Como conscientizar as pessoas sobre as drogas? O que pode ser feito para evitar o envolvimento com as drogas? Há várias maneiras de conscientizar as pessoas, palestra sobre drogas em empresas, escolas e ações sociais na comunidade, promoção de debates, impressão e distribuição de cartilhas, companhias em mídias como tv, internet e rádio, e diálogo entre o poder civil e o estado, são as formas mais comuns de conscientização.

Para alguns o combate às drogas é uma causa perdida, mas existem alguns importantes meios para que este jogo possa ser mudado. Prevenção ao uso de drogas nas escolas, empresas e comunidades, este é o antídoto contra este inimigo é um meio funcional que durante os anos nos mostra como diminuir o uso de drogas no Brasil.

Saiba como podemos ajudar sua escola ou empresa com uma palestra para jovens, Fale Conosco!

[Form id=”6″]

Infográfico Como conscientizar as pessoas sobre as drogas?
5 fases de prevenção contra drogas

Palestras antidrogas

Como vimos há muitas maneiras de conscientizar as pessoas sobre o não uso das drogas, empresas, escolas e comunidades são plataformas fundamentais no processo de conscientização. Isso porque elas são as principais vítimas das drogas em nossa sociedade, e as palestras durante os anos tem se mostrado um meio eficaz de tratar sobre o assunto.

Sobretudo, as palestras antidrogas, em empresas, escolas e comunidades que estão buscando encontrar soluções para os problemas das drogas em sua região são de grande importância.

Um bom exemplo é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da Polícia Militar. Trata-se de um esforço cooperativo entre a Polícia Militar do município, escola e a família. Tendo como meta desenvolver ações preventivas e preparar os jovens estudantes com informações relevantes que tenham um viver mais saudável, sem drogas e violência.

Debates

Precipuamente, as drogas estão entre os temas para debates escolares mais procurados da rede, isso acontece por que a escola tem sido a principal vítima no consumo de drogas e atingido os jovens em todo o Brasil. E trazer o debate e uma palestra sobre drogas na escola sobre o assunto para a sala de aula é fundamental para a saúde dos alunos e sua proteção.

E os benefícios do debate são diversos pois eles estimulam o pensamento crítico ensinando jovens crianças e adultos a pensarem de maneira a não serem facilmente influenciados. O debate também é uma forma de saber o que as pessoas ao nosso redor estão pensando, isso ajuda a entender outros cenários experiências de vida.

A discussão em sala de aula é uma forma de conhecer novos lugares, novas culturas, fazer networking e aprender na prática a respeito do próximo.  E além disso, o debate é uma forma de ensinar as pessoas a saber lidar com opiniões contrárias e desenvolver a empatia.

Cartilhas

Mesmo com o advento da internet a mídia impressa não perdeu totalmente a sua força, cartilhas folders e folhetos são meios eficazes de fazer com que o conteúdo antidrogas chegue até as pessoas. As cartilhas de cunho informativo possuem importante papel no processo de conscientização da população, pois ali a informação é destacada de maneira clara e objetiva.

Sendo assim é uma das melhores formas de auxiliar na pedagogia de alunos, pais e professores e comunidade em geral. A prevenção ao uso de drogas na adolescência, juventude e vida adulta é um a missão de médio e longo prazo, mas se bem realizadas geram resultados sólidos. Não sabe o que falar e que tipo de material desenvolver, produzimos um artigo respondendo a questão o que falar em uma palestra sobre drogas? Acredito que a leitura será oportuna.

Companhias nas mídias

Sem sombra de dúvidas as mídias são uma ferramenta poderosa relevante importante para conscientizar as pessoas sobre as drogas. meios como rádio televisão internet possuem um alcance de centenas de milhares de pessoas com baixo custo e sem dúvida as campanhas nas mídias são uma forma eficaz de alcançar as pessoas.

Este perfil de campanha é atraente para os jovens e uma forma de promover as palestra sobre drogas para jovens e atender as necessidades dos povos indígenas através de um palestra antidrogas para indígenas

Diálogo com as pessoas

A comunicação simplificada de um diálogo entre amigos é também uma forma inteligente de falar sobre o assunto. o diálogo entre as pessoas estimula o pensamento pois trata-se da opinião de alguém que conhecemos, às vezes um texto sobre prevenção ao uso de drogas não é tão eficaz quanto à opinião de alguém que conhecemos e amamos.

“Educação vem do berço”.

Lar é o primeiro lugar onde devemos falar sobre conscientização sobre o uso de drogas é na família. A família é a primeira sociedade é ali que nós aprendemos a desenvolver a base para as nossas escolhas, segundo o toxicologista Carlos Bergling, da Escola Paulista de Medicina, tem pós-graduado em dependência química pela Unifesp e afirma:

“Dependendo da família, o jovem pode ser influenciado a se envolver no mundo das drogas. “Nas famílias que são mais permissivas, onde se bebe, se fuma, se fala de drogas com naturalidade, a chance das crianças e dos adolescentes terem contato com drogas mais cedo é maior.”

Muitos ainda questionam, qual a importância da palestra antidrogas? Mas é clara a necessidade de uma atenção mais ativa da sociedade sobre o assunto.

Conclusão: O processo de conscientização das pessoas sobre as drogas é um esforço conjunto de pessoas e meios. Mais do que Como conscientizar as pessoas sobre as drogas, o essencial é a empatia, o respeito e o real interesse que requer o assunto. Se gostou do artigo não esqueça de espalhar no grupo da escola e compartilhar com amigos, se faltou na sua opinião um outro meio de conscientização compartilhe conosco.