, é claro que existem muitas outras e você pode deixá-la no comentário. E para não esquecer, tome nota das 12 principais dificuldades dos jovens cristãos.

    1. Identidade
    2. Pecado
    3. Fé dos pais
    4. Relativismo
    5. Coletivismo
    6. Depressão
    7. Redes sociais
    8. Hipocrisia
    9. Liberdade
    10. Sexo
    11. Drogas