Conheça os benefícios de assistir palestras sobre drogas

    Qual a importância de assistir palestra sobre drogas? As palestras sobre drogas possuem uma importância significativa, pois são uma forma eficaz de colaborar com escolas, empresas e comunidades no processo de prevenção contra as drogas.

    Isso por que há uma questão comum no enfrentamento as drogas, como diminuir o uso de drogas no Brasil? Ao assistir palestras com conteúdo que incentiva o não uso, e conhecimento da jurisprudência há uma conscientização social. Logo a sociedade sabe o que é e os impactos negativos sobre os efeitos nocivos causados por drogas lícitas e ilícitas.

    Mas ao analisarmos os dados que chegam diariamente até nós, há um senso comum de que as drogas geram prejuízos significativos à sociedade.

    E por esta razão é preciso tratar o tema com seriedade, faz com que compreendamos a importância, de promover suporte as famílias na prevenção dos indivíduos.

    Saiba como podemos ajudar a sua escola com uma palestra para pais, alunos e professores. Fale agora conosco!

    [forminator_form id=”53567″]

    Efeitos das drogas na sociedade

    Como conscientizar as pessoas sobre as drogas? Há varias maneiras de efetuar o processo de conscientização social sobre um determinado assunto, uma delas são os dados. Sobretudo, guardadas as devidas proporções, as pesquisas sérias sobre o assunto revelam informações alarmantes sobre a temáticas das drogas.

    juntamente com a União das Nações Unidas (UNODC) afirma em Relatório Mundial sobre Drogas 2021, cerca de 275 milhões de pessoas usaram drogas no mundo no último ano.

    Como diversas drogas afetam o funcionamento do cérebro.
    Fonte: Organização Mundial da Saúde

    Dados de 2013 da Organização Mundial da Saúde (OMS), estimam que o uso de substâncias ilícitas foi responsável por mais de 39,6 mil mortes no trânsito em todo o globo. Este é uma série de outras problemáticas que ocorrem porque o uso de drogas afetam diretamente o funcionamento cerebral.

    As drogas prejudicam a capacidade motora para dirigir, o cérebro sofre um retardo no tempo de reação, afetando o desempenho motor e processamento das informações. 36 milhões de pessoas sofreram algum de transtornos associados ao uso de drogas, segundo o mesmo relatório. Mas quais transtornos a droga pode causar? Estes são os principais transtornos ou patologias associadas ao consumo de drogas lícitas e ilícitas:

    • Distúrbios comportamentais
    • Depressão
    • Doenças sexualmente transmissíveis
    • Ansiedade
    • Endocardite infecciosa
    • Síndrome de abstinência
    • Enfisema pulmonar
    • Síndrome amnésica
    • Insuficiência renal e hepática
    • Desnutrição
    • Transtorno psicótico
    • Comprometimento cerebral.

    Reduzir o consumo de drogas

    Assistir palestra sobre drogas na escola funciona? Sim, por exemplo, uma palestra sobre drogas para jovens, é um momento em que podemos oportunizar conteúdo de qualidade. Antes de mais nada entender como funciona o comportamento de risco e as suas consequências é fundamental. É possível abordar temas como família, saúde emocional, efeitos e causas e reduzir assim o uso.

    Lembrando que a maioria das pessoas que consome drogas vivem em situação de risco, e por esta razão oferecer conhecimento faz toda a diferença. De igual modo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), 2019, apontou números alarmantes sobre os hábitos dos adolescentes brasileiros.

    A pesquisa abordou fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como (tabagismo, sedentarismo, alimentação inadequada, consumo de álcool) abordou temas como:

    • Aspectos socioeconômicos
    • Contexto social e familiar;
    • Experimentação e consumo de drogas;
    • Saúde sexual e reprodutiva;
    • Violência,
    • Segurança e acidentes
    • Percepção da imagem corporal.

    Sobre a experimentação ou exposição ao uso de drogas cresceu em dez anos, indo de 8,2% em 2009 para 12,1% em 2019. À cada vez mais uma exposição precoce às drogas, ou seja, antes de completar 14 anos de idade, o percentual passou de 3,4% em 2009 para 5,8% em 2019.

    Atender populações minoritárias

    Um outro ponto que revela a importância de palestra antidrogas para indígenas e é abertura para debates e desenvolvimento de temas junto as populações indígenas. São centenas de etnias e povos desassistidos nesta questão, sofrem com o alcoolismo, com a violência em indígenas. É preciso desenvolver políticas de prevenção específicas para tratar da situação da população indígena brasileira.

    Envolver a família e a sociedade

    O que pode ser feito para evitar o envolvimento com as drogas? A importância de assistir palestras sobre drogas com foco na prevenção ao uso de drogas é uma forma de envolver a família e a sociedade no combate às drogas. A família possui a função de estimular, educar, e investir na formação do indivíduo.

    “Não é só a educação dos filhos que é necessária, mas a dos pais também.”
    Mário S. Cortella

    A família é a primeira sociedade. Local onde o indivíduo mergulha em um mundo de informações, aí que os primeiros diálogos sobre prevenção às drogas devem ocorrer. Somos cônscios de que muitas famílias vivem em situação de vulnerabilidade. É preciso que haja um esforço conjunto de pais, escolas, empresas, comunidades e estado para serem plataformas efetivas de proteção contra as drogas.

    “Dependendo da família, o jovem pode ser influenciado a se envolver no mundo das drogas. Nas famílias que são mais permissivas, onde se bebe, se fuma, se fala de drogas com naturalidade, a chance das crianças e dos adolescentes terem contato com drogas mais cedo é maior”. Carlos Bergling, Toxicologista, da Escola Paulista de Medicina:

    Afinal a resposta para a questão, qual a importância de assistir palestras sobre drogas? É ampla e requer atenção de toda sociedade com foco na família, atender amplamente neste processo as populações minoritárias para que haja uma redução no consumo de drogas.