Como ser feliz? Dicas para alcançar a felicidade!

Como ser feliz? Antes de mais nada, há vários conceitos de felicidade, e seu entendimento depende de diferentes aspectos e fatores. Pois o que pode me trazer felicidade, talvez não seja o que te faça feliz.

Porém há alguns fatores que nos ajudam a materializar este conceito e dar um norte sobre como ser feliz. Conheça algumas ações que podem te ajudar a ser mais feliz, além de entender na prática, o que é felicidade e como ser feliz de verdade.

O que é felicidade?

Mas podemos definir felicidade como um estado mental de satisfação, contentamento, e bem-estar, pleno de cada pessoa. Em outras palavras, felicidade pode ser definida por um instante, onde experimentamos sentimentos prazerosos, por uma conquista, um sonho realizado.

Um momento de satisfação ou desejo suprido depois de atingir um objetivo ou meta. Mas, felicidade também pode ser definida não apenas por uma conquista, mas pela vivência durante o processo até atingir uma conquista.

O que é ser feliz de verdade?

Felicidade tem a ver com um estado mental de paz, amor, tranquilidade, realização, conquista, satisfação e serenidade. Mas ser feliz de verdade é saber lidar com os problemas e os momentos difíceis da vida, isso nos dá resiliência. Ou seja, capacidade de saber lidar com situações difíceis e ter o mínimo de ferramentas mentais para saber lidar com os altos e baixos da vida.

Exerça a gratidão

Pesquisa realizada pela universidade de Harvard Medical School, afirma que a gratidão funciona como um remédio para o cérebro. As pesquisas comprovaram que o ato de agradecer serve para fortalecer vínculos interpessoais, criar conexões com as pessoas, promover bem-estar, reduzir o estresse e prevenir a depressão. Agradecer pode te deixar mais feliz, por isso agradeça.

Conexão com pessoas

Uma série de estudos realizados pela Universidade de Stanford, sugerem que desenvolver conexões sociais tornam as pessoas mais felizes. Em outras palavras, investir em relacionamentos saudáveis está associado ao bem-estar individual e maior longevidade. Conectar as pessoas é viver experiências positivas, promover sentimentos de felicidade, gratidão, contentamento e calma, são alguns resultados de se conectar a pessoas.

Pratique exercício físico

A prática de exercício físico é uma forma de reduzir o estresse, melhorar o humor, prevenir doenças crônicas, alcançar maior longevidade e socializar. Além de ser um redutor preventivo aos riscos de desenvolvimento de depressão e ansiedade. Isso ocorre porque durante a prática de esportes, o corpo produz endorfina, hormônio que gera a sensação de prazer e bem-estar.

Tenha um hobby

Desenvolver atividades prazerosas como esportes, trabalhos manuais, pinturas, leitura, viagens, coleção de objetos, escrever, ou aprender outras línguas, aumenta o sentido de propósito na vida e traz a sensação de felicidade. Dedicar um tempo a si mesmo é uma forma de ter saúde mental e bem-estar.

Seja amável

O amor não é apenas um sentimento que traz felicidade, o amor é um princípio que envolve prática, produz bem-estar e gera diversos benefícios à saúde mental e física. Por isso atitudes de gentileza, gratidão, generosidade e autocuidado, ajudam a melhorar a vida das pessoas ao seu redor e do indivíduo que o promove.

Cultive boas amizades

Um estudo realizado por mais de dez anos pela Universidade Columbia, nos EUA, apontou que nossas emoções, em especial a felizes em grupo, influencia nos batimentos cardíacos. Além de reduzir a probabilidade de doenças cardíacas, como infarto, ter amigos aumenta a longevidade, promove a motivação e o otimismo, reduz a depressão e a ansiedade.

Espiritualidade

O autoconhecimento deve promover pensamentos mais profundos sobre o eu, e o que leva a busca por espiritualidade. Diversos estudos apontam que pessoas que desenvolvem crenças espirituais, possuem relações mais fortes e saudáveis socialmente, melhor autonomia, possuem sentimento de pertencimento, propósito e sentido na vida, o que naturalmente produz bem-estar.

Seja otimista

Problemas sempre vão existir, e ser otimista apesar dos desafios que enfrentamos é uma forma de felicidade. O otimismo ajuda a manter a calma, o controle e a serenidade diante de perspectivas desafiadoras. Por mais complexa e difícil que seja, algumas circunstâncias podem nos fortalecer.

Boa nutrição

Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que o agravamento da fome em todo globo foi acelerado por crises na saúde mundial e guerras. Bem como outras formas de insegurança alimentar atingiram 29,3% da população mundial. Segundo o Instituto Nutrição Comportamental, a boa relação com a nutrição é parte fundamental e integrante da felicidade, afinal ninguém é feliz sem ter o que comer. Exercer empatia sobre os menos favorecidos pode reduzir estes números e promover cidadãos mais nutridos e felizes.

Perdoe

William Shakespeare, escritor, poeta, dramaturgo e ator inglês dizia:

“A raiva é um veneno que bebemos esperando que os outros morram”.

Guardar rancor ou nutrir ressentimento, pensamentos hostis, raiva, ódio, medo ou desejo de vingança causa danos mentais. Alimentar ou permanecer neste estado emocional pode trazer consequências fisiológicas, e ativar doenças cardiovasculares e doenças autoimunes. Se quer ser feliz, lance fora a negatividade, e o rancor.

Cultive um jardim

Cultivar um jardim em casa, além de deixá-la mais bonita, traz benefícios como melhora do humor, redução dos sintomas de depressão, movimenta o corpo e estimula a exposição ao sol, benéfica para produção da vitamina D (vitamina do sol). Melhora a saúde mental e pode evitar os sintomas de ansiedade. O contato e a contemplação da natureza, gera felicidade em todos os aspectos da saúde humana.

Contemple o Bem

Uma escritora puritana do século passado, escreveu um texto que reflete a importância da contemplação: “É lei, tanto da natureza intelectual como da espiritual, que, pela contemplação, nos transformamos. O espírito gradualmente se adapta aos assuntos com os quais lhe é permitido ocupar-se.

Identifica-se com aquilo que está acostumado a amar e reverenciar “. Evite ver e ouvir coisas que lhe entristecem o coração, o consumo de violência gera violência, mas a promoção de gentileza gera felicidade.

Exit mobile version