Conheça os 4 temperamentos de ou teoria humoral de Hipócrates e Galeno

Conforme a teoria humoral “original” aponta, existem cerca de 4 temperamentos e eles conseguem influenciar a condição de saúde das pessoas, como também o seu equilíbrio, personalidade e afins.

Esses quatro temperamentos ou humores são o sangue, fleuma, bílis amarela e bílis negra que podem ser encontrados no coração, sistema respiratório, fígado e baço, respectivamente, e cada um deles possui características específicas.

Logo, quando eles se desequilibram existe a possibilidade de o corpo sofrer reações que prejudicam a sua saúde, bem-estar e inclusive relações sociais.

Mas, é preciso lembrar, que quando um indivíduo apresenta uma predominância sobre um desses humores ocorre que ele desenvolve características temperamentais específicas.

Por exemplo, uma pessoa com mais “sangue” é alguém sanguíneo, isto é, pode ser mais extrovertido e otimista.

Um fato interessante é que na teoria humoral moderna podem existir outros temperamentos, como é o caso da extroversão, que influencia diretamente os relacionamentos interpessoais por tornar a pessoa mais extrovertida e pronta para trocar experiências, afeto e outros sentimentos.

Como entender os 4 temperamentos? A teoria humoral dos 4 temperamentos se tornou essencial ao longo dos anos para interpretar determinados comportamentos e reações humanas, por isso os pesquisadores têm trabalhado cada vez mais para ampliar o seu conhecimento sobre esse tipo de conceito.

É a partir disso que a medicina tem evoluído em seus diagnósticos, bem como, os tratamentos.

O que é o Temperamento?

A psicologia entende que o temperamento é uma estrutura fixa que não muda temporalmente e, ao contrário do que muitos pensam, ele se difere da personalidade que, sim, pode sofrer mudanças.

No caso, é preciso compreender que o temperamento pode representar a consciência interior de cada ser e é através dele que podemos formar a nossa personalidade, por isso que ao ter conhecimento sobre o temperamento que possuímos conseguimos moldar alguns dos nossos comportamentos.

O interessante é que esse conceito pode ser trabalhado na medida que temos conhecimento sobre ele, isto é, ao identificar qual dos quatro temperamentos possuímos é possível trabalhá-lo de modo a moldar os comportamentos e personalidade sem isso ferir os nossos valores e consciência.

Os quatro Temperamentos

De acordo com especialistas em comportamento humano, existem cerca de quatro temperamentos, conhecidos como colérico, melancólico, sanguíneo e fleumático, inclusive, para identificar qual deles uma pessoa possui é essencial que ela se auto analise e desenvolva o autoconhecimento.

No caso, é através dele que você começa a se enxergar como pessoa e identificar o motivo pelo qual alguns comportamentos acontecem no seu dia a dia, como também aprende a corrigir determinadas atitudes que podem prejudicá-lo tanto nas relações sociais, como a pessoal e profissional.

Os temperamentos

1. Colérico

O temperamento colérico pode ser descrito como quente e seco, isto é, as pessoas identificadas com ele costumam ser mais explosivas, secas e possuem a liderança como um ponto forte. Além disso, são mais práticas, ambiciosas e possuem comportamento dominador.

2. Melancólico

O temperamento melancólico é caracterizado pela timidez, pessimismo e, inclusive, a solidão.

No caso, as pessoas com esse temperamento são mais intensas e leais, além de terem a justiça, nobreza e resistência como um dos comportamentos mais comuns.

3. Sanguíneo

O temperamento sanguíneo é aquele cuja pessoas são alegres e simpáticas, basicamente vivem das emoções, por isso são expansivas, sensíveis e adoram se envolver. As pessoas sanguíneas costumam ser extrovertidas e têm a comunicação como maior virtude.

4. Fleumático

O temperamento fleumático pode ser descrito como calma e concentração, além de envolvimento. Com isso, as pessoas com esse temperamento costumam ser doces, pacientes, além de excelentes observadores, mas são mais indecisos e resistentes às críticas.

Ter conhecimento sobre o que são os quatro temperamentos, inclusive, qual deles te representa é uma forma de observar os seus comportamentos com mais consciência e identificar formas precisas de moldar a sua personalidade de modo a melhorar as suas relações, tanto sociais como a pessoal.

Quem criou a teoria humoral dos 4 temperamentos?

Os quatro temperamentos são classificados com base em alguns aspectos da personalidade de cada indivíduo, como também os seus valores, interesses e habilidades que moldam o seu comportamento.

Com isso, ter conhecimento sobre eles é uma forma de compreender melhor as pessoas e consequentemente trabalhar as relações sociais com mais eficiência, tornando-as mais saudáveis.

Cada um dos quatro temperamentos são responsáveis por ajudar as pessoas compreenderem melhor o mundo e as outras pessoas à sua volta, além de identificar a melhor forma de desenvolver novas habilidades e principalmente criar ou interpretar os seus valores e objetivos. Quer saber mais sobre o que são os quatro temperamentos?

Falar sobre a teoria humoral dos 4 temperamentos costuma gerar muita curiosidade entre as pessoas, pois de fato é um conceito que se encaixa perfeitamente à personalidade e equilíbrio do ser humano.

No entanto, ainda existem muitas dúvidas por trás desse apontamento, principalmente no que diz respeito a criação da teoria humoral que, conforme apontam os livros, foi feita por Galeno de Pérgamo.

Galeno ou Cláudio Galeno, como também é conhecido, foi um médico e filósofo romano que ganhou muita popularidade no período romano por conta de suas descobertas relacionadas à medicina que, inclusive, foram responsáveis por influenciar a ciência médica ocidental por longos períodos.

A teoria humoral dos 4 temperamentos

Existem estudos que apontam o surgimento da teoria humoral dos 4 temperamentos entre os séculos IV a.C. e XVII cuja ocasião permitiu explicar de forma racional alguns fatos sobre a saúde e doença.

Os pesquisadores apontam que os primeiros vestígios dessa da foram vistos no Corpus Hippocraticum, uma espécie de coletânea composta por tratos médicos e filosóficos, além de textos que ajudaram orientar tanto pessoas leigas, como alunos, e ele foi desenvolvido por Hipócrates, o “pai da medicina”.

No entanto, a teoria humoral dos 4 temperamentos evoluiu ao longo dos anos e o responsável por descobrir fatos importantes sobre o assunto foi Galeno, por isso que a sua criação é atribuída-lhe.

Mas é preciso entender que a teoria tem adquirido novos fatos ao longo dos anos com os estudos feitos por outros pesquisadores. Inclusive, a teoria humoral moderna inclui outros temperamentos.