10 dicas de como manter a calma com os alunos
São sugestões praticas que lhe ajudaram a contornar situações de crise na sala de aula, vamos a elas? Bem qual das dicas abaixo não pode ser empregada para impedir que o stress estrague suas aulas? Todas as dicas são técnicas que se somadas tendem a reduzir o estresse na escola.
Saiba como podemos ajudar a sua escola, fale agora conosco!
[forminator_form id=”53567″]
Cuide da sua saúde física e mentalmente
Amor ao que se faz é a chave do sucesso na sala de aula, mas antes da profissional o ser humano professore precisar esta fortalecido. Por isso cuide da sua saúde emocional, é preciso que haja uma mudança dos maus hábitos, faça exercício físico, alimente de maneira saudável, descanse, tenha momentos de lazer. Como não se estressar com alunos? Bem parte da solução está com o educador, pois a saúde da sala de aula começa com os professores que possuem qualidade de vida mental e física.
Entenda o contexto do aluno
E o primeiro passo é, entenda o contexto em que o aluno de mal comportamento está inserido. Em nossas palestras motivacionais para professores, abordamos esta questão, pois ela não é um por menor, o professor precisa assumir o controle da sala de aula. O método (POC) pode ajudar a entender o contexto, o método consiste em responder as seguintes questões:
- Porque este aluno age assim?
- O que posso fazer para ajudar o aluno?
- Como posso ajudar o aluno?
O mau comportamento do aluno, pode ser um indicativo de alguma alteração emocional ocorreu. Atrelado ao mau comportamento está rodeado um universo de possibilidades e fatores que levaram a criança a este tipo de reação.
No caso do ensino infantil, a maioria das crianças não possuem a capacidade emocional para entender, interpretar e saber lidar com alguns impulsos. Quanto ao ensino fundamental e médio a situação é similar (alteração emocional), mas na maioria das vezes os adolescentes tendem a replicar ações que orbitam as suas vivencias.
Como não se estressar na sala de aula? Dica: Tente compreender o contexto de vivencia do aluno e o que está acontecendo, o mau comportamento é como se fosse uma febre. A febre é um sintoma de que algo não esta bem no corpo.
Dialogar é uma opção, esta é uma forma eficaz de tentar identificar aquilo que esta sendo projetado através do mal comportamento. Leve o caso para coordenação e administração escolar, converse com os pais e reesposáveis.
Como não se estressar com alunos? Mantenha a postura
O professor deve assumir o controle da sala de aula, e tal atitude tem a ver com a postura do educador no trato com os alunos. Ao assumir a sala de aula ele deve ter uma postura profissional adequada, com foco no ensino. Deve estabelecer uma relação de respeito e mutualidade em sala de aula.
Estabeleça regras
Como não se estressar com alunos, estabeleça regras. A regras são maneiras de agir em certos espaços e ambientes de convivência mutua. É uma forma de estabelecer limites ao que devemos ou não devemos fazer para convivermos bem com nosso semelhante.
Cada casa possui, regras, cada empresa possui suas regras e na sala de aula não é diferente, explique aos seus alunos as regras da sala de aula, e se cada um fizer a sua parte, fica mais fácil conviver.
Não ignore o mau comportamento
Não ignore o mau comportamento do aluno, utilize o método (POC), mas não permita que o mau comportamento se repita, sem consequência. É preciso ensinar a criança a partir da causa para o efeito, é um forma de ensinar responsabilidade ao todo individuo.
Evite conflitos
Conflitos vão sempre existir a questão é como vamos lidar com eles, entenda quais são as coisas que podem causar estresse no professor? Como lidar com a pressão na escola? Este é um desafio para a estrutura escolar, pois as vezes sentimos que a pressão escolar afeta diretamente a saúde mental. E muitas vezes isso ocorre pela falta de inteligência emocional no trato entre os profissionais da educação e os alunos. Quanto for possível, use a ferramenta do dialogo, da escuta ativa, e fuja dos conflitos desnecessário.
Dialogue com os alunos
O dialogo é uma ferramenta fundamental em resposta a questão, como não se estressar com alunos? Isso por que o diálogo possui o poder de estimular a reflexão, além de confrontar ideias, estabelecer regras, e de ensinar os alunos a lidar com circunstâncias difíceis.
Penso em ficar só, mas minha natureza pede diálogo e afeto. Lya Luft
Uma boa conversa, contribui para a resolução de problemas dentro e fora da sala de aula, sendo um agente colaborador no desenvolvimento moral das crianças em sala de aula.
Busque apoio da administração escolar
A função da coordenação pedagógica é resolver problemas, é um profissional dinâmico, responsável de acompanhar o resultado do processo de ensino e aprendizagem da escola. Busque apoio na direção e nos administradores escolar e busque junto a estes profissionais solução na relação professor e aluno.
Converse com os pais
A família possui um papel determinante na construção e no desenvolvimento do caráter, intelecto e social dos alunos. O lar é a primeira escola, desenvolver uma relação de parceria com ambos cenários é fundamental, para evitar estresse.
Os pais devem estar cientes do mau comportamento, mas devem ser orientados a pois estes são os maiores interessados no processo de aprendizagem dos alunos.
Busque ajuda profissional
Há casos em que o mau comportamento do aluno coloca em risco a saúde da sala de aula. Se todas as dicas foram realizadas, e não surtiram o resultado esperado e hora de procurar ajuda profissional. A escola indica aos pais, deve orientar a busca de um psicólogo particular ou do município.