Palestrante em Rondônia: Congresso de Adolescentes INCOMUM

Incomum foi o tema escolhido para o Congresso de adolescentes 2019. Este momento foi um carinho de Deus em nossas crianças, afirma a Diretora do Departamento dos Adolescentes da igreja do Cereja, Ana Maria Braga Costa, coordenadora do evento.

Tivemos a participação de 104 crianças sobre os cuidados dos líderes da igreja local, representados pela Departamental do Ministério dos Adolescentes para o Sul de Rondônia, Rosângela Queiros e o Pr. Distrital responsável Clodoaldo Valentim.

O congresso teve como proposta aos jovens de se desconectarem das redes sociais para desfrutarem da comunhão com Deus. Cada adolescente é único, precioso e Incomum, afinal, são raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus para proclamar as grandezas daquele que nos tirou das trevas para a sua maravilhosa luz! E nada mais adequado do que dialogar e apresentar isto através de palestras com assuntos preferidos dos jovens.

As mensagens espirituais foram apresentadas pelo palestrante, youtuber e publicitário Wesley Alves que tem viajado o Brasil fazendo palestras para jovens em escolas e comunidades diversas.

De maneira dinâmica e muito criativa, em uma linguagem que fizesse sentido para eles o jovem palestrante abordou temas fundamentais como saúde mental, temperança e amor a Deus.

“ Fiquei muito contente com o convite e por poder palestrar aos adolescentes de Rondônia para mim foi um grande privilégio. Interagir e colaborar com o desenvolvimento emocional, físico e espiritual deles para mim tem grande significado”, afirma o palestrante.

Atualmente nossa sociedade tem passado por um surto de ansiedade e depressão, principalmente entre os adolescentes. Por este motivo, foi preparado carinhosamente tendas de atendimento psicológico.

O propósito do Congresso foi de suprir algumas carências dos jovens cristãos ensinando a importância das escolhas e do desenvolvimento emocional e oferecer ferramentas para que isso ocorra de modo saudável na vida de cada um deles.

Papo com quem entende

Cada adolescente que sentiu o desejo de conversar, teve a oportunidade de ser ouvido e orientado por 4 profissionais que voluntariamente estiveram realizando os atendimentos, Felipe Barros, estudante de psicologia, Dra. Aline Lago, Dra. Lúcia Fonseca e Dra. Edileusa Betoni.

Promovemos uma ação cultural através de uma festa temática, com o título África, falando sobre diversas curiosidades do povo africano. Nossa festa foi inspirada no continente africano, porque as ofertas deste 13º sábado serão direcionadas para esta localidade.

Nos próximos dias teremos uma caravana de missionários aqui do Cereja indo para uma missão na África. É uma maneira de despertar nos adolescentes a consciência de que o mundo não é apenas o que eles vivem localmente e despertar o lado missionário de cada um deles.

Foi preparado momentos recreativos, onde pudessem se recrear e extravasar as energias, interagir uns com os outros e dar boas risadas! Na madrugada de domingo foi realizado do jogo Sherlock Holmes, com o tema Invasão Zumbi.

Neste jogo a garotada em equipe, precisava entender, desvendar enigmas e realizar provas até encontrar o antídoto para não se tornarem zumbis. A proposta dos zumbis é mostrar que a intensa exposição à mídia pode ser altamente prejudicial.

Papo de sentimentos

Gradativamente a juventude tem se distanciado dos relacionamentos interpessoais, isso tem causado apatia, tristeza, solidão. Também a comunhão com Deus fica comprometida, o estudo da bíblia e lição da escola sabatina a vida espiritual vai enfraquecendo, os valores morais vão perdendo o significado e o indivíduo acaba aceitando tudo o que a rede oferece, sem filtros, sem análise crítica do que se consome. Tornam-se facilmente manipulados, agindo como zumbis sociais.

No jogo, as equipes precisavam encontrar o antídoto para não se tornarem zumbis. Durante a trilha precisavam desvendar os enigmas, que eram baseados nos frutos do Espírito e dependiam de conhecimento bíblico, concordando com o tema do programa, Incomum, na proposta de que esta geração pudesse aprender com os grandes exemplos de personagens bíblicos, falhos e fracos como nós, mas que nas mãos de Deus, se tornaram pessoas incomuns.

De maneira lúdica os nossos adolescentes puderam refletir individualmente em como está sua comunhão com Deus e perceber que necessitam voltar ao estudo da bíblia. Se essa geração entender a necessidade do conhecimento da Palavra de Deus, em breve voltaremos a ser o “Povo da Bíblia”.