O que podemos fazer para evitar que os jovens usem drogas? A prevenção contra as drogas, vão muito mais além do que uma dialogo em família ou uma simples palestra sobre drogas na escola. Trata-se de um conjunto de ações que se bem dirigidas podem aumentar a qualidade de vida dos jovens e adolescentes.

    Listamos ações que são motivadores para evitar que os jovens usem drogas, saiba como conscientizar os jovens a não usar drogas.

    Seja exemplo

    Todo o processo de aprendizagem humana passa pelos 5 sentidos, tato, visão, paladar, audição, olfato. E os jovens e adolescentes em especial nesta fase possuem uma capacidade acurada em perceber informações, eles aprendem pelo exemplo. Desde a primeira infância somos acostumados a visualizar e imitar os exemplos e ações dos pais, irmãos e parentes com quem convivemos. É assim que são construídos valores, princípios e hábitos no pensar e agir. Esta é uma das formas mais eficazes sobre o que podemos fazer para evitar que os jovens usem drogas. Se você é pai, mãe ou responsável, o seu exemplo fala mais alto do que qualquer palavra.

    Cuide da saúde emocional

    O cuidado com a saúde mental, começa pelo cuidado com a saúde física, pratique esportes e tenha uma alimentação saudável e balanceada. Cuidas das relações, procure companhias que te façam bem, valorize os momentos de lazer sozinho com a família, recreação é a palavra-chave. O uso em excesso dos dispositivos moveis causam estresse, e doenças como depressão, insônia e até perda auditiva estão entre os efeitos colaterais da dependência gerada pelo uso desmedido de dispositivos móveis,  por isso reduza o tempo online. A ajuda de um profissional de saúde mental é muito bem-vinda no processo de prevenção sobre drogas.

    Nossa equipe é treinada para promover saúde aos seus alunos saiba, como podemos ajuda-los.

    Não sabe como falar de drogas nas escolas? Preencha o formulário abaixo que nós te ajudaremos.

    [forminator_form id=”53567″]

    Dialogue abertamente

    Dialogue abertamente

    Qual a importância de falar sobre a prevenção das drogas? Bem a temática das drogas é um assunto que ainda é um tabu em nossa sociedade, mas precisamos falar abertamente sobre o assunto. Conscientizar é a melhor forma de prevenir, quando tratamos o assunto em uma palestra sobre drogas, ou em diálogos na família e comunidade evitamos com que os jovens e adolescentes estejam desinformados sobre os impactos negativos das drogas.

    Pratique esporte

    A prática de esporte reduz o estresse em qualquer fase da vida. É uma forma eficaz que podemos fazer para evitar que os jovens usem drogas. Qual a importância da prevenção às drogas? Sobretudo, além de trazer para os jovens muitos benefícios como aumento da autoconfiança, evita o tempo ocioso, com más companhias, melhor nível de concentração, comprometimento com tarefas, além de estimular atividades cognitivas e melhorar a autoestima e a força física.

    Faça Prevenção

    A prevenção contra drogas lícitas e ilícitas devem estar conectadas aos cuidados diários da conscientização em casa. Prevenção contra as drogas começa em casa, diálogo e real preocupação dos membros da família são fundamentais. Qual a importância da prevenção do uso de drogas nas escolas? A escola também possui um papel fundamental na prevenção e deve ser um gerador de qualidade de vida para a juventude. Há algumas atividades capazes de afastar os jovens das drogas como já dissemos:

    • Prática regular de exercícios físicos;
    • Atenção aos cuidados emocionais e vivencias;
    • Alimentação balanceada;
    • Faça visitas periódicas ao médico;
    • Assista palestras sobre drogas

    O que pode ser feito para evitar o envolvimento com as drogas?

     Evite lugares de consumo de drogas

    Tanto no tratamento de dependentes químicos ou no processo de prevenção contra as drogas é preciso estar atento aos locais onde é comum o uso de drogas. Evite relacionamentos que incentivem ao uso, evite bailes, bares, festas ou locais em que haja consumo de drogas. Pesquisa com cerca de 866 jovens, sendo 41,0% do sexo masculino e 59,0% do sexo feminino. Apontou que, 90,2% residiam na zona urbana e 9,8%, na zona rural. O local influi na facilidade do acesso à droga bem como nos casos de reincidência no uso de drogas. Leia também este artigo, como diminuir o uso de drogas no Brasil? Nele explicamos detalhadamente o que podemos fazer de modo efetivo para reduzir o uso de drogas.

    Busque ajuda especializada

    Contar com a ajuda médica no processo de prevenção é fundamental, isso porque os médicos são responsáveis por orientar, e cuidar da saúde tanto no aspecto físico quanto mental. São peças essenciais pois podem atuar de forma preventiva, antevendo a possíveis doenças e orientando rotas para preveni-las de forma ativa em um diagnóstico, e no tratamento em si. Busque um psicólogo, psiquiatra ou clínico geral para receber informações sobre a saúde dos seus filhos.

    Apoio familiar

    O que podemos fazer para evitar que os jovens usem drogas? Invista na família, a família é a primeira sociedade e possuem papel primário na prevenção de drogas na juventude. Infelizmente muitos ainda questionam, por que é importante falar sobre as drogas? Parecem ignorar a importância e seriedade do tema. Este núcleo é importante pois possibilita o acolhimento e construção de cada membro e o constitui como ser autônomo. É um lugar indispensável para a garantia de direitos, sobrevivência, amor, carinho e proteção integral dos filhos e demais membros.

    Incentive um hobby

    Ter um hobby é uma forma de ocupar a mente, funciona como uma terapia que gera saúde e bem estar. Ter um hobby é fundamental em especial na vida dos jovens pois é uma forma especial de aliviar as tensões e estresses do dia a dia. É um momento especial a sós ou em grupo onde o indivíduo se dedica exclusivamente à sua saúde mental e física. Ter um hobby é uma atividade que gera satisfação, propõem momentos de alegria e paz, escolha um esporte favorito, um passeio especial, faça arte, as opções são infinitas.

    Seja amigo do seu filho

    Ser amigo não constitui descer o nível na relação com os filhos, pelo contrário. Ser amigo é exercer papel tão importante no atendimento das necessidades dos jovens, seja ela material, emocional ou relacional. Estar presente, em momentos especiais é fundamental, mas propor momentos de conexão ocupa um espaço que é muitas vezes ocupado por más companhias. Ser amigo não significa fazer o que seu filho quer, mas dar a ele aquilo que ele realmente precisa, pode ser uma repreensão, pode ser um pouco mais de atenção e amor.

    Evite as más companhias

    Pesquisas apontam que um dos principais motivos que incentivam ou levam os jovens a consumir drogas são a influência de “amigos”. Sabemos que muitos pais saem para trabalhar e os filhos precisam ficar sob o cuidado de terceiros. E muitos não priorizam um tempo para inspecionar e estarem atentos às relações dos jovens. E é aí que entra a importância de prevenir, dialogar e mostrar os resultados desastrosos ao se conectar com más companhias.

    Invista em boa nutrição

    A Nutrição faz parte da prevenção, pois a ingestão de alimentos saudáveis impacta positivamente a saúde dos jovens. Incentive os adolescentes e jovens a evitar açúcares e bebidas alcoólicas, consuma nutrientes, pois as vitaminas e minerais ajudam no bom funcionamento do corpo.

    Afinal: Estão são algumas dicas sobre o que pode ser feito para evitar o envolvimento com as drogas, você pode colaborar compartilhando nas redes e deixando seu comentário, sua opinião é importante para nós.