Saiba os benefícios e a importância do combate as drogas

Por que é importante falar sobre as drogas? Podem comprometer as funções cerebrais gerando transtornos mentais que alteram as funções do organismo. Além de ser uma das principais causas de violência e acidentes de trânsito. Porque o consumo de drogas lícitas ou ilícitas potencializam diversos tipos de doenças como:

  • Distúrbios comportamentais
  • Depressão
  • Doenças sexualmente transmissíveis (DST ‘s)
  • Insônia
  • Desnutrição
  • Insuficiência renal e hepática

Como conscientizar os jovens a não usar drogas? Em nosso canal estamos promovendo uma série de vídeos com foco em educação sobre drogas. Além da palestra sobre drogas desenvolvemos campanhas contra às drogas em escolas e empresas. Desenvolvemos temas sobre drogas na adolescência e juventude porque eles são as principais vítimas, nossa intenção é colaborar com ações de prevenção e saúde social.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de drogas ilícitas atinge mais de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos. O tema é tão importante que tem um dia especial, o dia 20/02 é Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo é uma oportunidade de desenvolver ações de prevenção contra as drogas.

Datas assim são uma oportunidade de explicar a importância de falar sobre drogas e seus impactos na sociedade. Em especial os jovens e adolescentes, pois a idade escolar é o período em que o risco de experimentar drogas é muito grande. Além de ser um potencializador para que o jovem se torne um usuário frequente na vida adulta.

Promover ações de conscientização e prevenção ao uso de drogas nas escolas através de palestras antidrogas, debates e workshop é uma forma de chamar a atenção das pessoas para o assunto. É uma oportunidade de falar sobre os impactos que a droga causa na vida das pessoas, e apontar as problemáticas legais por causa do uso de substâncias proibidas.

Altos índices de violência

Por que é importante falar sobre as drogas? Porque os altos índices de violência possuem íntima ligação com o consumo de drogas. As drogas são um dos temas de discussões da segurança pública no Brasil e no mundo e afirmam a relação entre a violência e o tráfico de drogas.

Segundo o Programa Ação Pela Vida afirma que mais de 60% das vítimas de assassinato estavam sob o efeito de entorpecentes. Ou seja, muitas vezes o usuário de drogas não é apenas o agressor, mas também a vítima da violência. Sob o efeito de entorpecente essa agressividade pode sim tomar proporções mais graves e se transformar em violência. Entre as principais medidas de combate às drogas estão as políticas antidrogas do governo federal, previstas em lei.

Em 2006, foi aprovada a Lei n. 11.343/2006 que instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD) e prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas, em consonância com a política sobre drogas vigente.

É uma forma eficaz de proteger as pessoas contra as drogas, em especial os jovens porque muitos estão em fase de formação, período de curiosidades e descobertas.

Jovens as principais vítimas

Por que falar sobre drogas na escola? Porque os jovens e adolescentes são as principais vítimas. Dados do IBGE afirmam que um em cada cinco adolescentes do Distrito Federal já usou drogas ilícitas, com idade entre 13 e 17 anos.

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PENSE), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que em 2016, cerca de 236,8 mil jovens tiveram algum contato com drogas ilícitas.

E é aí que vemos a importância da palestra sobre drogas na escola, é preciso que haja por parte da comunidade, escolas e empresas estratégias de combate às drogas. Em nosso blog você encontra um manual de como falar de drogas nas escolas, faça esta leitura posteriormente.

Somos uma empresa especializada em palestra antidrogas, porém você mesmo pode fazer uma intervenção de prevenção, saiba o que falar para os jovens sobre drogas e como ser um agente colaborativo no combate às drogas.

Comportamento de risco

Seja em acidentes de trânsito, drogas, homicídios, os jovens são as maiores vítimas, este pode ser o resultado do seu sem contar o comportamento de risco. E é inevitável que venha a questão, qual a importância da prevenção às drogas? Sobretudo, informação é a ferramenta mais poderosa para prevenção contra os impactos das drogas na sociedade.

Falar o que as drogas causam na sociedade, apontar os números e fazer o público compreender a urgência do assunto é fundamental. Antes de mais nada, é preciso compreender as necessidades do público e apresentar causas e efeitos, porém, contudo é preciso ser relevante, informar com linguagem simples com o objetivo de:

  •         Prevenir
  •         Informar com segurança
  •         Conscientizar sobre sua saúde
  •         Educar
  •         Motivar a prática

 Qual a importância da prevenção do uso de drogas nas escolas? Muitas pessoas ainda não sabem, mas olhe as estatísticas e tire suas próprias conclusões, o comportamento de risco eleva o consumo de drogas.

Riscos no uso de drogas

Por que é importante falar sobre as drogas? Porque o uso de drogas envolve riscos à saúde mental e física, causando dados irreversíveis em alguns casos. Jovens e adolescentes em sua maioria com transtornos de saúde mental consomem muito mais álcool, cigarros e maconha, é o que revela um estudo australiano que apontou que uma em cada dez pessoas de 12 a 30 anos participantes do programa de saúde mental consumia ao menos uma das três substâncias semanalmente.

A ideia do estudo era determinar a prevalência de uso de álcool, nicotina ou cannabis em jovens que se apresentam para tratamento de saúde mental. Sem contar os riscos de acidentes, violência e doenças físicas que geram impacto negativo sobre a saúde do indivíduo.

Afinal: Qual a importância do combate às drogas? Bem, prevenção é palavra-chave, pois o consumo de drogas eleva a violência. Isso porque há um aumenta de transtornos mentais os quais afetam a vida social das pessoas. Por isso é fundamental a busca por ajuda médica e suporte de um psiquiatra ou psicólogo. Esperamos neste texto sobre prevenção ao uso de drogas, ter lhe auxiliado no reconhecimento da importância do combate às drogas em resumo.