Um Guia COMPLETO sobre o que é preciso para ser um palestrante

    O que é preciso para ser um palestrante? Conhecimento, estudo dedicado e prática da técnica da profissão. Ser palestrante está em alta, nos últimos anos houve um aumento na busca por esse perfil de profissional.

    Quero ser um palestrante, existe um curso? O que faz um palestrante? Quanto ganha, qual deve ser a postura de um palestrante de sucesso?  Quais são os erros mais comuns ao iniciar a carreira de palestrante?

    Antecipadamente, para responder essa e outras questões criamos o Guia do palestrante, com dicas e informações que vão lhe ajudar.

    Os iniciantes em qualquer mercado cometem erros, e por esta razão acabam desenvolvendo traumas e alguns medos. Antes de saber se o mercado de palestras é para você entenda 2 erros iniciais e não os cometas.

    Erros ao começar a carreira de palestrante

    Quanto ganha um palestrante iniciante?

    Varia muito de profissional e mercado, mas um palestrante iniciante na carreira pode ganhar de R$ 1.655,00 até R$ 3.617,00, fonte, Vagas. Precipuamente a média salarial para palestrante no Brasil é de R$ 2.614,00. No caso dos palestrantes profissionais renomados esse valor varia de R$ 10.000,00 a R$ 50.000,00 por hora. 

    Antes de mais nada não há nada de errado com a curiosidade sobre o salário, é importante saber a remuneração. A princípio a curiosidade pelo lucro é natural nos seres humanos, mas o foco do palestrante está em ajudar a solucionar os problemas das pessoas, o dinheiro é uma consequência.

    Medo se falar em público?

    Um outro medo muito comum para quem quer seguir na carreira é ter coragem de falar em público. O medo de falar em público, segundo o jornal britânico Sunday Times, aponta 41% dos cidadãos britânicos, afirmaram que o medo de falar em público é maior do que o da morte.

    E porque um número tão alto de pessoas que preferem morrer do que falar em público? De antemão a resposta pode ser traumas da infância, fobia social, que causam este pavor ou medo de ser julgado.

    Acima de tudo acredito que uma parcela desses casos são devido a falta de preparo. São pessoas que se aventuram no mercado de palestras sem estarem preparadas. Este em minha opinião é o segundo erro mais comum que enfraquece o profissional de palestras.Medo de falar em publico

    O que faz um palestrante

    O palestrante é aquele que domina os elementos comunicação, a técnica e o poder da oratória, associados ao conhecimento. O palestrante é um expert em mexer com as emoções, sempre com o propósito de oferecer soluções para os problemas das pessoas.

    Como ser um palestrante profissional

    Mais do que questionar o que é preciso para ser um palestrante é preciso compreender alguns pontos. Antes de tudo é preciso que os palestrantes dominem a arte da oratória, a pessoa palestrante costuma ser uma autoridade no assunto, e é envolvente.

    O que é preciso para ser um palestrante de sucesso? E neste artigo vamos ajudá-lo a entender o mercado de palestras, e o auxiliaremos passo a passo no entendimento desta resposta, em especial sobre a:

    • Construção de autoridade;
    • Descoberta do seu público alvo;
    • Os Elementos da Comunicação;
    • Networking.

    Além disso, lhe oferecemos algumas ferramentas gratuitas de comunicação e design para que você se torne um palestrante profissional.

    Anote nossas dicas e entenda como funcionam as ferramentas de construção de autoridade que podem simplificar e acelerar este processo.

    1. Construção de autoridade

    Como a construção de um edifício planejado e estruturado, assim é o processo de construção de autoridade de um palestrante.

    A construção da carreira de palestrante leva algum tempo, mas é fundamental entender como esta construção funciona para errar menos.

    – Produza conteúdo relevante para o seu público

    Para produzir conteúdo relevante é preciso entender e resolver as dores dos seus consumidores e clientes em potencial. Por exemplo, se você trabalha com marketing digital, em seu site você pode dispor gratuitamente um e-book

    Neste e-book você explicará passo a passo para a sua audiência como promover o seu produto.

    Gatilho da reciprocidade

    A ideia  desta estratégia é ativar o conceito de modo natural do que chamamos de gatilho da reciprocidade. Pois o cliente que lê um artigo que o ajudou a resolver um problema te enxergará como uma autoridade.

    O efeito disso é que este cliente em potencial passará a consumir e indicar para outras pessoas o seu conteúdo. E com o tempo a sua audiência e autoridade crescerá de modo orgânico aumentando consequentemente o seu nome no mercado.

    Essa técnica serve para aumentar as vendas, mas além disso é um aditivo que impulsiona o seu nome no mercado.

    No setor de palestras você pode atuar em vários segmentos, pode ser um expert em palestras motivacionais. Pode atuar fazendo palestras para SIPAT ou se comunicar com pais, professores, empresários e alunos. tudo depende da sua expertise.

    Se você possui um serviço que ajuda as pessoas, transforme isto em um produto e ofereça a sua audiência.
    Pode ser um curso online, um e-book, um vídeo, um livro, um artigo, e disponha gratuitamente para a sua audiência.

    Esta é uma das formas mais poderosas para aumentar suas vendas, agregar valor a sua marca e se conectar a sua audiência.

    – Desenvolva um conteúdo de qualidade

    Sempre conectamos, mesmo que inconscientemente, super produções, com qualidade, porém isso não é a realidade da maioria.

    Mas nem por isso você precisa produzir um conteúdo mal formatado e pobre em qualidade para a sua audiência.

    O celular é uma ferramenta poderosa na produção de conteúdo e pode gerar resultados incríveis. Há hoje no mercado uma vasta opção de câmeras e gadgets por um preço acessível que pode auxiliar na produção dos seus conteúdos.

    O palestrante profissional investe em uma apresentação de alto nível, um vídeo bem formatado e um artigo bem escrito. Mesmo que não disponha de muita verba para produzi-la é atento aos detalhes na construção do seu material. 

    Na internet encontramos algumas ferramentas gratuitas que podem te ajudar na produção do seu conteúdo. Deixando-o mais atrativo para a sua audiência, listamos algumas delas.

    Ferramentas gratuitas para construção de conteúdo

    WordPress

    O WordPress é uma plataforma universal de gestão de conteúdo para sites e blogs, com ele você pode criar a sua página gratuitamente na web.

    Existem algumas vantagens no plano pago, ou para quem contrata o serviço através de hosts de hospedagem, mas é possível criar o seu blog em poucos minutos gratuitamente, veja como é simples.

    Prezi/Power Point

    Para o desenvolvimento da sua apresentação você pode usar o famoso e velho Power Point, ferramenta que já está inclusa para quem possui o pacote office do Windows. Mas se quiser uma apresentação de alto impacto essa ferramenta é o Prezi. Trata-se de um software on-line que cria apresentações de alto nível.

    A plataforma dispõe apresentações através de vídeos e disponibiliza uma gama de opções na versão Free. Confira 12 apresentações e modelos do Prezi para baixar e usar grátis e tornar a sua apresentação mais envolvente.

    Banco de imagens gratuitos

    Uma apresentação atrativa e cheia de vida requer imagens de alta qualidade, sugerimos alguns dos bancos de imagens gratuitas para você baixar e usar em suas apresentações e palestras.

    Canva

    O canva é uma ferramenta de design gráfico poderosa para quem precisa criar artes para as redes sociais e produzir apresentações em vídeos e imagens de alta qualidade e uma gama de outros conteúdos visuais. 

    Está disponível na versão free online e possui um app para mobile, o sistema conta com mais de milhões de opções de temas prontos, bem como fontes, e modelos infinitos e ilustrações. Confira a plataforma queridinha dos designers da atualidade e use para seu conteúdo, acesse canva.com

    2. Estude o mercado

    A internet possibilitou uma avalanche de informações prontas, em qualquer segmento que ambicione se especializar há conteúdo amplo sobre qualquer assunto. O Google é uma ferramenta poderosa para efetuar pesquisas e estudar o mercado.

    Por exemplo, se quer entender os principais temas de palestras para empresas, acesse o navegador e descubra essa e outras palavras que te ajudem no entendimento do mercado. E mais que isso, entenda o que o seus clientes estão buscando. 

    Estude o mercado de palestras com o Google

    Com o mercado de palestras não é diferente, encontramos desde regras de homiléticas, cursos para palestrantes, vídeos de profissionais em ação e suas estratégias.

    Em primeiro lugar estude e entenda se este mercado é realmente para você e se potencializará os seus talentos e aprendizagem bem como as suas expectativas financeiras.

    Como a profissão está em alta muitos se aventuram sem conhecer onde estão entrando e acabando de certa forma propondo uma experiência ruim para pessoas e empresas.

    Para que isso não ocorra com a sua carreira de palestrante estude livros e e o comportamento das pessoas, entenda suas estratégias e faça do seu jeito o que funcionou para outros. Pergunte durante o processo o que é preciso para ser um palestrante? E melhore cada vez mais o seu entendimento sobre a sua audiência.

    O TED talks, é uma plataforma que revolucionou a forma de se palestrar. É uma empresa especialista em conferências com palestrantes especializados em educação, negócios, comportamento humano, ciências e tecnologia. Com legenda em mais de 100 línguas, com certeza essa é uma ferramenta para compreensão do que há de melhor no mercado de palestras.

    3. Aprenda a arte de contar histórias/Elementos da Comunicação

    Aprenda a arte de contar histórias

    Era uma vez! Esta frase inculcada em nosso subconsciente desde a infância, produz na vida adulta um impacto excepcional no entendimento do mundo. Isso é comunicação na prática, e esta ai a resposta porque amamos contar e ouvir histórias.

    As empresas de marketing entenderam muito bem o funcionamento da linguagem e comunicação e você também pode compreender estes passos para se conectar com seu público.

    Se estudar as propagandas antigas perceberá que houve uma mudança drástica na estratégia e linguagem de cada uma delas e esta mudança não ocorreu apenas por causa do advento da tecnologia, mas tem a ver com o fato de que as pessoas se identificam e engajam muito mais através de história.

    Sabemos que o conteúdo é Rei, mas é importante que o palestrante saiba conectar suas histórias e vivências através das histórias. Elas conectam você à sua audiência de forma muito íntima e auxilia muito no ganho do seu público.

    Ficou curioso para saber como contar uma história de maneira eficaz? Confira algumas dicas que separamos para você.

    • Observe os bons contadores de histórias;
    • Treine a sequência da história, gestos e tom da voz;
    • Não esqueça que a história deve ter um começo, meio e um fim;
    • Olhe para sua vida em busca de inspiração ao contar histórias;
    • Escolha um assunto ou mensagem central que seja clara;
    • Uma boa história evolui em direção a uma moral ou mensagem central;
    • Envolva seu público, pense nas suas experiências e como elas o transformaram;
    • Analise o contexto geral da palestra, local, perfil da audiência e se a história se conecta à realidade do seu público.

    7 Elementos da Comunicação

    A comunicação está completamente ligada à linguagem e interação dentro e fora do meio, e isso pode ser resumido em transmissão de mensagens por entre emissor e um receptor, tome nota:

    Emissor: Este é comumente conhecido como locutor, o emissor ou falante é aquele que emite uma ou várias mensagens para outros receptores, Por exemplo, um palestrante, e um grupo de pessoas, uma organização, uma empresa, entre outros.

    Receptor: Este é comumente chamado como ouvinte, o receptor é aquele que recebe a mensagem emitida pelo falante ou emissor.

    Mensagem: Trata-se do objeto utilizado no processo de comunicação, este representa o conteúdo, ou seja o conjunto de informações transmitidas pelo locutor.

    Código: Representa o conjunto de signos ou caracteres que serviram para construir a mensagem.

    Canal de Comunicação: Este tem a ver com o local, mais conhecido como o (meio) pelo qual a mensagem será transmitida ou comunicada, rádio, revista, internet, podcast, jornal, livro, TV, telefone celular etc.

    Saiba como montar um podcast para apresentações em palestras, trata-se de um curso gratuito, tudo sobre como fazer podcast para aulas remotas.

    Se for professor palestrante saiba em detalhes desde o que é um podcast até as principais plataformas, como fazer um podcast escolar, confira no vídeo abaixo.

    Como fazer um podcast?

    Contexto: O contexto é a situação ou circunstância comunicativa em que estão envolvidos o emissor e o receptor.

    Ruído na Comunicação: Pode ser causado pelo barulho, por um grito, uma voz muito baixa, ele é uma interferência que impede que a mensagem não seja decodificada de forma correta pelo interlocutor.

    Compreender de maneira mais profunda a comunicação e como ela funciona potencializará a força da história, treine isso.

    Primordialmente as técnicas e os métodos de uma boa narrativa podem ser conquistados com dedicação e estudo. Se você é palestrante deve se mover nesta direção pois a história é uma forma de provocar emoções e sentimentos e criar conexão com a sua audiência.

    4. Estude a concorrência

    O que é preciso para ser um palestrante? Aprenda esta lição chave, os nossos concorrentes nos ajudam a melhorar, esta frase é uma realidade, muitos temem a concorrência porque não compreenderam ainda como eles podem nos ajudar.

    Ainda mais; existem muitos bons palestrantes que estão há anos no mercado de palestra. Por isso observe cada um deles ao longo do tempo e veja o que estão fazendo, quais são os seus diferenciais.

    Perceba os pontos fracos e fortes destes profissionais e os desenvolva em você, crie novas técnicas e formas de se comunicar. 

    Todo palestrante deve conhecer e estudar a análise SWOT, e implantá-la em suas estratégias de marketing para atrair mais clientes. Potencializar as suas vendas, melhorar a sua vantagem competitiva e se tornar um nome relevante no mercado de palestras. 

    É o que afirma o Wesley Alves do Palestra para Professores, especialista em palestras para empresas. Estude de mais perto os seus concorrentes e as oportunidade de talvez eles estejam deixando pelo caminho.

    5. Entenda o seu público-alvo

    O público-alvo nada mais é do que as pessoas que você ou sua marca querem atingir. Defini-lo é fundamental para atingir o sucesso em qualquer área e uma pesquisa de mercado pode ser o caminho para melhor e entender as necessidades do seu consumidor.

    Existem sites como o do IBGE, com pesquisas que ajudam em muito para entender o comportamento das pessoas e as pesquisas aqui não custam nada.

    Um outra forma é investir em pesquisas online ou off-line, pois geram informações segmentadas sobre o seu público, e há softwares gratuitos, busque no Google como criar pesquisa grátis.

    Ler artigos dos grandes portais também é uma forma de compreender as tendências e comportamentos sociais. 

    Procure observar e conversar com as pessoas interessadas no seu mercado, isso ajudará a melhor definir a sua persona, por isto a segmentação é fundamental.

    Conhecer seu público é a forma ideal de otimizar suas ações e potencializar a máxima proximidade entre sua marca e audiência, e a coca cola é expert em fazer isso, assista ao vídeo.


     

    6. Networking

    Fazer networking é construir uma rede de conexões profissionais de contato para que se relacionem. Desenvolver esta rede pode te ajudar a potencializar as oportunidades de negócios.

    É também uma forma versátil de se conectar a novas pessoas para ampliar o entendimento do seu público ou de quem pode te ajudar a se conectar a ele.

    Um bom trabalho realizado com uma palestra gratuita por exemplo, pode fazer com que você seja indicado por outros clientes ou até ser indicado por diretores, líderes e autoridades dentro e fora do seu mercado.

    Familiares e amigos também são uma fonte poderosa de conexão porque nos conhecem. Fale com eles sobre seu desejo de palestrar, a rede deles pode conectar outras pessoas a sua.

    7. Invista na sua aparência

    “Você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão”. Tom Peters

    Cada público tem suas exigências, mas nenhum deles tolera pessoas relapsas com a imagem, é natural do ser humano valorizar aqueles que são mais bem vestidos. 

    Do mesmo modo; um palestrante o desenvolvimento da autoconfiança passa por vários processos. Mas em especial estar se sentindo bonito e vestidos de forma ideal, o resultado é autoconfiança multiplicada.

    Não é mágica é apenas a resposta natural do comportamento social inconsciente ou consciente. Quando vestimos uma roupa que se encaixa ao nosso perfil e que nos deixa alinhados, nossa aparência serve como um cartão de visita, a confiança dispara exponencialmente.

    Separamos estes dois sites que vão lhe dar um upgrade no visual. São dicas práticas de como melhor se vestir, se é uma palestrante mulher, clique aqui e veja algumas dicas para estar arrumada em qualquer ocasião. Se for homem tome nota de 7 dicas para se vestir bem e ganhar a atenção da sua audiência.

    8. Kit multimídia

    A maioria dos locais que promovem palestras possuem multimídia. Mas no mercado vamos encontrar locais que não possuem microfones nem projetor nem e telão.

    O que é preciso para ser um palestrante? É importante investir nesses itens a longo prazo pois você pode precisar destes equipamentos em algumas ocasiões.

    9. Tenha produtos

    Uma das coisas que aprendi com os palestrantes mais antigos como Roberto Shinyashiki, Leila Navarro e Godri é ter produtos para vender além da palestra.

    Materialize esse conteúdo e publique, as pessoas estão sempre em busca de conteúdo novo. E se temos uma expertise em um livro, um curso ou treinamento é muito bem-vindo.

    10. Desenvolva um website

    Sobretudo ter uma boa presença online é obrigação, se você é avesso as redes sociais saiba que está deixando dinheiro na mesa. Contrate um profissional que desenvolva o seu site e cuide das suas redes sociais.

    O site e as mídias sociais funcionam como um portfólio de vendas das palestras e é a forma mais eficaz de se conectar no mundo digital. No site você pode colocar os números do seu telefone WhatsApp e facilitar o contato com os seus clientes.

    Em seu website estarão as fotos dos eventos que participou, seu currículo, suas ideias e um formulário para gerar pedidos de orçamento.

    Como já falamos é importante investir em um blog para aumentar a sua autoridade através de técnicas de SEO Otimização para motores de busca (Search Engine Optimization).

    11. Inspire pessoas

    Contudo a pergunta inicial é: o que é preciso para ser um palestrante? Posso resumir esta profissão desta forma: Um bom palestrante deve inspirar pessoas, nada adianta dominar as técnicas e autoridade se não falar para atingir o coração do seu público.

    A audiência sabe quando estamos interpretando ou não sendo autênticos, por esta razão seja autêntico, honesto, ajude a sua audiência com suas limitações e se conecta de verdade a eles e o sucesso será uma consequência desse treino dedicado é a melhor forma.

    Em síntese, se você está começando no mercado e deseja ter sucesso siga estes passos, tome nota:

    1. Construção de autoridade
    2. Estude o mercado
    3. Aprenda a arte de contar histórias/Comunicação
    4. Estude a concorrência
    5. Entenda o seu público-alvo
    6. Networking
    7. Invista na sua aparência
    8. Kit multimídia
    9. Tenha produtos
    10. Desenvolva um website
    11. Inspire pessoas

    Em conclusão: O que é preciso para ser um palestrante E como este acesse e domine o mercado de palestras e saiba o que é preciso para ser um palestrante.