Saiba como entender os 4 temperamentos

O que são os quatro Temperamentos? Para entender os 4 temperamentos é preciso pensar no conceito da teoria humoral que, tecnicamente, é onde surgiu algumas informações a respeito de temperamentos e personalidade dos humanos. 

A teoria humoral foi responsável por introduzir no universo da saúde que a mente e o corpo são um único elemento, por isso que cada um deles consegue influenciar o outro. Além disso, ela destaca que os humores e a predominância de um deles podem gerar temperamentos específicos.

Consequentemente, o desequilíbrio deles também afeta as pessoas. Por exemplo, a falta de um humor específico pode prejudicar o seu ser, sentir, comportar, pensar e muitos outros aspectos. 

Quer entender mais detalhes sobre os 4 temperamentos? Confira no texto.

Entenda o que são os 4 temperamentos

Segundo a teoria humoral, o corpo humano é composto por quatro substâncias que recebem o nome de “humores” e precisam manter o equilíbrio para garantir a boa saúde e bem-estar das pessoas. 

No caso, essas substâncias são conhecidas como bile negra, bile amarela, sangue e fleuma, e elas se relacionam diretamente com elementos do universo, como também uma qualidade atmosférica. Logo, a bile negra está relacionada com a terra e por isso tem propriedades como a secura e o frio.

Já a bile amarela é conhecida como o fogo por isso ela possui propriedades de secura e calor, enquanto o sangue é o ar com umidade e calor, e a fleuma se relaciona à água com umidade de frio.

Esses elementos podem estruturar completamente a personalidade de uma pessoa e influenciar os seus comportamentos na medida que apontam determinada predominância ou desequilíbrio, e foi dessa forma que os 4 temperamentos passaram a ser usados pela ciência.

O que os 4 temperamentos representam?  

Como dito antes, os quatro temperamentos possuem a capacidade de estruturar a personalidade de uma pessoa e influenciar diretamente o seu comportamento, isso porque, conforme afirma Galeno em suas observações sobre a teoria humoral, os humores ajudam a formar um temperamento específico.

Logo, quando falamos que uma pessoa tem temperamento melancólico significa que ela tem características da bile negra em seu organismo por isso pode ter pessimismo, timidez e solidão.

Já as pessoas coléricas são aquelas com características da bile amarela em predominância e com isso se tornam mais apaixonadas, intensas, líderes e até mais energéticas, ambiciosas, entre outros.

O sanguíneo tem a predominância do sangue, por isso são pessoas mais extrovertidas, comunicativas,  além de serem mais impulsivas, exageradas, sociáveis, expressivas, alegres e seguras de si.

Por fim, o fleumático tem como predomínio a fleuma sobre o seu organismo e isso significa que as pessoas com esse tipo de humor são mais reflexivas, tranquilas, justas, resistentes e pacientes.

Entender os 4 temperamentos nos dá mais clareza sobre a composição da nossa personalidade, como também ajuda a observar determinadas atitudes com outros olhos, pois, conforme afirma a teoria humoral, esses aspectos são influenciados pelas substâncias em predominância em nosso organismo.

Isso permite trabalhar certas atitudes de modo a potencializar ainda mais as nossas características.

Qual a diferença entre Temperamento e Personalidade?

Muitas pessoas não sabem qual a diferença entre temperamento e personalidade, mas entender o que cada um desses aspectos representa é essencial para moldar determinados comportamentos, isto porque, são fatores que se complementam ou que, de certo modo, moldam quem é uma pessoa. 

O temperamento é basicamente algo que todo ser humano nasce com o seu e a ciência explica que ele é uma estrutura estática.

Ou seja, ele não muda ao longo dos anos. Pelo contrário, se uma pessoa nasceu com temperamento sanguíneo é provável que ela o mantenha por toda a sua vida.

Já a personalidade é moldada enquanto as pessoas vivem e ela é influenciada diretamente pelo nosso temperamento, o que consequentemente desencadeia os comportamentos e atitudes do dia a dia. 

Quer saber mais detalhes sobre a diferença entre temperamento e personalidade? Confira no texto. 

O que é temperamento e personalidade?

Segundo o “pai da medicina”, também conhecido como Hipócrates, o temperamento é uma ciência baseada nos humores que predominam sobre o nosso corpo ou que se encontram em desequilíbrio. 

Esses humores são influenciados por fenômenos biológicos que consequentemente afetam o comportamento humano e ajudam a moldar a sua personalidade.

Ou seja, o temperamento é algo que a pessoa basicamente nasce sem poder mudá-lo por completo ao longo da sua vida.

Já a personalidade pode ser descrita como uma ciência em constante mudança, isto porque ela sofre mudanças na medida que os fatores biológicos de uma pessoa entram em equilíbrio ou desequilíbrio.

Por outro lado, existem diversos cientistas que apontam a personalidade como o resultado entre o ambiente que uma pessoa se encontra e o seu temperamento. No caso do ambiente isso é perceptível pelas mudanças que sofremos ao longo da vida, a começar pela sua conduta moral e cultural.

Processos que ajudam a definir a Personalidade

Ao irmos além da teoria humoral dos 4 temperamentos para a formação da personalidade de uma pessoa é possível encontrar outras estruturas responsáveis pela sua composição, como é o caso dos fatores ambientais que se caracterizam como a cultura, família, classe social, entre outros).

Outro fator capaz de ajudar na definição da personalidade é o genético e biológico, isto é, a sua composição corporal consegue influenciar diretamente esse processo, tornando-o mais agradável e equilibrado, como também formada por atritos que causam desequilíbrios e crises.

Alguns cientistas apontam ainda que existem muitos outros fatores capazes de definir a personalidade que não necessariamente estejam relacionadas a fatores genéticos, biológicos ou ambientais, como:

  • fatores psicológicos; 
  • a imagem do ser humano; 
  • a consciência sobre si mesmo;
  • experiência temporal para o comportamento.

Identificar a diferença entre temperamento e personalidade é essencial para conscientizar as pessoas sobre como uma personalidade é composta e como detalhes fazem a diferença.

Este tipo de consciência ajuda a desmistificar que uma pessoa com personalidade temperamental ou difícil de lidar não pode fazer mudanças em seu comportamento, pois, conforme citado antes, a personalidade não é nada fixo e sim que é moldado ao longo dos anos.