Palestra contra o Abuso Infantil

    Palestra contra o Abuso Infantil – Um relatório divulgado pelo “Disque 100” mostra que em 2019 foram registradas pouco mais de 17 mil denúncias de violência sexual contra menores de idade. Sendo que 79% denúncias são de abuso sexual e o restante representa exploração sexual.

    Em primeiro lugar, esses dados preocupam e demonstram a necessidade de trabalhar com diferentes medidas que ajudam no combate do abuso infantil.

    Acima de tudo, como a palestra para crianças contra o abuso infantil, uma medida simples e eficaz. Este projeto Mais Amor por Favor, foi realizado nas cidades de Areado e Alterosa, localizadas ao Sul de Minas gerais.

    Mas que ao mesmo tempo pode educar, informar e trabalhar com estratégias que conscientização e estimulam a denúncias. Precipuamente, saiba como funciona e o que é palestra para jovens e adolescentes, para prevenir contra o abuso infantil.

    Leia também:

    Números da violência sexual infantil

    De acordo com a pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em parceria do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) as crianças e jovens são as maiores vítimas de violência sexual no Brasil. Veja dados completo do atlas da violência 2019.

    Principalmente o estudo aponta dados relacionados ao ano de 2016 e na ocasião cerca de 50,9% dos casos registrados como violência sexual. Primordialmente, foram realizados contra as crianças menores de 13 anos de idade, enquanto 32,1% foram contra adultos e 17% contra adolescentes.

    Sobretudo, os números da violência são compartilhados em comparativa aos outros anos e se analisar a trajetória dos casos de violência sexual.

    Então, isso poderá notar que os números seguem quase os mesmos do que o ano de 2011. Exceto pelos casos em adolescentes que registraram uma queda, mas ainda assim são acontecimentos que exigem atenção.

    Além disso, o estudo também compartilha o vínculo do agressor com a vítima de violência sexual. Imediatamente no caso das crianças cerca de 30,13% dos agressores são amigos ou conhecidos da família. A princípio, em adolescentes e adultos a maioria dos agressores são desconhecidos. Jogos contra o abuso infantil são ferramentas importantes no combate, baixe gratuitamente neste link.

    Como vencer o abuso infantil contra crianças e adolescentes?

    O abuso infantil é um tema difícil de ser abordado, mas que deve ser explorado entre as pessoas. Isso para que novas medidas de prevenção e combate sejam desenvolvidas. Pois quanto mais pessoas conscientes em relação a esse perigo, maiores são as chances de proteger as crianças e adolescentes contra esse ato de violência.

    Como vencer o abuso infantil contra crianças e adolescentes?

    1. Desenvolva a cultura de prevenção contra o abuso e violência sexual

    Importante que iniciativas como palestras preventivas contra o abuso sejam realizadas por conta da conscientização que elas transmitem. Nesse tipo de evento são abordados diretamente os perigoso que envolvem o ato, como também auxilia no preparo dos pais, professores, gestores de escolas e outros a lidarem com o assunto.

    Promovemos palestras para crianças que servem como base para proteção e conscientização de jovens e adolescentes. Escolas, empresas, ações moveis dentro e fora da cidade são lugares que podemos explorar para informar ao número máximo de crianças. Mobilize pessoas, leve os assuntos preferidos dos jovens e seus interesses ao poder publico.

    Fale com vizinhos e convide a sociedade ao enfrentamento ao abuso e violência contra crianças e adolescentes precisa ser feito. O dia 18 de Maio é o dia Nacional de Combate a o Abuso e Exploração Sexual Infantil, a data relembra o caso Araceli, um crime que chocou o país na época. Então informar e promover informação, diminui em modo significativo o número de casos como este.

    2. Como fazer a prevenção do abuso sexual de crianças e adolescentes?

    O primeiro passo é conscientize a criança sobre os limites do seu corpo. Em cada faixa etária, é preciso conscientizar as crianças sobre suas partes intimas. Conhecer e nomear as partes do corpo podem ajudar a relatar com mais clareza caso algum coisa diferente estranha aconteça.

    Ensine que nas partes intimas ninguém pode tocar ou mexer, palavras como intimidade, pode ser complexas para as crianças. Por isso use imagens ilustrativas, correspondente a cada idade para explicar que na intimidade ninguém pode ver e nem tocar.

    Fale sem medo sobre o assunto, as crianças podem demorar a entender que são vítimas de abuso sexual. A informação certa livrará a criança de se tornar uma fácil vitima em potencial. Baixe gratuitamente a revista o Quebrando o silêncio, ela contém informações que podem te ajudar.

    Como fazer a prevenção do abuso sexual de crianças e adolescentes?

    3. Observe o comportamento da criança

    Separamos 21 sintomas e alteração comportamental em casos onde a criança pode estar sendo violentada sexualmente. Esta lista é parte da construção coletiva da Rede do Comitê para Democratização da Informática, atenção ao diagnóstico.

    1. Alteração comportamental na escola ou na família.
    2. Negativa no rendimento escolar.
    3. Medo de ficar sozinho com um outro adulto.
    4. Perturbações contínuas do sono.
    5. Problemas com os esfíncteres.
    6. Depressão, ansiedade, afastamento, apatia ou indiferença.
    7. Automutilação.
    8. Fuga.
    9. Problemas com álcool ou drogas.
    10. Em nível físico, irritações na boca, vagina ou ânus
    11. Teme exageradamente os pais.
    12. Tem baixa autoestima.
    13. Falta constantemente à escola, devido o processo de cicatrização dos maus-tratos sofridos.
    14. Geralmente, é uma criança nervosa e em constante estado de alerta.
    15. Possui baixo aproveitamento escolar.
    16. Procura ocultar as lesões sofridas por temer represálias por parte do agressor.
    17. Pode desenvolver comportamento agressivo com outras crianças, reproduzindo  o que vive em ambiente doméstico.
    18. Pode tornar-se depressiva, isolada e muito triste.
    19. Foge constantemente ou busca ficar o maior tempo possível longe de casa.
    20. Quando submetida a exame médico, manifesta indiferença, apatia ou tristeza.
    21. Choro insistente e sem explicação de crianças de tenra idade à aproximação do pai, mãe, babá ou outro cuidador.

    Consequências da violência infantil

    • Físicas
      Pesadelos e problemas com o sono, mudanças de hábitos alimentares, perda do controle de esfíncteres.
    • Comportamentais
      Consumo de drogas e álcool, fugas, conduta suicida ou de autoflagelo, hiperatividade, diminuição de rendimento escolar.
    • Emocionais
      Medo generalizado, agressividade, culpa e vergonha, isolamento, ansiedade, depressão, baixa autoestima, rejeição ao próprio corpo.

    Quebre o silêncio

    Através da palestra contra o abuso infantil é possível compor uma rede de pessoas preparadas a agir e a lidar com esse tipo de situação. Fazemos parte de uma rede do bem que oferece a criança ou adolescente o apoio que ele precisa para denunciar e buscar auxílio das autoridades.

    Dessa forma, é importante que o Governo Federal e as escolas coloquem a palestras para professores do ensino fundamental. Como uma prioridade em busca da conscientização tanto dos pais e professores, gestores de escolas e as crianças e adolescentes. Disque 100 e quebre o silêncio.

    Você pode gostar de ler também:

    Para quem é indicado a palestra contra o abuso infantil?

    A palestra contra o abuso infantil pode ser realizada para diferentes públicos como os pais, professores e os gestores de escola. Aliás, o ideal é que ela seja apresentada para todas as pessoas na intenção de conscientizá-las a respeito.

    Nesse caso, é possível oferecer a palestra contra o abuso infantil para essas pessoas de uma única vez ou, se preferir, separadamente. Na verdade, o que importa é fazer essas pessoas se unirem em ações de prevenção e combate ao abuso infantil.

    As crianças e adolescentes também podem e devem participar da palestras contra o abuso infantil. Mas nesse caso a abordagem pode ser um pouco diferente sem dados alarmantes e sim informações que conscientizam os perigos que estão à sua volta. E incentivar também a quem recorrer se notarem riscos relacionados ao abuso.

    A palestra para Jovens é uma iniciativa que pode promover resultados positivos no combate desse tipo de violência. Pois além de transmitir informações relevantes, ela também pode preparar as pessoas em volta da criança para lidar com a situação. E estimular a criança a denunciar se algo suspeito acontecer e para isso repetimos varias vezes o telefone de segurança disque 100.

    Conheça o nosso trabalho com palestras motivacionais e outros serviços, entre em contato conosco pelo telefone (11) 97455-4942 ou através do site.