O que pode ser feito para evitar o envolvimento com as drogas? Bem, Pitágoras certa feita afirmou que o número sete é sagrado, perfeito e poderoso, por isso listamos sete passos no processo de prevenção do uso de drogas adolescência e juventude, ideal para família e escola. O que podemos fazer para evitar que os jovens usem drogas?

    Palestra antidrogas, ações sociais e um universo de ações, mas só o fato de fazermos esta questão, já denota a preocupação preventiva que todo responsável deve ter. Isso porque o número de jovens envolvidos com drogas cresce no Brasil e a maior dos usuários está na faixa de 16 anos de idade.

    Na faixa etária entre os 10 a 12 anos, 12,7% dos estudantes afirmam terem usado algum tipo de droga na vida. Por que o uso de drogas está tão precoce?

    Como o combate às drogas pode ir além das fronteiras e produzir resultados significativos na sociedade? Prevenção ao uso de drogas é o que vamos trabalhar neste texto, é expor através de sete passos O que pode ser feito para evitar o envolvimento com as drogas.

    Saiba como podemos ajudar sua escola ou empresa com uma palestra para jovens, Fale Conosco!

    [forminator_form id=”53567″]

    Lembrando que não são ideias infalíveis, cada pessoa age e reage de maneiras diferentes às influências da família e da sociedade. Mas compreender o porquê as pessoas usam drogas é um passo fundamental para saber como ter sucesso no processo de prevenção.

    Pesquisas recentes sobre os motivos que levam um indivíduo a consumir drogas lícitas ou ilícitas, apontou algumas características.

    •         Curiosidade
    •         Influência de amigos
    •         Vontade própria
    •         Desejo de fuga
    •         Dificuldade em enfrentar os problemas

    Estes foram listados como os principais fatores promotores do consumo de drogas, entenda os bastidores destes fatores.

    Artigos similares:

    O que pode ser feito para evitar o envolvimento com as drogas?

    Família

    A família é a primeira sociedade, é neste núcleo que experienciamos nossas primeiras impressões sobre o mundo. Pai, mãe, irmãos e parentes, são peças de profunda importância na construção do indivíduo. Em especial o pai e a mãe exercem grande influência nesta construção, tanto em ações como transmissores genéticos de tendências herdadas e adquiridas.

    As mães são responsáveis por colaborar com o desenvolvimento da inteligência emocional dos filhos, ela é a primeira pessoa a ser reconhecida e se relacionar com o indivíduo, desde a gravidez onde seus próprios sentimentos e emoções afetam o bebê até a vida adulta. Através das mães os filhos se tornam mais articulados, desenvolvem mais facilmente as habilidades cognitivas como leitura matemática, escrita.

    E em especial sobre a importância da presença do pai, olha o que diz o psiquiatra Maurício Gadbem sobre a ausência da figura paterna leva ao consumo abusivo de drogas:

    A sociedade atual, narcisista, promoveu a desvalorização da figura paterna, segundo o psiquiatra. A chamada produção independente, rotineiramente abordada nas novelas da televisão, é um exemplo dessa situação, a seu ver. Penso que temos que resgatar a figura do pai. Ela é fundamental para a formação dos filhos. Maurício Gadbem – Psiquiatra e psicanalista

    Não há está de como ser pai, mas há algumas dicas para pais e responsáveis sobre como desenvolver um relacionamento saudável com os filhos:

    •         Dialogue.
    •         Invista em uma alimentação saudável.
    •         Façam juntos atividades ao ar livre.
    •         Fala sobre suas emoções.
    •         Invista em momentos especiais.
    •         Brinque com seu filho.
    •         Visite o pediatra constantemente.

    Dica: Como conscientizar as pessoas sobre as drogas? Sempre conte com apoio familiar e de amigos.

    Quando o assunto é fé há uma série de pessoas que não gostam muito do assunto, e é claro que não vamos abordar aqui o aspecto religioso, no que diz respeito às crenças. Todas as religiões são muito bem-vindas, se somar na recuperação dos dependentes e suas famílias, somos defensores da liberdade de religião.

    Mas quando o aspecto é a forma universal de amor, empatia e respeito base da maioria das religiões, elas são eficazes ao lidar com as drogas. Muitas dessas religiões desenvolvem um papel excepcional na prevenção e tratamento do dependente químico. Em nossa busca percebemos que a maioria das clínicas de tratamento para dependentes químicos estão preparadas para ajudar, em alguns casos gratuitamente.

    E estão a fazer da fé um agente colaborador, como alavanca no tratamento de uma série de pessoas. Apesar de não haver pesquisas sobre o assunto, há uma tendência preventiva antidrogas na maioria da cultura religiosa comum e tratam como prioridade a família e isso afeta positivamente a formação de cada pessoa. Entre vários projetos 2 nos chamaram a atenção, ambos da igreja adventista:

    8 remédios naturais

    Os adventistas desenvolveram este projeto pois creem que tudo o que afeta o corpo também afeta a mente. E que a religião é justamente isso, religare, do latim, ou seja, essa ligação com a natureza, com a família e a fé. Quer conhecer mais o projeto acesse o site Vida Natural e conheça os 8 remédios naturais.

    Como parar de fumar em 5 dias

    O segundo projeto ajuda as pessoas através de uma série de palestras anti tabagismo, vídeos e slides, apontando as doenças crônicas que o tabagismo contribui para o desenvolvimento e conscientizando a população do não uso.

    O governo federal possui um projeto similar para quem quer parar de fumar, são três métodos que visam dar suporte para parar de fumar. Saiba mais detalhes sobre o site Saúde Brasil do Governo Federal.

    Saúde emocional

    Ao ser questionado sobre qual a importância do combate às drogas? Penso que além das fronteiras, é preciso cuidar das fronteiras da mente. Ter saúde mental é estar bem consigo mesmo e com os outros. Pois a saúde mental é responsável pelo nosso bem-estar físico, psicológico e social, painel de controle de nossas decisões.

    No quesito preventivo a mente não tem a haver apenas como pensamos, mas como sentimos e agimos frente a essas emoções. Muitas das pessoas, em especial as que estão em situação de risco, não sabem lidar com o estresse das perdas e frustrações pessoais e acabam encontrando nas drogas um refúgio. Por isso é essencial compreender os aspectos primordiais da saúde mental e explorar os benefícios que ela traz tanto na prevenção quanto no tratamento.

    Falar sobre as drogas

    É preciso falar sobre as drogas elas são um elemento presente no nosso dia a dia precisam ser combatidas. E a melhor forma de fazê-lo é falando sobre o assunto envolvendo a comunidade civil e o estado em ações sociais para atender às comunidades mais necessitadas como por exemplo a população indígena é essencial o investimento em palestras antidrogas para indígenas.

    Investir em palestra sobre drogas para jovens e adolescentes nas escolas, são ferramentas fundamentais para promover matérias antidrogas. Famílias, escolas, empresas e comunidade em geral, precisam quebrar o tabu e explicar aos jovens, as consequências do uso e todas as problemáticas. Este é com certeza um dos temas para debates escolares, fale sobre o assunto.

    Dica: Busque ajuda especializada é fundamental, um psicólogo ou psiquiatra trazem informações relevantes para prevenção e tratamento. Reconhecer o vício e buscar auxilio médico fortalece o processo de prevenção.

    Influência do Ambiente

    O ambiente influencia no comportamento humano e molda suas experiências e escolhas, evite frequentar locais onde há consumo de drogas. Somos cônscios de que existem casos em que as pessoas não podem mudar, mas bairros com altos índices de violência são facilitadores para o start no uso de drogas. É claro que não é um fator determinante, mas o local influencia nosso comportamento e pode atrapalhar tanto na prevenção quanto no tratamento.

    Fazendo em alguns casos a internação a única saída na tentativa de tratar o dependente químico. A internação compulsória é dura, mas em alguns casos necessária e é prevista em lei e precisa de amparo judicial. Para tal procure um médico psiquiatra para que este profissional faça o pedido junto ao Ministério Público.

    III – internação compulsória: aquela determinada pela Justiça.

    Art. 9o A internação compulsória é determinada, de acordo com a legislação vigente, pelo juiz competente, que levará em conta as condições de segurança do estabelecimento, quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionários.

    Boas influências

    Cite um cuidado que devemos ter com o uso de uma droga lícita, “amigos”. A maioria dos casos de consumo de drogas se dá na roda de companheiros.

    Pesquisas motivadas pela curiosidade, influência de amigos é uma regra na maioria das vezes, mas não esquecemos da responsabilidade e desejo de fuga dos problemas que alguns fazem.

    •         “Diga me com quem andas e direis quem tu es”.
    •         “As más influências corrompem os bons costumes”.

    Pais devem estar atentos ao ciclo de amizade dos filhos e deixar claro que a influência maior sempre é a que gerará boas escolhas, diga não às drogas.

    Prática de esporte

    Os benefícios do esporte para a saúde mental e física são muitos e entre as políticas antidrogas o esporte é instrumento de prevenção funcional. Evitar tempo ocioso, melhora a capacidade física além de evitar o surgimento de doenças cardíacas, mantém os jovens e adolescentes longe das drogas.

    Conclusão, estas são sete dicas sobre prevenção ao uso de álcool e drogas, ações que cada um de nós pode e deve fazer.