Palestra dst SIPAT: Porque a palestra DST na SIPAT é importante?

    Palestra dst SIPAT, segundo as normas trabalhistas é obrigatório que as empresas, anualmente, desenvolvam a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).

    Abordando através de palestras, cursos on-line e intervenções no ambiente de trabalho temas como, DSTs/AIDS, ISTs, com foco na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

    Conforme a norma NR5 o colaborador deve participar, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Prevenção contra a AIDS, baixe gratuitamente NR5 em pdf.

    Esta interação entre empregado e empregador visa promover a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), e propõe melhorar a saúde e qualidade de vida do trabalhador.

    A SIPAT é realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Doenças derivadas do trabalho (CIPA), mas as empresas podem promover uma palestra para SIPAT e ações como uma forma de ação social para os seus profissionais.

    Esta comissão (CIPA) tem a função de realizar as tarefas do plano de trabalho, bem como as interações, dinâmicas, palestras e distribuição de material educativo sobre saúde sexual e DST segurança no trabalho.

    Caso não saiba o que é CIPA, produzimos um artigo que lhe auxiliará no entendimento da formação e eleição da comissão, confira.

    Reduza a incidência de acidentes do trabalho com a SIPAT! Fale agora mesmo conosco.

    [forminator_form id=”53567″]

    Como prevenir e combater as DSTs?

    Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que por dia cerca de 1 milhão de pessoas adquirem uma DST, jovens e adultos de 15 a 49 anos são as principais vítimas. Estes índices apontados pela OMS são um sinal de alerta de uma situação grave onde o poder público bem como a sociedade em geral deve atentar.

    Preservativo masculino

    Um esforço conjunto é uma ação vigorosa de prevenção e incentivo de uso de preservativo nas relações sexuais é o primeiro passo para informar a sociedade sobre os cuidados com as DSTs e seus tratamentos.

    Governo, ongs, comunidades, escolas, família, universidades e empresas devem se unir neste propósito.

    As nações unidas fazem um trabalho incrível no combate a AIDS, podemos citar aqui a UNAIDS criada em 1996, pelas Nações Unidas com a missão de gerar soluções no combate à AIDS. E auxiliar a população mundial oferecendo assistência aos afetados pelo HIV.

    Palestras sobre DSTs em Escolas e Empresa

    É muito comum nas escolas públicas e privadas e universidades ações educativas como projetos palestra sobre DST na escola, bate papo com profissionais de saúde, distribuição de cartilhas sobre educação sexual e a escola é sem dúvida um dos lugares mais seguros para falar sobre DSTs.

    Esta ação no âmbito escolar é fundamental no processo de conscientização dos jovens alunos e na obtenção de informação sólida para que haja uma redução nos altos índices globais.

    • 500 milhões são acometidas por clamídia, gonorreia, sífilis e tricomoníase anualmente;
    • Mais de 530 milhões têm herpes-vírus tipo 2;
    • Mais de 290 milhões são infectadas pelo HPV.

    A comunidade também pode promover e ajudar a proteger seus cidadãos, falando com seus vizinhos, amigos e familiares sobre o assunto. Promova uma palestra sobre IST ou DST em sua comunidade, isso gerará valor social e conhecimento disponível e de fácil acesso a todos.

    Vírus HIV/AIDS

    Convide ou contrate profissionais de saúde para explicar para as pessoas o que é IST? Ou o que é doença sexualmente transmissível, como tratar as DSTs?

    Estes números são um sinal de alerta para que a sociedade não possa ignorar, devemos fazer um esforço contínuo para que todos tenham acesso à informação sobre a prevenção das DSTs/AIDS e IST ‘s (Infecções Sexualmente Transmissíveis), e tratamentos disponíveis.

    Sociedade e  poder público em conjunto com as empresas possuem uma responsabilidade particular e um papel fundamental no combate às DSTs.

    E para que isto ocorra a SIPAT é um momento especial para falar sobre este tema na empresa. Promover palestras DST para empresas gera melhorias em diversos aspectos, em especial na qualidade de vida do trabalhador.

    A empresa que desenvolve a cultura de prevenção através de programas e projetos internos é sem dúvida um facilitador da disseminação de informações de qualidade sobre o assunto.

    Incluir no plano de trainee palestras DST para jovens é fundamental, tendo em vista o grande número de jovens nas empresas.

    Objetivo da palestra DST SIPAT

    É importante estruturar a forma como os a palestra e os temas serão abordados, saber como abordá-los é fundamental. Lembrando precipuamente que a palestra é uma das formas mais eficazes para falar sobre DSTs/AIDS, na empresa.

     Tendo em vista que o ambiente corporativo traz a seriedade que o assunto precisa para ser abordado, mas não precisa ser maçante.

    Por isso o evento que tem um palestrante que se comunica bem e domina assunto é fundamental, saiba como contratar um palestrante motivacional para a sua SIPAT.

    Preparamos uma lista de ideias para SIPAT que podem ajudá-lo na programação do seu evento.

    O objetivo da palestra DST SIPAT é sensibilizar e prevenir, mas seus aspectos são amplos e devem seguir a seguinte estrutura:

    • Sensibilizar;
    • Prevenir;
    • Conscientizar;
    • Informar;
    • Educar;
    • Inspirar;
    • Motivar a prática.

    Os benefícios da palestra DST SIPAT

    Campanha de DST nas empresas e cuidar da saúde do trabalhador é a cultura de grandes empresas que compreenderam o valor que cada colaborador e estão comprometidas em promover saúde aos mesmos.

    Por isso investir em um ambiente de trabalho saudável é um ativo valioso para o crescimento da empresa.

    A saúde ocupacional não é mera falácia, mas uma forma prática de melhorar a produtividade e funciona como regra para garantir a saúde dos colaboradores.

    Os benefícios das palestras SIPAT é contribuir de maneira positiva para impulsionar um melhor atendimento, produtividade, qualidade dos serviços e produtos, bem como fazer gestão emocional motivando os profissionais no fronte de trabalho.

    Não estamos falando apenas de uma ação promocional, mas na melhoria integral da qualidade de vida dos profissionais e da sociedade em geral. Tratar sobre este assunto tão relevante na questão da saúde, gera benefícios como:

    • Informação segura sobre DSTs/AIDS
    • Motiva a prática de hábitos saudáveis
    • Melhora a saúde e qualidade de vida
    • Melhora o humor do funcionário
    • Aumenta a produtividade do colaborador
    • Gera conscientização sobre as DSTs/ISTs

    Fica evidente a importância de se falar sobre IST ou dst no ambiente de trabalho, mas lembrando que esta deve ser uma ação de interesse de todos. Sanar dúvidas é cuidar da saúde de quem amamos, por isso invista em uma palestra DST SIPAT e fale sobre o assunto.