Quais os efeitos do álcool no seu corpo? Conheça 23 efeitos do álcool em seu corpo

    Quais os efeitos do álcool no seu corpo? Em primeiro lugar, o impacto do álcool em seu corpo começa no momento em que você toma seu primeiro gole. Acima de tudo, os efeitos cumulativos de beber vinho, cerveja ou bebidas alcoólicas podem ter seu preço. Leia para aprender os efeitos do álcool em seu corpo e promover qualidade de vida no trabalho em casa e onde você estiver.

    Precipuamente um copo por dia pode causar danos à sua saúde geral. Mas se o hábito crescer ou se você tiver dificuldades para parar após apenas um copo, os efeitos cumulativos podem aumentar.

    Glândulas digestivas e endócrinas

    Precipuamente beber muito álcool pode causar ativação anormal das enzimas digestivas produzidas pelo pâncreas. Principalmente, acúmulo dessas enzimas pode levar à inflamação conhecida como pancreatite. Assim também, logo após, a pancreatite pode se tornar uma condição de longo prazo e causar complicações graves.

    Dano inflamatório

    Sobretudo o fígado é um órgão que ajuda a quebrar e remover substâncias nocivas do corpo, incluindo álcool. Primordialmente, o uso prolongado de álcool interfere nesse processo. A princípio, também aumenta o risco de inflamação crônica do fígado e doença hepática. Pouco antes, as cicatrizes causadas por esta inflamação são conhecidas como cirrose. A formação de tecido cicatricial destrói o fígado. Da mesma forma, à medida que o fígado se torna cada vez mais danificado, é mais difícil remover substâncias tóxicas do seu corpo.

    Sobretudo, a doença hepática é fatal e leva toxinas e acúmulo de resíduos em seu corpo. As mulheres correm maior risco de desenvolver doença hepática alcoólica. Os corpos das mulheres são mais propensos a absorver mais álcool e precisam de períodos mais longos para processá-lo. As mulheres também mostram danos no fígado mais rapidamente que os homens.

    Níveis de açúcar

    O pâncreas ajuda a regular o uso de insulina no corpo e a resposta à glicose. Quando o pâncreas e o fígado não estão funcionando adequadamente, você corre o risco de apresentar baixo nível de açúcar no sangue ou hipoglicemia. Imediatamente, um pâncreas danificado também pode impedir que o corpo produza insulina suficiente para utilizar o açúcar. Isso pode levar à hiperglicemia ou muito açúcar no sangue.

    Se seu corpo não conseguir gerenciar e equilibrar seus níveis de açúcar no sangue, você poderá ter maiores complicações e efeitos colaterais relacionados ao diabetes. É importante que as pessoas com diabetes ou hipoglicemia evitem quantidades excessivas de álcool .

    Sistema nervoso central

    Uma das maneiras mais fáceis de entender o impacto do álcool em seu corpo é entender como isso afeta o sistema nervoso central. A fala arrastada é um dos primeiros sinais de que você bebeu demais. O álcool pode reduzir a comunicação entre o cérebro e o corpo. Isso dificulta a coordenação. Você pode ter dificuldade para se equilibrar. Você nunca deve dirigir depois de beber.

    A princípio, como o álcool causa mais danos ao sistema nervoso central, você pode sentir dormência e formigamento nos pés e nas mãos.

    Beber também torna difícil para o seu cérebro criar memórias de longo prazo. Também reduz sua capacidade de pensar com clareza e fazer escolhas racionais. Com o tempo, podem ocorrer danos no lobo frontal . Essa área do cérebro é responsável pelo controle emocional, memória de curto prazo e julgamento, além de outros papéis vitais.

    Sobretudo, o abuso crônico e grave de álcool também pode causar danos cerebrais permanentes. De maneira idêntica, isso pode levar à síndrome de Wernicke Korsakoff, um distúrbio cerebral que afeta a memória.

    Dependência

    Algumas pessoas que bebem muito podem desenvolver uma dependência física e emocional do álcool. A abstinência de álcool pode ser difícil e com risco de vida. Você muitas vezes precisa de ajuda profissional para quebrar um vício em álcool . Como resultado, muitas pessoas procuram desintoxicação médica para ficarem sóbrias. De acordo com, é a maneira mais segura de garantir que você rompa o vício físico. Dependendo do risco de sintomas de abstinência, a desintoxicação pode ser gerenciada em nível ambulatorial ou hospitalar.

    Os sintomas da abstinência alcoólica incluem:

    • ansiedade
    • nervosismo
    • náusea
    • tremores
    • pressão alta
    • arritmia cardíaca
    • sudorese pesada

    Convulsões, alucinações e delirium podem ocorrer em casos graves de abstinência.

    Sistema digestivo

    Segundo a, a conexão entre o consumo de álcool e o sistema digestivo pode não parecer imediatamente clara. Os efeitos colaterais costumam aparecer apenas depois de haver danos. E quanto mais você bebe, maior será o dano.

    Beber pode danificar os tecidos do trato digestivo e impedir o intestino de digerir alimentos e absorver nutrientes e vitaminas. Então, como resultado, pode ocorrer desnutrição .

    Beber muito também pode levar a:

    • gasoso
    • um sentimento de plenitude no seu abdômen
    • diarréia ou fezes dolorosas
    • inchaço

    Para pessoas que bebem muito, úlceras ou hemorróidas (devido à desidratação e constipação) não são incomuns. Então, eles podem causar sangramento interno perigoso. As úlceras podem ser fatais se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente.

    Pessoas que consomem muito álcool também podem estar em risco de câncer. As pessoas que bebem com frequência têm maior probabilidade de desenvolver câncer na boca, garganta, esôfago, cólon e fígado. As pessoas que bebem e usam regularmente tabaco juntos têm maior risco de câncer.

    Sistema circulatório

    O álcool pode afetar seu coração e pulmões. Pessoas que bebem crônicas de álcool têm maior risco de problemas cardíacos do que pessoas que não bebem. Mulheres que bebem são mais propensas a desenvolver doenças cardíacas do que homens que bebem.

    As complicações do sistema circulatório incluem:

    • pressão alta
    • arritmia cardíaca
    • dificuldade em bombear sangue pelo corpo
    • Acidente vascular cerebral
    • ataque cardíaco
    • doença cardíaca
    • insuficiência cardíaca

    Enfim, promovemos palestras sobre saúde em vários estados do Brasil. Conheça nosso blog e saiba como funciona o nossos serviços, saiba mais sobre nós e sobre nossos serviços. Entre em contato por e-mail [email protected] ou através dos fones abaixo.

    Fonte: Healthline