Algumas pessoas têm o hábito de comer abacate todos os dias e isso costuma causar dúvidas sobre a possibilidade de a fruta causar danos à saúde, tendo em vista a quantidade de gorduras que ela possui em sua composição nutricional, inclusive, dependendo do tipo, a fruta pode ter até 20% de gordura.
No entanto, é preciso relacionar a gordura encontrada no abacate como algo bom, pois, trata-se de uma gordura relativamente boa para a saúde que ajuda a controlar determinados processos do corpo.
Por exemplo, a gordura encontrada no abacate é a monoinsaturada, que é um tipo de ácido graxo capaz de baixar as taxas do colesterol ruim, o LDL, e potencializar a do bom, o HDL.
Quer saber mais detalhes sobre o fato de poder ou não comer abacate todos os dias? Confira no texto.
Afinal de contas, é possível comer abacate todos os dias?
Os nutricionistas apontam que não há problemas em comer abacate todos os dias, mas isso não significa que a sua ingestão deve ser feita de forma descontrolada, isto é, em exagero.
Como em todo processo alimentar o ideal é seguir um equilíbrio na ingestão dos alimentos, pois, mesmo que seja um alimento saudável, o consumo exagerado pode prejudicar a sua saúde.
No caso do abacate isso não difere, principalmente pelo fato de ser uma fruta com quantidade relativamente alta de gordura. Ou seja, quando consumimos a fruta em exagero, a ingestão de gordura também aumenta e dependendo da sua rotina é possível que o seu corpo comece a acumulá-la.
O ideal é optar pelo consumo de porções relativamente baixas que, segundo os profissionais, não deve passar a quantidade total de 100 gramas — você pode dividir essa quantidade em todo o seu dia.
A recomendação de como comer Abacate
Além da quantidade apropriada para a ingestão do abacate diariamente, também existem recomendações quanto a forma ideal de ingerir o abacate, pois, existem algumas pessoas que misturam a fruta com substâncias que a longo prazo podem causar determinadas reações no corpo.
Por exemplo, consumir o abacate todos os dias com uma porção elevada de açúcar pode prejudicar como o sistema imunológico trabalha e até potencializar a glicemia e o acúmulo de gordura.
É por isso que o ideal é sempre preferir o consumo da fruta com outros alimentos naturais e de forma equilibrada. Por exemplo, no preparo de uma vitamina você pode misturá-lo com mel ou adoçantes saudáveis, água de coco, hortelã, além de outras frutas, como maçã, banana, morango, entre outros.
Se você é adepto do abacate em sua alimentação diária, apenas se certifique de controlar a forma e a quantidade que ingere dessa fruta no seu dia a dia para evitar reações que prejudicam a sua saúde.
Siga as recomendações dos especialistas e consuma no máximo 100 gramas do abacate por dia, assim você pode alcançar os seus benefícios potencializando a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida, além de incrementar o seu dia a dia com receitas saborosas e saudáveis.
Qual a melhor forma de comer Abacate?
Cada pessoa tem uma forma de comer abacate. Por exemplo, alguns preferem consumir a fruta em sua forma original adicionando apenas algum ingrediente para adoçá-lo, como o mel e adoçantes, enquanto outras se arriscam na elaboração de receitas mais saborosas, como saladas e guacamole.
A verdade é que não existe uma forma “correta” de se ingerir o alimento e sim diversas opções que podem potencializar ainda mais a sua composição nutricional que, aliás, é rica em carboidratos, proteínas e minerais como o potássio, magnésio, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B, K e C.
O ideal é optar pelo preparo de receitas saudáveis, pois, dessa forma, é possível absorver todos os nutrientes da fruta sem prejudicar os processos do organismo, como imunológico e afins.
Descubra a melhor forma de comer Abacate
De acordo com os nutricionistas, a melhor forma de comer abacate é em sua forma natural, mas quando falamos “natural” não nos referimos ao fato de não misturar a fruta. É claro que existem pessoas que preferem ingeri-la dessa forma, mas o natural se refere ao fato de ela estar “fresca”.
Isto é, o ideal é consumi-la no mesmo dia que abrir a fruta, pois quando guardamos um pedaço da fruta por um longo período, seja na geladeira ou em outros espaços, existe um grande risco de ela oxidar.
É por isso que recomendado é fazer o seu consumo quando ela ainda se encontra fresca, inclusive, os nutricionistas afirmam que a fruta deve ser mantida na geladeira por apenas 24 horas, depois desse período o ideal é se desfazer dela para evitar que o organismo seja exposto a bactérias.
Dicas de como comer Abacate
Nos últimos anos o abacate se tornou o queridinho das pessoas que cultivam bons hábitos alimentares e isso aconteceu justamente pelo fato de a fruta ter uma composição rica em nutrientes.
No entanto, para que esses nutrientes sejam garantidos no organismo é preciso se atentar a forma como a fruta é ingerida, pois, dependendo do seu preparo, algumas substâncias podem ser anuladas.
Algumas formas interessantes e saborosas, além de saudáveis, de comer abacate, são:
Vitamina de Abacate
Existem diversas formas de preparar uma vitamina de abacate. Algumas pessoas, por exemplo, preferem consumir a fruta sem muitos outros ingredientes, apenas adicionando um pouco de água natural, adoçantes naturais como o mel e outras frutas que potencializam o sabor, como a banana.
Salada de Abacate
O interessante do abacate é o fato de ele combinar tanto com pratos doces, como salgados. Em uma salada você pode misturar a fruta com diversos legumes e vegetais, a começar pelo alface, tomate, além de outros ingredientes que melhoram o sabor, como limão, cebola, pimenta, erva-doce e orégano.
Guacamole
É claro que entre as formas de comer abacate não poderia faltar o queridinho das pessoas, o guacamole. Essa receita pode ser feita de diversas formas, mas a forma simples é feita com o abacate do tipo avocado, além de tomates, cebola, coentro, limão, pimenta, azeite, sal e outras especiarias.
O abacate é uma fruta de sabor forte e que misturado com os ingredientes certos pode intensificar o seu sabor e transformar a sua alimentação, tornando-a mais eficiente, além de saudável.
Portanto, fique atento a melhor forma de comer abacate evitando exageros que prejudicam a saúde.