Palestra sobre Depressão e Ansiedade

Em uma palestra sobre depressão é possível abordar diferentes temas com as pessoas, mas sem dúvidas um dos mais importantes é em relação a busca por ajuda profissional e o apoio de pessoas próximas como os familiares, amigos e qualquer outra pessoa que tenha confiança.

A depressão é uma doença que ainda é muito subestimada pelas pessoas e por essa razão pode ser mal interpretada como um ato de querer chamar atenção, ser uma frescura e várias outras conotações que acabam prejudicando ainda mais aqueles que possuem a doença por fazê-los subestimar os seus sintomas e não procurar o devido tratamento para se recuperar.

Essa doença de acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) atinge mais de 300 milhões de pessoas no mundo e em casos mais graves pode levar ao suicídio, por essa razão é essencial ficar atento àqueles que apresentam sintomas deste transtorno.

Saiba mais abaixo como funciona uma palestra sobre depressão.

Saiba como podemos ajudar a sua empresa. Fale agora conosco!

[forminator_form id=”53567″]

O que é Palestra sobre Depressão?

As palestras são eventos popularmente conhecidos como uma espécie de bate-papo entre um profissional, no caso o palestrante, é o público cujo objetivo é apresentar os temas de palestras sobre saúde do evento de uma forma mais descontraída, eficiente e que gera reflexão, motivação e mudanças.

No caso da palestra sobre depressão o sentido do evento é o mesmo, mas a forma como ocorre a abordagem do assunto pode ser um pouco mais “leve” justamente por se tratar de um transtorno mental que atinge milhares de pessoas e que pode gerar sintomas graves.

Através da palestra podem ser abordados dados a respeito deste transtorno como também explicar os potenciais sintomas da doença a fim de conscientizar as pessoas sobre a importância de procurar ajuda profissional e de pessoas próximas para fazer o tratamento.

Na palestra podem ser trabalhados fatores que contribuem com a prevenção e até mesmo a cura da doença deixando os jovens, adultos e idosos conscientes a respeito de todos os efeitos negativos e prejudiciais que a depressão em estágios mais graves pode provocar em sua vida.

A importância da Palestra sobre Depressão

Conforme foi abordado acima a depressão é um transtorno mental que ainda é subestimado por algumas pessoas e por essa razão pode ser relacionada a “frescura”, “necessidade de chamar atenção”, “falta de religião”, “solidão exagerada” e outras conotações equivocadas.

Este tipo de conotação a respeito da depressão é tão prejudicial quanto a própria doença, pois isso acaba confundindo as pessoas que possuem o transtorno como também aqueles que se encontram a sua volta como a família e amigos fazendo com que subestimem a sua gravidade.

Com isso a doença pode acabar evoluindo e levar a reações como o suicídio. Aliás, de acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) cerca de 11 mil pessoas tiram a sua própria vida por ano no Brasil, sendo algo em torno de um suicídio a cada 46 minutos, e entre os principais motivos a depressão se destaca.

Esses dados são preocupantes e são mais do que suficientes para demonstrar a importância de executar ações que visam prevenir e tratar a depressão. Neste caso, eventos como a palestra motivacional qualidade de vida sobre depressão podem ser uma ótima alternativa para conscientizar as pessoas.

Para quem a Palestra sobre Depressão é direcionada

A depressão é um problema mundial e por isso precisamos falar sobre esse transtorno com o máximo de pessoas possíveis não importando a idade, sexo, classe social e outros aspectos.

É por que as palestras de saúde em empresas sobre depressão são direcionadas não apenas às escolas como ocorre de costume, mas também às igrejas, empresas, hospitais e comunidades no geral que desejam se envolver com a causa a fim de aumentar a prevenção deste transtorno em jovens, adultos e idosos, inclusive estima-se que 11,1% da população brasileira diagnosticada com depressão é representada por idosos com idade entre 60 e 64 anos – Dados divulgados pelo IBGE.

Portanto, não há parâmetros definidos sobre o tipo de público ideal para participar de uma palestra sobre depressão, pois o objetivo é falar sobre esse transtorno com o máximo de pessoas possíveis para evitar que a doença atinja um número maior de pessoas e famílias.

Vale ressaltar que também pode ser interessante abordar o tema depressão com crianças, mas de uma forma lúdica e inteligente a fim de reduzir a depressão infantil que nos últimos se tornou um fato preocupante que deixa a criança mais ansiosa, com medo, triste e cabisbaixa.

As vantagens e benefícios de uma Palestra sobre Depressão

Sem dúvidas um dos benefícios mais eficientes da palestra sobre depressão é a conscientização das pessoas sobre a gravidade desta doença que na maioria das vezes pode evoluir de forma silenciosa justamente pelo negligenciamento de seus sintomas.

Através das palestras é possível conscientizar um número maior de pessoas falando abertamente sobre o que é a depressão, quais são os seus sintomas, como ela pode ser desenvolvida e os tratamentos medicamentosos e psicológicos que costumam ser utilizados.

O evento pode abordar relacionados à doença e gerar um bate-papo que melhora a perspectiva das pessoas a respeito dos transtornos mentais que atingem as pessoas de forma com que o preconceito e negligência a respeito das doenças seja colocado de lado dando espaço a preocupação, oferta de ajuda, apoio, tratamento e mais empatia pelo próximo.

Aliás, a palestra sobre depressão também oferece outros benefícios, como:

  • estimula a busca por ajuda ou a oferta de ajuda;
  • ajuda a diminuir o preconceito das pessoas a respeito da doença;
  • estimula o autoconhecimento, autoestima e autoconfiança;
  • faz com que a pessoa se sinta mais amada e protegida;
  • estimula a pessoa a assumir o controle da sua vida;
  • ajuda a controlar os pensamentos negativos;
  • promove a redução da ansiedade e tristeza;
  • pode reduzir o número de suicídios;
  • estimula a reprogramar a mente com fatos positivos;
  • melhora a qualidade de vida no trabalho e fora dele das pessoas com depressão.

Desenvolva uma Palestra sobre Depressão

Deseja organizar uma palestra sobre depressão em sua escola, empresa, igreja ou outros locais que acredita ser apropriado? Entre em contato com a nossa equipe para descobrir como podemos nos unir para conscientizar mais pessoas a respeito deste transtorno mental.